A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa na próxima sexta (26) em todo o país. Capitão Azevedo (PTB) e Davidson Magalhães (PCdoB) serão os candidatos a prefeito de Itabuna com os maiores tempos no palanque eletrônico.
Segundo o definido em reunião de representantes dos partidos com a juíza responsável pela propaganda eleitoral, Rosineide Almeida de Andrade, titular da 27ª Zona Eleitoral, Azevedo terá direito a 2 minutos e 26 segundos de tempo no horário eleitoral, enquanto Davidson contará com 1 minuto e 46 segundos. É, praticamente, o mesmo espaço do ex-prefeito Fernando Gomes (DEM), com 1 minuto e 45 segundos.
O bloco intermediário traz Augusto Castro (PSDB) e Geraldo Smões (PT), rigorosamente, com o mesmo espaço no palanque eletrônico: 1 minuto e 28 segundos.
Os candidatos com menor tempo de exposição no horário eleitoral gratuito serão Zé Roberto (PSTU), com 6 segundos, e Mister Cuca (PSOL), com 9 segundos, seguido de Coronel Santana (PTN), com 19 segundos, e Antônio Mangabeira (PDT), com 26 segundos.
Além de mais curta, a propaganda eleitoral eletrônica terá apenas dois blocos de 10 minutos cada, agora de domingo a domingo, até o dia 29. No rádio, às 7h e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30min.
Até 2012, eram dois blocos de 30 minutos cada um. No rádio e na TV, os comerciais ganharão mais peso a partir destas eleições.
PROPAGANDA NO INTERVALO
Se o horário eleitoral ficou mais curto, o eleitor deve se preparar para a overdose de informações nos intervalos das programações das emissoras de rádio e de televisão. A depender da coligação montada, cada candidato poderá ter até 21 inserções (comerciais) durante o dia, a exemplo de Capitão Azevedo (PTB). Davidson Magalhães terá média de 15 inserções por dia.

A divisão de comerciais por dia é completada com 15 ou 14 por dia para Fernando, 12 ou 13 para Geraldo Simões. E igual quantidade para Augusto. Mangabeira terá 4 comerciais distribuídos ao longo do dia, enquanto Santana fará uso de 2 ou 3 inserções a cada dia. Mister Cuca (PSOL) terá média de 2 comerciais ao dia e Zé Roberto (PSTU), um.
As inserções são consideradas o “filé” da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, pois pegam o eleitor de surpresa, enquanto ele acompanha o intervalo da emissora na qual está ligado.
“As inserções rotativas pegam aquele eleitor que não se envolve com a campanha desde o início ou não se interessa em assistir ao horário eleitoral”, diz o publicitário Sílvio Roberto, marqueteiro da campanha do candidato a prefeito Augusto Castro. Nesta campanha, serão 70 minutos diários de comerciais ao longo da programação. Silvio observa que 40% deste tempo será para a campanha proporcional (vereadores).
Candidato   |   Tempo de TV   |   Inserções (comerciais)
Antônio Mangabeira (PDT) –  26s | 4 inserções diárias
Augusto Castro (PSDB) – 1min28s | 12 ou 13 por dia
Capitão Azevedo (PTB) – 2min26s | 21 diárias
Davidson Magalhães (PCdoB) – 1min46s | 15 diárias
Coronel Santana  (PTN) – 19s | 2 ou 3 por dia
Fernando Gomes (DEM) – 1min45s | 14 ou 15 por dia
Geraldo Simões (PT) – 1min28s | 12 ou 13 por dia
Mister Cuca (PSOL) – 9s | 2 diárias
Zé Roberto (PSTU) – 6s | 1 diária