sábado, 30 de agosto de 2014

Wagner diz que Aécio ‘dificilmente se recupera’ e admite 2º turno entre Dilma e Marina

Wagner diz que Aécio ‘dificilmente se recupera’ e admite 2º turno entre Dilma e Marina

O governador Jaques Wagner avaliou que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, foi completamente deslocado da disputa após a ascensão de Marina Silva (PSB/ Rede) nas pesquisas de intenção de voto – no Datafolha divulgado nesta sexta-feira (29), Marina aparece empatada com Dilma Rousseff (PT) com 34%. “Eu acho que ela deslocou completamente Aécio Neves da disputa. Será muito difícil ele retornar, porque não se trata dele ter 15%, se trata de que ele está em processo descendente em relação à opinião pública. Dificilmente, ele se recupera. Acho que está consolidado que nós vamos ter o segundo turno entre duas mulheres, o que eu acho fantástico, acho fascinante para a democracia brasileira”, afirmou Wagner, durante visita à Vitória da Conquista neste sábado (20). Sobre a própria sucessão, o governador reafirmou que aposta numa virada do candidato do PT, Rui Costa, contra Paulo Souto (DEM), que lidera as pesquisas. ““É uma questão de conhecimento que será resolvida com mais programa de televisão e rádio. Eu não tenho nenhuma dúvida, tenho muita segurança e modéstia à parte, disso eu entendo”, disse ao Blog do Anderson.

Droga contra ebola é 100% eficaz em testes com animais

Os únicos resultados de testes clínicos feitos até agora com a droga experimental ZMapp, cuja finalidade é combater a infecção pelo vírus ebola, mostram que ela teve 100% de eficácia em macacos, mesmo em casos avançados de infecção.

AP-Médicos em treinamento contra o ebola; medicamento ZMapp é o principal coquetel disponível para tratá-lo

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, cujos detalhes foram divulgados na revista Nature, disseram que se trata de "um importante passo adiante". Eles agora querem iniciar testes clínicos em pessoas para entender melhor os efeitos da droga.

O ZMapp ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Até agora, não havia dados sobre sua eficácia.

Médicos vêm recorrendo a ele - mesmo sem que ele tenha recebido aprovação para uso em pessoas - pelo fato de o ebola não ter cura. A doença matou mais de 1,5 mil pessoas na atual epidemia, iniciada na Guiné, no oeste da África.

No entanto, mesmo que a eficácia do remédio em humanos seja comprovada, os limitados suprimentos da droga não serão capazes de ajudar as 20 mil pessoas que, segundo estimativas, ainda devem ser infectadas na atual epidemia no oeste da África.

Além disso, sabe-se que duas em cada sete pessoas que já receberam o medicamento acabaram morrendo em decorrência do vírus.

Anticorpos
Pesquisadores têm investigado diferentes combinações de anticorpos como terapia contra a doença.

Combinações prévias obtiveram algum sucesso em estudos com animais. E o ZMapp é o coquetel mais recente, contendo três anticorpos.

Os testes desse coquetel, feitos em 18 macacos infectados com o ebola, mostraram que 100% deles sobreviveram - inclusive animais que receberam a droga até cinco dias após a infecção, ou seja, já em estado avançado da doença e três dias antes de ela se tornar fatal nos animais.

Os cientistas dizem que trata-se de um feito significativo, já que medicamentos prévios só serviam se fossem ingeridos antes mesmo que os sintomas surgissem.

Um dos pesquisadores, Gary Kobinger, da Agência de Saúde Pública do Canadá, disse que esse é um grande avanço em relação a combinações prévias de anticorpos.

"O nível de avanço superou minhas próprias expectativas e me surpreendi com o fato de (o coquetel) resgatar animais até o quinto dia (de infecção); é uma notícia fantástica", diz ele.

No entanto, cientistas costumam ser cautelosos quanto a interpretar implicações para humanos de testes animais.

Um médico liberiano e um padre espanhol morreram de ebola, mesmo sendo tratados com o ZMapp. Em contrapartida, dois médicos americanos que se conseguiram se recuperar também receberam o ZMapp.

O curso da infecção é mais lento em humanos do que nos macacos. Por isso, estima-se que o ZMapp só seja eficaz em humanos se ingerido até o nono ou 11º dia da infecção.

Mas, segundo Kobinger, "sabemos que há um ponto sem volta, em que os órgãos principais do corpo sofrem muitos danos, então há um limite (ao medicamento)".

Testes em humanos
O virólogo britânico Jonathan Ball, da Universidade de Nottingham, comentou o resultado da pesquisa dizendo que, antes dela, "o ZMapp era um mistério total".

"Trata-se de uma melhora incrível quanto aos coquetéis prévios - 100% de sucesso e, sobretudo, após os primeiros sintomas da infecção", agrega ele.

O professor Peter Piot, diretor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, afirmou nunca ter imaginado, "40 anos após eu ter me deparado com minha primeira epidemia de ebola, que a doença continuaria a provocar mortes em uma escala tão devastadora".

Testemunhas de Jeová retiram filho com tumor cerebral de hospital inglês e fogem para França


A polícia do Reino Unido está mobilizada para tentar encontrar um menino de 5 anos de idade com um tumor no cérebro, que foi retirado nesta quinta-feira (28) de um hospital pelos seus próprios pais. Seguidores da doutrina das Testemunhas de Jeová, os responsáveis por Ashya King levaram a criança da unidade do Southampton General Hospital sem autorização dos médicos.
Segundo informações, a família, em seguida, cruzou o Canal da Mancha em uma balsa. Nela, estavam Ashya, seus pais e seus seis irmãos. Acredita-se que seus responsáveis, Brett King, de 51 anos, e Naghemeh, de 45, estavam indo para Cherbourg, na França.
Médicos alertaram que se o menino não receber o tratamento adequado dentro de horas, sua vida estará em risco. A criança passou por uma cirurgia há uma semana. Ele está em uma cadeira de rodas e é incapaz de falar, sendo alimentado somente através de um tubo operado por uma bateria, que deve se esgotar nesta sexta-feira.



A polícia se recusou a fazer qualquer comentário sobre as crenças ou motivações para a tomada do menino. De acordo com as autoridades, a família viajando em Hyundai I800 Estilo CRDI, de cor cinza.
Fiéis que seguem a Testemunha de Jeová não se submetem a transfusões de sangue e outros tratamentos médicos mais incisivos, acreditando que esta indicação estaria em trechos da Bíblia.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SETTRAN DETERMINA QUE PARTE DOS ÔNIBUS URBANO CIRCULEM PELA PONTE MARABÁ

Mudança temporária no itinerário do transporte coletivo em Itabuna Foto Pedro Augusto  1

Os ônibus da São Miguel e Expresso Rio Cachoeira, que operam 14 linhas urbanas do sistema de transporte coletivo, estão autorizados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna a utilizar a Ponte Miguel Calmon (Marabá), entre os dias 31 deste mês e 13 de setembro, enquanto durar a interdição temporária da Ponte Lacerda, sentido São Caetano- Jardim do Ó. Nesse período, a Bahiagás estará afixando tubulações debaixo da ponte para ligar o gasoduto entre os dois lados do Rio Cachoeira.
Neste e nos demais domingos, a interdição será das 5 horas às 19 horas, exceção do dia 7 de Setembro, quando o tráfego estará suspenso no sentido São Caetano-Centro, das 21 horas até às 6 horas. De segunda (1ª) a sábado (13), a interdição se dará das 21 horas até às 6 horas. Os ônibus farão o itinerário pela Ponte Marabá seguindo itinerário pela Beira-rio.
As linhas da Expresso Rio Cachoeira que serão atingidas pela determinação são: BB-13, BB-01, BB-32, BB-75, BB-24, BB-68, BB-26, BB-05, BB-35, BB-27, BB-70 E BC-07. Já as linhas da São Miguel que mudarão o itinerário são as seguintes: BB-56, BB-11, RB-78, BC-03, BB-38, C-02, BB-22, BB-109 e BB-34.
Mudança temporária no itinerário do transporte coletivo em Itabuna Foto Pedro Augusto  2Mudança temporária no itinerário do transporte coletivo em Itabuna
A São Miguel e a Expresso Rio Cachoeira colocarão um ônibus gratuito, aos domingos, fazendo o seguinte percurso: Ponto de ônibus da quadra da Avenida Fernando Cordier até o ponto do Açaí Point, na Alameda da Juventude, fazendo o percurso ida e volta.
As linhas C-01, BB-21, BB-23 e RB-77 também farão retorno no Açaí Point, seguindo até o Jardim do Ó, sem paradas, concluindo sua rota. Os ônibus das linhas BB-19 e BC-20 deixarão de atender ao Shopping Jequitibá apenas nesse período.

Dilma e Marina estão empatadas com 34%; Aécio tem 15%.


Eleições 2014 - Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra a candidata Dilma Rousseff(PT) e a candidata Marina Silva (PSB) empatadas no primeiro turno das eleições presidenciais. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, Aécio Neves(PSDB) aparece com 15% das intenções.  A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18,Dilma tinha 36% das intenções de voto,Marina, 21%; e Aécio, 20%.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 2% das intenções na sondagem divulgada hoje. Os demais candidatos: Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e são também 7% os indecisos.



De acordo com a pesquisa, na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB alcançaria 50%, contra 40% da atual presidenta. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma 43%. Já em um confronto entre Dilma e Aécio, o tucano perderia por 48% a 40%. O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar a lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% das intenções de voto, Marinachega a 22% e Aécio tem 10%. O número de eleitores indecisos chega a 32% e os que votariam branco ou nulo são 3%.

Dilma tem 35% de rejeição, Pastor Everaldo, 23%; Aécio, 22%; Zé Maria, 18%;Eymael, 17%; Levy Fidelix, 17%; Rui Costa Pimenta, 16%; Luciana Genro, 15%;Marina Silva, 15%; Eduardo Jorge, 14%; e Mauro Iasi, 14%.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 35% dos entrevistados. Os que responderam regular somam 39%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 26%. E 1% não souberam responder.

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram feitas 2.874 entrevistas, ontem (28) e hoje, em 178 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00438/2014.

Fonte: Agência Brasil.

Bairros São Caetano, em Itabuna, e Princesa Isabel, em Ilhéus recebem Agência Móvel da Coelba na próxima semana

logomarca Coelba

Na próxima semana, a Agência Móvel da Coelba visitará os bairros São Caetano, em Itabuna, e Princesa Isabel, em Ilhéus. De 1º a 04/09, a unidade e atendimento ficará instalada na Praça do São Caetano, em Itabuna.

Na sexta-feira, dia 05, a Agência Móvel segue para Ilhéus, onde atenderá na Escola Municipal Dom Eduardo, no bairro Princesa Isabel. Nos dos locais, o horário de funcionamento é das 8h às 16h30.

Na Agência Móvel, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis integram o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

ITABUNA: RECAPEAMENTO DE AVENIDAS É CONCLUÍDO E USUÁRIOS ELOGIAM TRABALHO

Sinalização Horizontal avenida Princeisa Isabel foto 03 Pedro Augusto

Com a pintura das faixas demarcatórias das pistas das avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre foi dada como concluída pela empresa Mazza, contratada pelo Governo do Estado, a obra de recapeamento completo de seis avenidas centrais de Itabuna. O trabalho foi iniciado em maio, em atendimento a projeto apresentado pelo prefeito Claudevane Leite ao governador Jaques Wagner no início do ano. O investimento foi de R$ 2.935.909,45. Ao todo foram recuperados 132.301 m² de pavimentação nas seis avenidas.
Hoje, o taxista Jorge Dunda, que trabalha ponto ao lado do shopping, disse que ficou satisfeito com o trabalho feito. "Agora estamos dirigindo em uma avenida de metrópole. Faz gosto dirigir e conversar com os passageiros sobre essa obra que a Prefeitura de Itabuna fez conjuntamente com o Estado", afirmou Jorge. Outro taxista, José Carlos Júnior, disse que é profissional há 15 anos e jamais presenciou um trabalho de recapeamento tão intenso e que alcançasse um número grande de vias. "Está tudo bonito demais. O serviço foi de excelente qualidade. A espessura e a qualidade do asfalto são de primeira linha, sem falar da pintura que melhorou a estética das avenidas", garantiu.
Sinalização Horizontal da Avenida Mário Padre foto 02 Pedro Augusto
O motociclista Sandoval Carlos fala que por muito tempo a revitalização das vias de Itabuna era feita de forma superficial. "Desta vez, a administração municipal conseguiu um trabalho diferente, feito como deve ser. Essas vias concentram o tráfego intenso de veículos e pedestres. Todos saímos ganhando. Agora posso pilotar sem desviar de buracos", destacou sorridente o motociclista. Já o motaxista Messias Souza disse que já teve prejuízos após cair em um buraco. "Hoje, sei que não terei mais insegurança na minha profissão. A recuperação dessas avenidas entrou para a história de nossa cidade. O prefeito está de parabéns".
Para o motorista Carlos Raimundo Bonfim e a pedestre Lorena de Souza, a obra eleva a autoestima dos itabunenses e acima de tudo demonstra um sentimento de valorização do espaço público. "Nossa cidade está sendo apreciada por quem mora e por quem a visita", disse Carlos Raimundo Bonfim. Já para Lorena de Souza, "agora sim estamos nos orgulhando de andar pelas principais vias".
Sinalização Horizontal da Avenida Princesa Isabel foto 01 Pedro Augusto

MELHORIAS NA ESTRUTURA AVANÇAM EM MAIS CINCO ESCOLAS MUNICIPAIS

Colégio IMEAM entrará em reforma no segundo semestre - Foto Wilson Oliveira  3

Como parte dos objetivos para a elevação da qualidade da Escola Grapiúna, a administração municipal realiza reformas e melhorias em todas as escolas municipais, dentro do Programa de Melhoria da Infraestrutura Educacional. Nesta etapa do segundo semestre o programa beneficia com reforma total a Escola Municipal Luiz Viana Filho, no bairro Santo Antônio; a Escola João Mangabinha Filho (antiga José Oduque Teixeira), no bairro Mangabinha; e o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM). Com a previsão de consumir, aproximadamente R$ 1 milhão de recursos próprios, as obras tiveram início na Escola Luiz Viana.
Muitas escolas, mais do que reformadas, passam por ampliações, a exemplo da Escola Sementeira, no bairro de Fátima, que está recebendo quatro novas salas e uma área coberta para atividades recreativas. Já na Escola Municipal Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, estão em construção quatro novas salas de aula, refeitório e conjunto de sanitários masculino e feminino.
MAIS SALAS DE AULA
Na Escola Luiz Viana Filho, a Prefeitura construirá mais cinco salas de aula, ampliando a capacidade de atendimento para estudantes de famílias residentes nos bairros Santo Antônio, São Lourenço, Jardim Italamar, Jardim Grapiúna, Jardim Alamar e adjacentes. As intervenções nas três unidades escolares incluem revisão nas redes elétricas e hidráulicas, retelhamento, reparos no piso, pintura interna e externa, e implantação de áreas de convivência com moderno projeto paisagístico.
De acordo com o Setor de Manutenção e Conservação do Patrimônio Público da Secretaria da Educação (SEC), no primeiro semestre de 2014 foi investido mais de R$ 1 milhão na melhoria dos espaços físicos da Rede Municipal de Ensino. Em julho, foram entregues totalmente reformadas as escolas Brasília Baraúna, no bairro São Roque, e a Escola Pedro Jerônimo, no bairro do mesmo nome.
Também foram beneficiadas outras oito escolas: Flávio Simões, no bairro da Califórnia; Maria Raimunda Oliveira, no Santo Antônio; Juca Leão, no bairro Emanuel Leão; Henrique Dias, no bairro Conceição; Ana Francisca Messias, no bairro de Ferradas; Genival Correia de Almeida, no Parque Boa Vista; Assentamento Manoel Chinês e Escola Filemon Brandão, na Fazenda Nova Esperança, além da Creche Maria Goretti, no bairro da Mangabinha.

BAHIA LANÇA MASCOTE CONTRA RACISMO

Lindona do Bahêa é mascote contra racismo (Reprodução).

O Bahia lançou a Lindona do Bahêa, hoje, em resposta a mais um caso de racismo no futebol brasileiro. Ontem (28), o goleiro Aranha, do Santos, foi chamado de “macaco” por torcedores do Grêmio em jogo válido pela Copa do Brasil, em Porto Alegre.
O time de Aranha venceu o jogo por 2 a 0, na Arena do Grêmio, mas parece que está cada vez mais difícil vencer o racismo nos campos brasileiros. Confira a mulher-maravilha Lindona do Bahêa, que fará par com o super-homem tricolor.

Ibope: Marina pula de 8% para 23% em um mês na Bahia


Pesquisa Ibope sobre as intenções de voto à Presidência realizada na Bahia entre os últimos dias 23 e 25, com 1.008 entrevistados, mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 47% da preferência do eleitorado, um ponto a menos do que tinha em julho, quando tinha 48%. O presidenciável tucano Aécio Neves caiu de 15% para 10%, enquanto Marina Silva (PSB) foi de 8% em julho (dias 19 a 21), quando ainda não era candidata, para 23% agora em agosto. O número de brancos e nulos caiu no mesmo período de 13% para 10%. Não sabem em quem votar são agora 8%, contra 11% de julho. “Outros” caíram de 6% para 2%. Segundo o Ibope, a marge de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR 00433/2014.

MINISTROS DO STF QUEREM 22% DE AUMENTO

Ministros do STF querem 22% de aumento salarial.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram nesta quinta-feira o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional aumentando o salário deles mesmos. O salário de ministro do Supremo corresponde ao teto do funcionalismo público e está fixado em R$ 29.462 desde dezembro deste ano.
Segundo a proposta, o novo valor é de R$ 35.919. Se os parlamentares concordarem, o novo salário será pago a partir de janeiro de 2015. O aumento é de 22%. Em justificativa apresentada pelo presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, o valor corresponde às perdas inflacionárias no período de 2009 a 2013.
A proposta foi aprovada em sessão administrativa, iniciada na sequência da sessão de julgamentos do STF. Quando terminou a primeira parte da sessão, a TV Justiça deixou de transmitir a segunda parte. Nos bastidores, os ministros já haviam concordado com o aumento. Lewandowski, eleito presidente da Corte há duas semanas, leu a proposta rapidamente e houve o consenso dos demais integrantes do tribunal, sem qualquer discussão sobre o assunto.

Debate vira palco para candidatos trocarem ataques


O primeiro debate televisivo entre os postulantes ao governo da Bahia na noite de quinta-feira, 28, na TV Band Bahia, refletiu o tom de agressividade da campanha. A candidata Lídice da Mata (PSB) partiu para "cima" de Rui Costa (PT) acusando-o entre outras coisas de ser o "inimigo número 1" dos servidores do Estado. Paulo Souto (DEM) foi criticado por Rui Costa (PT), Rogério Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) e respondeu no mesmo tom. No primeiro bloco os candidatos responderam a uma pergunta da produção do debate: que medidas efetivas pretendem adotar para combater a violência no Estado. Mendes disse que o PSOl tem três viés para enfrentar a questão, políticas públicas para as populações carentes, a descentralização do poder que seria levado para o interior com objetivo de diminuir a densidade populacional da capital e desmilitarização da PM.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

População de Itabuna cresce, a de Ilhéus dominui


O IBGE divulgou hoje a estimativa populacional para os 5.570 municípios brasileiros em 2014. Itabuna permanece na quinta posição entre os mais populosos do estado, com 218.925 habitantes. Pelas estimativas, Ilhéus caiu do sétimo para oitavo lugar, com 182.350 habitantes. O município perdeu posição para Lauro de Freitas, que aparece com 188.013. Salvador, capital baiana, aparece como terceiro município mais populoso do país, com 2.902.927, seguido de Feira de Santana (612.000) e Vitória da Conquista (340.199). Líder, São Paulo tem 11.895.893 habitantes. Conforme o instituto, a população brasileira chega a 202,7 milhões. A estimativa populacional é utilizada como critério para repasse de recursos federais e estaduais aos municípios. Com base nos números divulgados pelo IBGE, o PIMENTA levantou ranking com os 17 mais populosos da Bahia. (Pimenta)

MAIS POPULOSOS DA BAHIA
1º Salvador – 2.902.927
2º Feira de Santana – 612.000
3º Vitória da Conquista – 340.199
4º Camaçari – 281.413
5º Itabuna – 218.925
6º Juazeiro – 216.588
7º Lauro de Freitas – 188.013
8º Ilhéus – 182.350
9º Jequié – 161.150
10º Teixeira de Freitas – 155.659
11º Alagoinhas – 153.560
12º Barreiras – 152.208
13º Porto Seguro – 143.282
14º Simões Filho – 131.630
15º Paulo Afonso – 118.323
16º Eunápolis – 112.032
17º Santo Antônio de Jesus – 100.550

Brasil tem 202 milhões de habitantes, diz IBGE; Salvador é 3ª cidade mais populosa

Brasil tem 202 milhões de habitantes, diz IBGE; Salvador é 3ª cidade mais populosa

O Brasil tem 202.768.562 habitantes, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados específicos sobre cada município foram divulgados nesta quinta-feira (28) e estão presentes em resolução publicada no Diário Oficial da União. Os números são aplicados nos cálculos de repasses de recursos aos municípios e são utilizados também pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A posição reflete a população no começo de julho deste ano. A Bahia é o quarto estado com maior população, com 15.126.371 habitantes (São Paulo aparece como 1°, Minas Gerais em 2° e Rio de Janeiro como 3°). Salvador é o terceiro município mais populoso, com 2.902.927 pessoas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Feira de Santana ainda aparece na 15ª posição da lista de cidades mais populosas quando se exclui as capitais. As tabelas apresentadas hoje mostram, também, que o País tem municípios com pequena população, como Borá, em São Paulo, com 835 pessoas. A localidade fica a cerca de 500 quilômetros da capital paulista.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PESQUISA IBOPE NA BAHIA PARA GOVERNADOR



O Ibope divulgou nesta quarta-feira (27) a segunda pesquisa encomedada pela TV Bahia sobre a corrida para o governo da Bahia. O candidato do DEM Paulo Souto aparece disparado na liderança com 44% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em segundo, o candidato do PT Rui Costa (PT) com 15%, Lídice da Mata (PSB) com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontuou.


A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

PESQUISA IBOPE EM SÃO PAULO PARA GOVERNADOR



Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 50% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Com o percentual, ele venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno. Em seguida, aparece o presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), com 20%. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) tem 5%.

PREFEITURA INSTALARÁ PONTOS DE ÔNIBUS E ILUMINAÇÃO EM FRENTE AO CAMPUS DA UFSB EM ITABUNA

Campus Jorge  Amaado da UFSB em Ferradas - Foto Pedro Augusto

O ministro da Educação, José Henrique Paim, participa na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, da aula inaugural do campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no bairro de Ferradas, em Itabuna. Como parte dos preparativos para o evento, nesta quarta-feira o diretor Assistência Estudantil da UFSB, Sandro Ferreira, representando o reitor Naomar Almeida Filho, solicitou da administração municipal apoio para melhorar as condições de acesso e transporte dos estudantes ao campus da universidade.
O encontro reuniu representantes das empresas de transporte coletivo e das secretarias municipais de Planejamento e Tecnologia, do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Transporte e Trânsito (Settran). Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, coordenador da comissão da Prefeitura que acompanha a instalação e funcionamento da UFSB, informou que o prefeito Claudevane Leite autorizou o atendimento das reivindicações pela instituição. Na reunião ficou acordado que até o dia 7 de setembro, as solicitações já terão sido atendidas pela Prefeitura.
Serão instalados três pontos de ônibus e será feita a limpeza e melhoradas a iluminação da área em frente à Universidade, além da construção de um quebra-molas antes da rotatória onde os ônibus farão as manobras. O representante da UFSB também solicitou às empresas do transporte coletivo a adequação dos horários de ônibus nas proximidades do campus da UFSB e próximo ao Colégio Universitário de Itabuna (CUNI), que funcionará, provisoriamente, das 14 horas às 22h30min, no Colégio Estadual Amélia Amado, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.
Campus Jorge  Amaado da UFSB em Ferradas - Foto Gabriel de Oliveira
Colégios Universitários
Neste primeiro momento a UFSB receberá 240 alunos distribuídos nos turnos vespertino e noturno no campus, enquanto o Colégio Universitário contará com 60 estudantes. A meta é que até o final de 2015 o número de vagas seja triplicado. O diretor da Assistência Estudantil da UFSB, Sandro Ferreira, fez um alerta aos estudantes de municípios do Sul da Bahia para a data de encerramento para ingresso nos Colégios Universitários da UFSB de acordo Edital publicado no site www.ufsb.edu.br.
O prazo se encerra no próximo dia 31, devendo os estudantes interessados acessar o edital no site e preencher acesso a ficha de inscrição. As vagas estão sendo oferecidas para oito municípios: Coaraci (30 vagas), Ilhéus (60 vagas), Ibicaraí (30 vagas), Itabuna (30 vagas), Porto Seguro (60 vagas), Santa Cruz Cabrália (30 vagas), Itamaraju (60 vagas), e Teixeira de Freitas (30 vagas)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PREFEITURA VAI CONCLUIR REQUALIFICAÇÃO DO CALÇADÃO DA RUI BARBOSA

Calçadão da Rui Barbosa Centro Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 2


Abandonada em 2012, a requalificação do calçadão da Rui Barbosa será concluída. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou o contrato para a execução da terceira etapa de revitalização e requalificação de uma das áreas mais importantes do comércio local. A Prefeitura investirá, com recursos próprios R$ 140.332,25 para a revisão das redes hidráulica e elétrica, recuperação de rede coletora de esgoto, construção de rampas de acessibilidade e troca de piso de parte do calçadão.
O projeto prevê ainda colocação de bancos de madeira ao longo da rua e recuperação de ramal de água. As obras, que são uma antiga reivindicação dos lojistas, foram iniciadas na gestão anterior, mas não foram concluídas, causando prejuízos aos comerciantes. "Esses investimentos vão garantir um visual novo e deixar o Calçadão da Rui Barbosa muito mais atraente para os consumidores e mais confortável para quem trabalha no local", afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.
Segundo o secretário, as obras vão resolver transtornos como lama em período de chuva e poeira durante o verão. José Humberto lembra que, com a assinatura do contrato e execução das obras, o prefeito Vane atende a um pleito dos lojistas que há muito tempo estavam apreensivos com situação. "O prefeito garantiu que vai realizar as obras e está cumprindo a promessa. As melhorias vão ajudar a oxigenar o comércio naquela artéria", prevê o secretário.
As obras serão executadas pela empresa Construmil Construtora, que venceu a licitação (Tomada de Preço nº 005/2014), e serão acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Obra do Calçadão da Rui Barbosa Centro Itabuna será finalizada - Foto Gabriel de Oliveira

PREFEITO QUER CELERIDADE NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu em audiência comissão do Plano de Saneamento - Foto Wilson Oliveira 1

Ferramenta fundamental para a definição da política de esgotamento sanitário, abastecimento de água e coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) entrou em uma nova fase. O PMSB deveria ter ficado pronto no final de 2012, mas só foi iniciado pela atual administração, no ano passado. Em reunião na manhã de hoje, os técnicos apresentaram ao prefeito Claudevane Leite o calendário e a metodologia da etapa de diagnóstico da situação do saneamento básico no município, que será discutida pela comunidade em audiências públicas.
O prefeito destacou a importância do PMSB e afirmou que a sua realização é encarada como prioridade pela administração. "Com o plano estamos dando um passo importante para modificar a realidade do saneamento básico em nosso município, buscando a universalização dos serviços. A equipe responsável está realizando um bom trabalho e queremos enviar o projeto de lei à Câmara de Vereadores o mais breve possível", anunciou o prefeito.
O PMSB de Itabuna será debatido com a população durante audiências públicas em bairros já definidos: Centro, São Caetano, Fátima e Lomanto, por serem centros de convergência regional. As audiências públicas começarão na segunda semana de setembro. Além das audiências públicas, o diagnostico será debatido também em um seminário que será realizado até o dia 30 de setembro no auditório da FTC, no centro de Itabuna.

Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno

Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno

Como substituta de Eduardo Campos na candidatura a presidente pelo PSB, Marina Silva chegou a 29%, segundo nova pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela Rede Globo. A ex-ministra se isolou na segunda colocação e ficou a cinco pontos porcentuais atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda lidera sozinha, com 34%. Aécio Neves (PSDB) está com 19%, em terceiro lugar. Em um segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina seria a vencedora. A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Não há empate técnico no primeiro turno, porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar, porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%. O Pastor Everaldo (PSC) marcou 1% das intenções de voto estimuladas, o mesmo porcentual de Luciana Genro (PSOL). Os outros candidatos não chegaram individualmente a 1%, mas juntos somam 1%. Há ainda 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco, e outros 8% que estão indecisos. A soma dos adversários de Dilma dá 51%, 17 pontos a mais do que os 34% da presidente. O Ibope fez 2.506 entrevistas, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR428/2014. Fonte: Estadão Conteúdo

PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE. O resultado dos prováveis números foi divulgado pela blog da Revista VEJA


O aguardadíssimo resultado da pequisa IBOPE que o JORNAL NACIONAL divulgará hoje vai mostrar um novo avanço de MARINA SILVA. Pela pesquisa, MARINA SILVA está empatada tecnicamente com DILMA ROUSSEFF no primeiro turno, considerando a margem de erro de 2%. A pesquisa mostrará DILMA com 31% e 32%MARINA entre27% e 28% e AÉCIO NEVES entre 18% e 20%AÉCIO já pode preparar sua volta ao Senado. O segundo turno vai ser disputado entre DILMA e MARINA

SETE CANDIDATOS A PRESIDENTE PARTICIPAM DO DEBATE NA BAND HOJE

Debate terá presença de sete dos candidatos à presidência.

Sete candidatos à presidência da República participam nesta terça (26), a partir das 22 horas, de debate promovido pela TV Bandeirantes. De acordo com a emissora, participam do confronto Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), no estúdio no Morumbi, em São Paulo.
O debate será mediado pelo jornalista e apresentador Ricardo Boechat. Será o primeiro dos debates presidenciais. Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que pretende participar de, pelo menos, quatro confrontos, um deles é o da Globo.
A noite é cercada de expectativa não apenas pelo debate. Ainda hoje será divulgada pesquisa Ibope, encomendada pelo Estadão e Globo, sobre a corrida presidencial. Os comentários apontam para Marina Silva (PSB) superando Aécio Neves (PSDB) com boa folga e mais próxima de Dilma.

Marina virá 'avassaladora' na pesquisa Ibope, diz coordenador de campanha




O coordenador financeiro da campanha de Marina Silva, deputado Márcio França, disse na tarde desta segunda-feira, 25, que pesquisas internas mostram um resultado "avassalador" em favor da candidata do PSB. De acordo com ele, a pesquisa Ibope de que será divulgada nesta terça-feira, 26, mostrará que Marina é uma das favoritas na corrida presidencial. "Para quem era uma zebra, eu acho que hoje a Marina é favorita", disse o coordenador ao chegar para acompanhar o debate promovido pelo SBT com os candidatos ao governo de São Paulo. França é candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin (PSDB). França não respondeu qual é o patamar "avassalador" em que Marina deve aparecer nesta terça, mas disse que os "números são muito fortes". "Os números que a gente tem de pesquisas internas, que o Ibope vai revelar amanhã, são avassaladores. Vai ter que se acostumar a um outro patamar", disse. "O Eduardo brigava para ficar famoso. Agora é como se as pessoas quisessem conhecê-lo. Ficaram com saudade de uma coisa que não conheciam. Tudo isso, de certa forma, deságua na Marina", avaliou. Informações do A Tarde.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Band suspende Datena por agredir Milton Neves.



Grupo Bandeirantes suspendeu o apresentador José Luiz Datena por invadir um estúdio da Rádio Bandeirantes e agredir verbalmente o colega Milton Neves, neste domingo. Datena, que apresenta o telejornal Brasil Urgente, programa mundo-cão da Band, pegou dois dias de suspensão e será substituído pelo repórter Lucas Martins nesta segunda e terça, segundo informações da revista Veja.

De acordo com a publicação, Milton Neves apresentava seu programa Terceiro Tempo na Rádio Bandeirantes, onde falava sobre a relação de Datena com o ex-jogador José Hidalgo Neto, astro do Coritiba nos anos 1960 e 70 que hoje trabalha como comentarista esportivo no Paraná. Depois de dizer que Hidalgo deu casa e comida a Datena no início de carreira e que até hoje se orgulha de ter sido seu companheiro em Curitiba, o apresentador do Brasil Urgente entrou no estúdio esbravejando. “Que m... é essa? Que m... é essa?”

Milton Neves então pede para um operador cortar o som – “Segue aí, ô, criançada”, diz. E vai ao ar a vinheta do programa. Antes da invasão, Neves também disse que Datenaera agradecido pela acolhida recebida de Hidalgo. Disse ainda que na casa do jogador, Datena esteve melhor do que na pensão em que ele, o próprio Neves, morou no começo da carreira, e que Datena hoje era uma estrela e que lhe mandaria um vinho de presente.

O que exatamente incomodou Datena, só ele sabe. Mas esta não é a primeira vez que o apresentador e Milton Neves se desentendem. Ainda em 2003, uma briga dos dois iniciada no palco de uma premiação foi parar na polícia. Após trocar farpas com Datena no palco, Milton Neves registrou um boletim de ocorrência dizendo que o colega ameaçou “quebrá-lo” caso o chamasse de “cachorro louco” no ar. 

Conforme noticiou a revista Veja, a Band confirma a suspensão, mas não a causa.

25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.




No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Morte do ex-presidente Getúlio Vargas completa 60 anos



“Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”. A frase, uma das mais célebres passagens da história política brasileira, encerra a carta-testamento deixada por Getúlio Vargas. Há 60 anos, no dia 24 de agosto de 1954, o então presidente tirou a própria vida em meio à pior crise enfrentada em seus anos de atuação política. Uma reunião com os ministros no Palácio do Catete varou a madrugada e decidiu que Getúlio se afastaria do governo por três meses para dar lugar ao vice, Café Filho. Após o fim da discussão, já com o dia claro, o político se recolheu ao seu aposento. 

Por volta das 8h35, o barulho de um tiro ecoou pelo palácio. Seu filho Lutero correu para o quarto, seguido pela esposa de Vargas, Darcy, e a filha Alzira. "Getúlio estava deitado, com meio corpo para fora da cama. No pijama listrado, em um buraco chamuscado de pólvora um pouco abaixo e à direita do monograma GV, bem à altura do coração, borbulhava uma mancha vermelha de sangue. O revólver Colt calibre 32, com cabo de madrepérola, estava caído próximo à sua mão direita". 

É assim que o biógrafo Lira Neto descreve o cenário da morte de Vargas no terceiro volume da série Getúlio. A carta-testamento de Getúlio Vargas, que seria lida durante aquele dia pelas rádios em todo o território nacional, foi encontrada em um envelope, encostada ao abajur da mesinha da cabeceira da cama do então presidente.

Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta em Ibirapitanga



O corpo da adolescente Leidiane dos Santos, de 16 anos, que estava desaparecida desde a última terça-feira (19), foi encontrado pela Polícia Militar no último sábado (23). A vítima foi encontrada por um trabalhador rural, próximo à Fazenda Aliança, no município de Ibirapitanga. O homem fez a denúncia à policia, que foi ao local e encontrou a garota. 

De acordo com a delegacia da cidade, a adolescente desapareceu quando saiu de casa e disse que estava a caminho do Colégio Estadual Paulo César Almeida Nova (Cepan), onde estudava. Segundo a polícia, o caso é um grande mistério. "Ninguém sabe o que aconteceu. Ela era uma menina de bem, brincalhona, alto astral e querida por todos. A cidade está em choque", disse o policial de plantão em entrevista ao Correio24Horas.

Ainda de acordo com polícia, segundo relatos, no meio do percurso para a escola, a jovem tirou as sandálias e saiu correndo, pedindo socorro. Um carro preto deu socorro à jovem e, desde então, ela nunca mais foi vista. Policiais que trabalham na investigação do caso ainda não descobriram a quem pertencia o veículo que acolheu a adolescente e se ele tem algum envolvimento na morte dela.

Leidiane foi encontrada morta, usando a farda da escola onde estudava, sem nenhum sinal aparente de violência sexual. A jovem estava com um inchaço muito grande na região da cabeça que, segundo a polícia, foi provocada por uma segunda pessoa. "Ela foi assasisnada. Não sabemos por quem, nem o que houve.

Alguém deve ter mandado  matar ela, não tem explicação aparente. Vamos investigar se ela sabia de alguma coisa ou algo assim. A família e os amigos estão muito abalados. Ninguém esperava, porque ela não tinha problemas com ninguém", disse o policial de plantão.

O corpo da adolescente foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT), onde passa por perícia, e deve ser liberado hoje. O enterro está previsto para acontecer nesta segunda-feira (25).

A Polícia Civil já recebeu algumas imagens de uma câmera de segurança que registrou o momento em que a adolescente passou pelas proximidades do Hospital Municipal, que fica no trajeto que ela fazia todos os dias para ir à escola. 

Além de Leidiane, outra jovem de Ibirapitanga também desapareceu neste ano. Em abril, Núbia de Oliveira, de 22 anos, desapareceu e, até hoje, a família não recebeu informações do paradeiro dela.

A polícia informou que o caso de Núbia ainda segue sob investigação, mas não há nenhuma pista de onde ela está, nem se a vítima está viva.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mulher fica presa em pneu de carro após acidente em Piatã



Um grave acidente aconteceu na madrugada deste domingo (24), no bairro de Piatã, em frente ao SESC, em Salvador, de acordo com informações da Central de Polícia (Centel).
Uma mulher que estava na garupa de uma moto morreu depois de sofrer diversas fraturas no corpo. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o acidente. 

Em imagens registradas por um leitor do Bocão News que passou pelo local, é possível ver a vítima presa no pneu do carro. O estado de saúdo do piloto é desconhecido. 

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia (DPT).

Seleção Brasileira é decacampeã do grand prix


A Seleção Brasileira acaba de faturar o título da edição 2014 do Grand Prix de Voleibol Feminino. As brasileiras derrotaram as japonesas, em Tóquio (Japão), por 3 sets a 0 (25-15, 25-18 e 27-25). Com a vitória, a equipe de José Roberto Guimarães terminou a fase final do GP em primeiro lugar, um ponto à frente das donas da casa (13 pontos a 12). Os destaques brasileiros nesta final foram as jogadoras Fabiana e Scheila. Este foi o décimo título da seleção no Grand Prix.

sábado, 23 de agosto de 2014

Ebola se espalha na Nigéria e Libéria registra mil casos



Dois novos casos alarmantes de Ebola surgiram na Nigéria ampliando o círculo de pessoas contaminadas para além do grupo imediato de cuidadores que tratou de um passageiro de avião que estava morrendo em uma das maiores cidades da África. O surto também continua a se espalhar em outras partes da África Ocidental, com outros 142 casos registrados, totalizando 2.615, com 1.427 mortes, afirmou a Organização Mundial de Saúde (OMC) na sexta-feira. A maior parte dos novos casos estão na Nigéria, onde o governo está entregando arroz doado para um bairro pobre, onde 50.000 pessoas foram isoladas do resto da capital, na tentativa de conter o surto. Novos centros de tratamento na Libéria estão sobrecarregados por pacientes que não foram previamente identificados. Um centro com 20 camas abriu suas portas para 70 pessoas possivelmente infectadas, provavelmente provenientes de áreas onde acredita-se que as autoridades não vão permitir a entrada de médicos, disse a agência de saúde das Nações Unidas. "Esse fenômeno sugere fortemente a existência de um grupo de pacientes que não estão sendo detectados pelo sistema de vigilância", disse a agência. Isso "não tinha sido visto antes em um surto de Ebola". Os dois novos casos na Nigéria foram infectados por seus cônjuges - profissionais de saúde que tiveram contato direto com o liberiano-americano Patrick Sawyer, que voou para a Nigéria a partir da Libéria e do Togo e infectou outras 11 pessoas antes de morrer, em julho. O cuidadores masculinos e femininos também morreram depois, disse o ministro da Saúde, Onyebuchi Chukwu, ontem. Autoridades nigerianas inicialmente afirmaram que o risco de exposição ao vírus era mínima, porque Sawyer foi levado para o isolamento depois de chegar ao aeroporto. O comissário de saúde do estado de Lagos, Jide Idris, reconheceu mais tarde que Sawyer não foi imediatamente colocado em quarentena. Na Libéria, um adolescente morreu após ser baleado por forças de segurança em West Point, uma favela que foi bloqueada nesta semana para impedir a propagação do vírus Ebola, disse o porta-voz do governo do país na sexta-feira. Informações da Associated Press. BN

Vídeo Show mostra como Ailton Graça se transforma em Xana Summer

Ailton Graça passa pelos primeiros passos para se transformar em Xana (Foto: Vídeo Show / TV Globo)

Diversão e caracterização embalam as cenas de Xana Summer em Império. O personagem de Ailton Graça, cabeleireiro e dono de salão, deixa todos encantados com seu jeito carinhoso no bairro de Santa Teresa. Para se transformar nessa gracinha, o ator encara um processo cuidadoso, acompanhado de perto pelo Vídeo Show, pelas mãos da caracterizadora Paula Cris.
Ao chegar ao camarim, Ailton cumprimentou alguns profissionais que trabalham por trás das câmeras e garantiu que eles também são inspiração na composição do papel: "Eu fico pescando, roubando alguns trejeitos para a Xana das pessoas que trabalham aqui com a gente". Ele completou: "O ator é movido a desafios, e esse é um desafio. É inusitado, porque eu estou trabalhando com o desconhecido".
Xana Summer (Foto: Vídeo Show / TV Globo)

 Já na cadeira da caracterizadora, a pele de Ailton precisou ser igualada com uma base que fez o artista brincar: "Eu fico parecendo uma entidade africana". Paula continuou explicando a necessidade de ilumiar a parte superior da sobrancelha natural do artista. "Depois, vamos dar uma profundidade, fazendo novas linhas no rosto dele", disse a profissional.
Xana Summer já 'aparece' na pele de Ailton (Foto: Vídeo Show / TV Globo)"Pensa que é fácil baixar uma mulher na Terra? Não é fácil, não!", avisou Ailton Graça entrando no clima de Xana Summer. O intérprete ainda contou que Paula Cris cobriu as linhas naturais também de sua boca para, a partir daí, criar uma nova linha: "Vai surgiu a boca da Xana".