terça-feira, 29 de maio de 2018

SAÚDE DE ITABUNA: HORÁRIO ESPECIAL DE EXPEDIENTE, DURANTE PARALISAÇÃO



O secretário municipal de Saúde de Itabuna, Deivis Oliveira Guimarães, fez publicar nesta segunda-feira (29), em edição do Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria Nº 12, estipulando horários especiais de funcionamento na sede da secretaria e nas unidades externas. O secretário justifica que o município está sob reflexos da paralisação dos caminhoneiros, iniciada há oito dias e que tais medidas visam a uma garantia mínima de que os serviços mais importantes, especialmente os de urgência e emergência não sejam comprometidos.
Pela portaria, todas as unidades irão funcionar no horário das 7h às 12h, exceto os serviços administrativos (incluindo aí a sede), que estará em funcionamento das 8h às 13h. A portaria não atinge o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), nem a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA24HS) do Monte Cristo, tampouco o Setor de Transportes, especialmente no atendimento de pacientes.
Os atendimentos ambulatoriais e os serviços eletivos (cirurgias, tratamentos, etc.), estão sendo reagendados. No HBLEM e na UPA24HS, não houve impactos mais significativos. Na UPA24HS, o atendimento acontece de maneira contingenciada devido à paralisação dos funcionários, mas em termos de suprimentos e infraestrutura, as duas unidades estão preparadas para enfrentarem o período de crise.
A mesma situação está constatada no Almoxarifado da Secretaria de Saúde e na Central de Abastecimento Farmacêutico. Com as remessas que chegaram alguns dias antes do início da paralisação, a secretaria está com suprimentos para que se garantam as condições mínimas de atendimento da população.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Itabuna (SAMU192), os serviços também estão seguindo o ritmo normal e não há riscos de descontinuidade.
A portaria estará em vigor até que se regularize a situação do abastecimento de combustíveis e insumos que garantam o funcionamento regular da própria secretaria e também das unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário