quinta-feira, 16 de junho de 2016

ITABUNA: ITABUNA CONCLUI NESTA SEXTA-FEIRA 1ª ETAPA DA REVISÃO DO BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Assistência Social conclui nesta sexta-feira, 17, a revisão cadastral dos inscritos no Programa Bolsa Família, em Itabuna, notificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que sucedeu o extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza. Nesse grupo estão cerca de 4.800 cadastrados no programa social que foram convocados desde o mês passado por meio de carta para revisão cadastral.
Itabuna conclui nesta sexta a primeira etapa de recadastramento  Bolsa Familia- Foto Wilson Oliveira
Entre os convocados via correspondência estão famílias que mudaram de endereço nos últimos dois anos ou transferiram os filhos de escola e não informaram ao programa. A atualização dos dados cadastrais está sendo feita na sede da SAS, na Rua Piauí, 140, no bairro Jardim Vitória, das 8 às 16 horas. O atendimento é feito também nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) localizadas nos bairros Jardim Grapiúna, Nova Ferradas e Urbis IV.
A diretora do Departamento de Combate a Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social, Caroline Oliveira Suzart, alerta que os beneficiários que não atenderam à convocação terão o benefício suspenso pelo Governo federal. "Esses benefícios poderão ser cancelados a partir de dezembro se as informações não forem atualizadas. Se ocorrer, a família terá que fazer um novo processo e esperar a inclusão do nome no cadastro do programa Bolsa Família", afirma.
Itabuna conclui nesta sexta a primeira etapa de recadastramento  Bolsa Familia- Foto2 Wilson Oliveira
No total, serão fiscalizados e revisados 9.185 benefícios de famílias cadastrados no programa Bolsa Família no município de Itabuna. O trabalho é feito por auditores da Secretaria de Assistência Social, que estão fazendo visitas domiciliares, com preenchimento prévio de formulários e fazendo agendamento de atendimento na sede da SAS. Esses beneficiários foram incluídos em oito grupos, sendo que primeiro e prioritário é formado por pessoas notificadas por via postal pelo MDA.
TARIFA SOCIAL
De acordo com Caroline Suzart, as famílias que não foram notificadas por carta devem atualizar as informações até o dia 21 de outubro. "Mas estamos trabalhando para que todo o processo seja concluído antes deste prazo. Para isso, precisamos que as famílias colaborem com os auditores, que estão em campo fazendo o preenchimento de formulários e agendamento do atendimento na seda da SAS. Para melhor identificação, cada auditor usa crachás que, em caso de dúvida deve ser comparado com o documento de identidade ", afirma a diretora.
Itabuna encerra 1ª etapa de recadastramento do Bolsa Familia - Foto Wilson Oliveira
A atualização dos dados cadastrais também serve para o desconto de até 65% na conta de energia elétrica das famílias de baixa renda por conta do Número de Identificação Social (NIS). A família que não fizer o recadastramento no prazo pode ter o beneficio da tarifa social suspenso pela companhia estadual de eletricidade. Por isso também é importante a atualização dos dados cadastrais.
Entre os que correram para assegurar o pagamento do Bolsa Família e o benefício da tarifa social está o desempregado Alex Araújo dos Santos, pai de quatro crianças com idades entre um ano e quatro meses e 10 anos. Ele pegou a senha número 46 e aprovou a decisão do Governo federal em promover a atualização dos dados dos programas sociais. Quem também chegou cedo foi a dona de casa Nara Rubens da Silva. "Esse controle é importante para que sejam contemplados somente as famílias que precisam dos benefícios", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário