quinta-feira, 30 de abril de 2015

FÓRUM DE MOBILIDADE URBANA: SETTRAN APRESENTA PROJETOS DE MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Quem compareceu ontem à noite ao primeiro dia do Fórum de Mobilidade Urbana ficou sabendo das intervenções que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) realizará para resolver os principais gargalos do trânsito de Itabuna e melhorar a mobilidade da população. O evento levou ao auditório da FTC cerca de 200 pessoas, representantes de diversos segmentos sociais e aos movimentos que lutam por ações e projetos que melhorem a mobilidade urbana.
Cerca de 200 pessoas participaram do fórum na primeira noite do evento - Foto Eric Souza
Entre as propostas apresentadas pelo secretário Roberto José da Silva estão as mudanças que serão feitas na Avenida Princesa Isabel, resolvendo os problemas de trânsito naquela via, principalmente no entorno da rotatória, que, pelo projeto da Settran, deixará de existir. As modificações mudarão o sentido do trânsito para veículos que saiam da ponte em direção à Aziz Maron (shopping), que usarão uma rua do Banco Raso, fazendo o retorno logo depois do restaurante Cordonas. O tráfego também será modificado para quem desce a Princesa Isabel para pegar a ponte. Pelo projeto os veículos farão retorno na Aziz Maron, à altura da Rua Piauí.
Roberto José explica como serão feitas as intervenções na Rotatória Tancredo Neves - Foto Eric Souza
Outros projetos apresentados foram o Trânsito Verde, este já em andamento, e que valoriza a arborização de Itabuna a partir dos canteiros centrais das principais avenidas e a regulamentação das motos de até 50 cilindradas, as cinquentinhas. Roberto José informou que o estudo sobre a necessidade de cadastro registro e licenciamento das cinquentinhas está em andamento e o objetivo é, como todas as ações da Settran, tornar o uso desses veículos mais seguro, para os condutores e para a população em geral.
Sobre o transporte coletivo, o titular da Settran deu detalhes sobre a licitação do transporte coletivo, cujo projeto de lei autorizativo já está sendo analisado pela Câmara de Vereadores. Segundo Roberto, a licitação entrará para a história já que nunca houve concorrência para escola das empresas que exploram o serviço em Itabuna. "Muita gente duvidou que faríamos a licitação, até apostas fizeram contra o projeto, mas a concorrência vai acontecer. O edital está sendo finalizado e será colocado para consulta pública e até julho, no máximo, a licitação estará aberta, por um transporte com mais qualidade em nossa cidade", afirmou o secretário.
A maioria das pessoas presentes ao fórum elogiou as medidas anunciadas pela Settran. Os pontos mais destacados foram a mudança na rótula da ponte do São Caetano e a licitação do transporte coletivo, mas também mereceram comentários e sugestões a ampliação das ciclovias, a educação no trânsito e o uso de tinta de maior durabilidade na pintura de faixas de pedestres e demarcações de vias.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (subsecção Itabuna), Andirlei Nascimento, disse que a expectativa em torno dos resultados do fórum é muito boa. Segundo ele, "Itabuna é uma cidade que, como muitas outras, não está preparada para receber, nos dias atuais, a quantidade de veículos que trafega nas vias todos os dias. Itabuna tem pessoas indo e vindo, e as dificuldades para os pedestres são inúmeras. A OAB, como defensora dos interesses sociais, tem um especial interesse de que, por exemplo, seja incentivado o uso de veículos não poluentes nas ruas", sugeriu.
Luiz Henrique Brandão, presidente da Associação de Moradores do Pontalzinho, morador do bairro há 52 anos, disse que fez questão de comparecer ao fórum até para reivindicar algumas demandas específicas do bairro onde mora. Para ele, "essa é o momento para se discutir e deliberar sobre questões importantes. Temos um secretário aberto ao diálogo e isso somente já é muito importante para que consigamos resolver os problemas de nossa cidade".
Para Célia Maria Evangelista, moradora do bairro Pedro Jerônimo, sente-se na cidade uma preocupação especial em se melhorar o trânsito e que é preciso garantir a mobilidade para quem realmente interessa, no caso, os pedestres. Célia sugeriu uma ação educativa mais incisivam principalmente entre os motoristas que, muitas vezes, não respeitam o espaço dos pedestres.
Para Jorge Teles, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, os objetivos do fórum estão sendo atingidos. "A instância de debates e reflexões está instaurada e sabemos que, daqui, serão produzidas grandes iniciativas para melhorarmos Itabuna. Queremos, agora, que a população da cidade compareça e participe aos trabalhos da segunda noite do mesmo modo como aconteceu na primeira. O nosso intuito é o de efetivamente conversarmos com a população", disse.
O 2º Fórum de Mobilidade Urbana prossegue hoje, a partir das 18 horas. O evento é aberto ao público, que pode sugerir as mudanças que acha importantes para melhorar o trânsito e a mobilidade em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário