quinta-feira, 30 de abril de 2015

ITABUNA: PREFEITURA AVALIA RESULTADOS PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Durante todo o dia de hoje, os alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em Itabuna, estarão reunidos em um encontro contando com apresentações culturais e vídeos motivacionais, oficinas de artes, de cabelereiro, e de culinária, além de um almoço no clube da USEMI, no São Caetano. É que está sendo realizada a programação de finalização dos ciclos de 2013 e 2014 pela Secretaria Municipal de Educação que tem como temática a "Valorização, Conquistas e Desafios" e a avaliação de resultados.



Donas Anaildes Cardoso dos Santos Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva alunas do Brasil Alfabetizado -  Foto Wilson Oliveira

Donas Anaildes Cardoso dos Santos Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva alunas do Brasil Alfabetizado





O evento tem como finalidade trazer aos alfabetizadores e alfabetizados maior interação e momentos de reflexão sobre as ações do Programa Brasil Alfabetizado no contexto municipal, a partir da socialização de experiências na leitura, na escrita e no direito de aprender de cada alfabetizado. As experiências têm sido bastante enriquecedoras para as donas de casa, colegas de turma e também vizinhas Anaildes Cardoso dos Santos, Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva moradoras de Ferradas.



Em Itabuna o PBA atende cerca de 500 alunos de várias faixas etárias que contam com o apoio de 37 professores em dez bairros mais dez espaços comunitários. Para a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Maria Cristina Batista de Menezes, os resultados são bastante satisfatórios. "Este é o nosso segundo encontro, quando podemos partilhar experiências. Cada olhar de alegria, cada depoimento de superação nos impulsiona a seguir em frente com o PBA, sempre inovando e incentivando pessoas que não tiveram oportunidade de estudar a retornar as salas de aula", explicou.



"Já aprendi assinar meu nome! Imagine eu, com 53 anos de idade, também aprendi a ler, depois de os filhos criados. Voltei estudar, tenho orgulho de mim mesma e das minhas amigas, pois decidimos enfrentar o medo da sala de aula e hoje estamos aqui, com dor no coração, pela conclusão das aulas", desabafou dona Anaildes Cardoso, que pretende continuar os estudos. "Isso me traz uma sensação de renovação de vida, sem falar no carinho das professoras e das novidades das oficinas de arte, onde podemos aprender uma arte até para complementar a renda da família", contou emocionada.


Já para a dona de casa Avani Almeida Silva, o Programa Brasil Alfabetizado trouxe novas perspectivas para sua vida, pois passou a servir de exemplo para os netos e seus amigos. "É muito bom ser apontada como exemplo por ter voltado à sala de aula. Hoje servimos até de incentivo para nossos vizinhos e familiares. Na rua onde moro tem mais três amigas querendo fazer as aulas. Tudo isso porque viram o nosso crescimento e nossa empolgação com as aulas", disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário