A Secretaria Municipal da Educação (SEC) está investindo no Projeto de Incentivo à Leitura na Educação Infantil para os alunos atendidos nos segmentos de creche e pré-escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. A iniciativa visa assegurar aos professores acesso a recursos para trabalhar o letramento com crianças pequenas e, consequentemente, que elas possam desenvolver a habilidade da leitura e já cheguem ao 1º ano do Ensino Fundamental com tal domínio.

O projeto teve início na semana passada quando a SEC reuniu professores da Educação Infantil para o primeiro módulo de formação continuada, abordando a temática "Alfabetizar na Educação Infantil Pode?". Além da fundamentação teórica sobre a formação de leitores na educação infantil, os participantes receberam um kit em forma de avental, com recursos lúdicos e livros para momentos de contação de histórias em sala de aula.
De acordo com os técnicos do Departamento de Educação Básica da SEC, o projeto também é resultado das ações desenvolvidas a partir do convênio com a Fundação Natura para o desenvolvimento do Projeto Trilhas. A proposta é destinada ao letramento e desenvolvimento da leitura dos alunos em sala de aula, a partir da formação de pedagogos e técnicos, bem como com a concessão de material utilizado em sala para letramento e desenvolvimento da leitura dos alunos das redes municipais de ensino.
Segundo a pedagoga Maria José Sena Silva o projeto envolve a participação de 172 professores que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e alcançará 4.132 alunos atendidos nos segmentos da creche e pré-escola. "A nossa percepção é que existe um déficit no processo de alfabetização dos alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para minimizar este problema, temos que propor intervenções no processo de ensino e aprendizagem que possam assegurar a alfabetização na idade certa para os nossos alunos, o que deve começar na Educação Infantil", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário