segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ITABUNA: SAÚDE CAPACITA PESSOAL SOBRE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A reflexão sobre o atual método usado no trabalho com crianças e adolescentes e suas famílias é um dos principais objetivos de um curso de aperfeiçoamento que está sendo ministrado aos profissionais no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O curso foi aberto na semana passada e é destinado a conselheiros tutelares e profissionais das áreas de saúde e de assistência social que atuam na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade social em Itabuna.
Secretaria Municipal de Saúde em novas instalações em Itabuna - Foto3 Gabriel de OIiveira
Secretaria Municipal de Saúde em novas instalações em Itabuna
Com previsão de acontecer até o próximo dia 21, o curso de capacitação é promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violências e de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Tem o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais da rede de atenção às pessoas em situação de violência e, ao mesmo tempo, sensibilizar os que estão envolvidos sobre dimensões de cuidado e o fortalecimento das ações para a proteção de direitos.
Assistente social Alana Del Rey, uma das coordenadoras do evento, explicou que com essa ação as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social pretendem propor um momento com os conselheiros tutelares e demais trabalhadores dessas áreas construam um novo olhar sobre o acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e façam uma reflexão a respeito da atual metodologia do trabalho em favor desse público.
"A infância e a adolescência são períodos cruciais para o desenvolvimento humano. Por isso é necessário que se ofereça condições adequadas para que esse desenvolvimento ocorra de maneira plena e saudável", justificou a assistente social Alana Del Rey. Já o secretário de Saúde, Paulo Bicalho, destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente reforça a participação de todos na busca de ações que façam prevalecer os direitos.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde lembra que é dever da família, da sociedade e, especialmente, do poder público assegurar, com prioridade, a efetivação dos direitos que cabem às crianças e adolescentes, a exemplo da saúde, da educação, do esporte e do lazer, dentre outros, com respeito, qualidade e o compromisso. "Para isso se faz necessário que as pessoas que lidam com esse público estejam preparadas para saber identificar situações adversas e a quem recorrer para que a ameaça ou violação dos direitos deixem de existir". As próximas atividades acontecem nos dias 7, 20 e 21 deste mês, das 8 da manhã ao meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário