quinta-feira, 30 de abril de 2015

CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS DA URBIS IV CONSOLIDA-SE COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO SOCIAL

"A parte mais feliz do meu dia é quando venho ao CEU para a prática do esporte que mais gosto, a capoeira". A alegria de Igor Brito, 14 anos, aluno de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no bairro Urbis IV, resume bem a satisfação dos usuários do equipamento construído pela Prefeitura e onde se desenvolvem atividades esportivas, recreativas, culturais e de assistência social, beneficiando moradores do bairro e da região circunvizinha. Todos os dias o CEU fica cheio de crianças, adolescentes e jovens, mas o lugar oferece políticas públicas de inclusão social para toda família. São moradores dos bairros da região oeste da cidade, que aproveitam o equipamento desde a sua abertura ao público, em dezembro do ano passado. "Esse espaço de esporte e cultura beneficia principalmente as crianças e jovens. É mais instrumento a se somar nas ações da administração municipal pela qualidade de vida e melhoria das perspectivas dos jovens da nossa cidade", conta Willian Fernando Britto, também aluno das aulas de capoeira.
Crianças e adolescentes participam de roda de capoeira no CEU - Foto Wilson Oliveira 2
Crianças e adolescentes participam de roda de capoeira no CEU
Para o educador social da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, mestre de capoeira Itamar Souza Mota, o CEU trabalha com todas as potencialidades do espaço com a intenção de reduzir a vulnerabilidade juvenil. "É uma conquista ver mais de 70 crianças participando das aulas de segunda à sexta-feira na quadra poliesportiva do CEU. Outras atividades esportivas e de lazer garantem qualidade de vida e bem-estar", afirmou Itamar.
Igor Brito 14 anos aluno das aulas de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados  CEU no bairro Urbis IV - Foto Wilson Oliveira
Igor Brito 14 anos aluno das aulas de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados  CEU no bairro Urbis IV
Coordenadora de esportes do CEU, Dinamar Guimarães da Silva explica que o equipamento multifuncional foi bastante ocupado pelas comunidades do entorno da Urbis IV, nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias escolares. "De domingo a domingo a quadra poliesportiva e a área externa do CEU ficaram a disposição de crianças e adolescentes para a prática esportiva. Além disso, o espaço garante interação e lazer com as famílias através dos encontros e das rodas de conversa com os técnicos", disse a coordenadora.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Além das atividades esportivas, o Centro de Artes e Esportes Unificados tem uma biblioteca com obras de autores regionais, a exemplo dos escritores Jorge Amado e Adonias Filho, e também são disponibiliza oficinas de informática, violão e teatro nos turnos matutino e vespertino. Ao todo, 168 jovens estão matriculados e participam de eventos e atividades diárias.
A unidade tem ainda sala de cineteatro e telecentro com computadores ligados à internet e uma biblioteca. Na área de apoio social às famílias, o CEU tem funcionando um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, que atende famílias de 11 bairros. O coordenador do CRAS, Ascendino Santos, explica que a unidade oferece acolhimento, interação social, eventos educativos, palestras e comemorações de datas especiais. "Nosso atendimento alcança famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social, ampliando a oferta de serviços sociais nesta área da cidade", disse.
O Centro de Artes e Esportes Unificados começou a funcionar no dia 17 de dezembro, depois de ter sido entregue à comunidade pelo prefeito Claudevane Leite beneficiando principalmente os moradores da Urbis IV, Nova Itabuna, Sinval Palmeira, Lomanto, Maria Matos, Morumbi, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Ferradas II, Nova Esperança, Odilon e Santa Catarina e Manoel. Na unidade atuam assistentes sociais, psicóloga, servidores da FICC e coordenadores das secretarias de Esporte e Recreação e da Assistência Social, além de educadores físicos voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário