domingo, 31 de maio de 2015

795 milhões de pessoas passam fome hoje -- mas o mundo já foi pior





Menina carrega uma cesta de frutas no Camboja. Cerca de 795 milhões de pessoas são subnutridas no mundo hoje, uma parcela da humanidade bem inferior à de 1990 (Foto: Per-Andre Hoffmann/ Gettyimages)

Uma em cada nove pessoas passa fome no mundo. O número assusta, mas é motivo de celebração para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Isso porque a situação já foi muito pior, segundo o relatório 2015 da entidade.

Atualmente cerca de 795 milhões de pessoas são consideradassubnutridas pela ONU, mas esse número chegava a um bilhão em 1990. O avanço é mais significativo se for considerado que a população cresceu desde então. Hoje, 12,9% de pessoas no planeta ingerem menos calorias do que o recomendado pelas Nações Unidas. Essa parcela era de 23,3% há 25 anos.

Para a ONU, a melhoria foi global, embora algumas regiões tenham avançado pouco. É o caso da África Subsaariana e do Sudeste Asiático, palcos de conflitos civis e guerras. Já o Brasil foi um dos destaques:conseguiu erradicar a fome, sendo considerado um país com um número "estatisticamente insignificante" de subnutridos.

Para Carlos Lopes, secretário geral adjunto da ONU, o sucesso brasileiro pode ser associado ao esforço em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). "Houve um esforço no Brasil de levar os objetivos a sério, não só pelo governo, mas também pelo setor privado e pela sociedade civil", afirma o diplomata.

Os ODM foram criados em 2000, quando o Brasil e outros 188 países se comprometeram a cumprir, até 2015, um pacote de metas estipulado pela ONU. Entre elas, diminuir a miséria no mundo pela metade, reduzir a mortalidade materna, universalizar a educação. E erradicar a fome, objetivo alcançado pelos brasileiros antes do prazo final.

Mas Lopes alerta: não há tempo para se desperdiçar comemorando. “O mundo nunca teve tanto para celebrar em termos de progresso social como hoje”, afirma Lopes. "Mas a crise financeira de 2009 destruiu uma boa parte das conquistas, mostrando que os avanços são louváveis, mas frágeis." Períodos com atividade econômica fraca e baixa criação de empregos tendem a ser ruins para todos, mas afetam de forma especialmente dura as famílias recém-saídas da pobreza. Elas podem voltar à situação precária anterior. O diplomata menciona também, como exemplo do desenvolvimento meio manco do início do século XXI, a perda de biodiversidade ocorrida nos últimos 15 anos.

Alguns especialistas criticam o fato dos objetivos serem tratados de forma isolada, reduzidos a metas. “Não adianta falar só em transferência de renda”, diz Iara Pietricovsky, representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). “É necessário discutir de forma conjunta o acesso à educação, as desigualdades existentes, como as áreas urbanas que estão sendo aproveitadas”.

Segundo Alessandra Nilo, diretora da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), tratar os avanços de forma isolada não resolverá os problemas. "Se não tivéssemos os Objetivos do Milênio, não teríamos reduzido tanto a fome e miséria", afirma. "Mas as metas precisam dialogar entre si, ou esse progresso nunca será suficiente".epoca

Empresário de Ilhéus teria morrido por overdose no Salobrinho


Na noite deste sábado (30) Tiago Barreto (Tiago Jabá), sofreu uma parada cardíaca e veio a óbito. Segundo informações de populares, Tiago estava em um motel próximo ao Salobrinho fazendo o uso de drogas. O jovem teria saído correndo em direção a pista, sofreu uma parada cardíaca e caiu na rodovia. O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus fez o levantamento cadavérico. A causa da morte ainda será confirmada pelo Instituto Médico Legal. O corpo só será liberado para sepultamento neste domingo (31). Thiago era proprietário da Aysó Aromas, era muito conhecido e querido na cidade. (O Tabuleiro)

sábado, 30 de maio de 2015

Prefeito Vane,secretários,vereadores,deputados e militantes participam de evento do PRB na Câmara de Itabuna na noite desta sexta-feira,(29)






PRB promoveu nesta sexta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Itabuna, às 19 horas, um Encontro Regional, Agenda 10, com a participação do deputado federal Tia Eron do Prefeito Vane e lideranças locais.

De acordo com o presidente local do partido, José Carlos Trindade, o objetivo do evento é debater os projetos para o desenvolvimento econômico e social para os municípios do sul da Bahia.

LIRAa aponta queda na infestação da dengue em Itabuna


Após pesquisa e análise de material coletado em 3.464 imóveis nos 57 bairros de Itabuna entre os dias 25 e 29 desse mês, a Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde divulgou Nota Técnica informando que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti baixou 4,2%. 

Caiu para 13,5% ante 17,7% registrado no Levantamento Rápido Amostral do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano. 

Esta é a segunda pesquisa realizada em 2015 para cumprir o programa estipulado pelo Ministério da Saúde. 

Segundo o LIRAa, que mobilizou 193 agentes de endemias e cinco técnicos que analisaram as amostras, os bairros que apresentam maior índice de larvas são: Daniel Gomes (36%), Santa Inês (35%), Fonseca (25%), Carlos Silva (25%), Novo São Caetano (25%), Sarinha (25%), Sinval Palmeira (25%), Jorge Amado (23%) e Novo Horizonte (22%). Por sua vez, índices positivos de que não há mais infestação foram encontrados nos bairros São Judas, Castália, Vila Paloma, Zildolândia, Taverolândia e Góes Calmon. Nestes locais houve porcentual zero.

Aneel mantém bandeira vermelha nas contas de luz no mês de junho


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) a manutenção da bandeira vermelha nas contas de luz do mês de junho. 

A medida só não é aplicada aos Estados do Amapá e de Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com Estadão. 

O regime de bandeiras tarifárias foi implementado em janeiro deste ano pela Aneel para repassar diretamente aos consumidores o custo da geração de energia térmica em períodos de estiagem.

Até o fim de 2014, o repasse ocorria uma vez por ano no reajuste ordinário das tarifas de cada empresa distribuidora.

‘Só falta construir motel no Congresso’, diz Jader Barbalho


O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) fez um duro discurso contra o presidente da Câmara, seu colega de partido, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por defender a construção de um centro comercial na Casa – o que já foi apelidado de “parlashopping”. 

O ex-presidente do Senado, que renunciou ao mandato em 2000 em meio a uma série de denúncias, afirmou que a criação de um conglomerado de lojas e empresas na Câmara depõe contra a classe política. E disse mais: abre espaço para a criação de um motel no Parlamento. 

 “Só vai faltar qualquer dia desses, senhor presidente – desculpem-me particularmente as senadoras –, nós recebermos aqui uma medida provisória que acrescenta a construção de um motel. É um absurdo isso!”, vociferou Jader, com a devida deferência ao público feminino que o ouvia. Fonte:Robson Pires

CHINA RECONHECE EMPREGO DE "PUNHETEIRA"


As senhoras que fazem o serviço não são enfermeiras nem profissionais de saúde, são mesmo “punheteiras”, uma profissão que é reconhecida na República Popular da China.

Nos Estados Unidos por exemplo, fornecem aos homens revistas pornográficas para ajudar ao serviço, na China são mais avançados.

As senhoras recebem um salário de cerca de 1200€ e é uma profissão de risco 4, devido à probabilidade de lesão por movimentos repetitivos.


A intenção com a criação desse novo emprego, é diminuir a taxa de desemprego e consequentemente aumentar a taxa de doadores nos bancos de esperma. (Jornal do Estado)


Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue



Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil pode ser o primeiro país do mundo a registrar uma vacina de dengue, o que pode ocorrer até o fim do ano. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara realizou audiência pública sobre as pesquisas para a vacina de dengue. São seis vacinas contra a doença pesquisadas no mundo. 
A mais avançada delas no Brasil, desenvolvida pelo laboratório Sanofi-Pasteur, já passou pelas três fases de pesquisa e foi protocolada na Anvisa em março. Segundo a diretora da empresa para a América Latina, Lucia Bricks, já há estoque para a vacina ser usada no segundo semestre e a capacidade de produção é de 100 milhões de doses por ano. A vacina imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue e foi testada em 40 mil pessoas de 15 países. Reduziu em 60% a dengue sintomática e diminuiu em 95% a doença grave. A outra vacina contra a dengue está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. Se as pesquisas do instituto entrarem na fase três antes do registro da vacina da Sanofi, o processo de finalização será mais ágil.

Foragido morre em confronto com policiais de Teixeira


Na noite desta sexta-feira, 29 de maio, policiais militares do Peto, lotados na 87ª Cipm de Teixeira de Freitas, entraram em confronto com um homem logo após um assalto cometido no Distrito de Canta Galo, pertencente ao município de Alcobaça. O confronto aconteceu na Rua Agnaldo Medeiros, no Bairro São Lourenço. Segundo informações da polícia, foi recebido o comunicado sobre um assalto ocorrido no Canta Galo, e que um indivíduo a bordo de um veículo Fiat Siena, de cor preta, teria subtraído o celular de dois jovens em uma lanchonete no referido distrito. Ainda segundo informações, o criminoso teria seguido sentido a Teixeira. A guarnição aguardou o veiculo suspeito no Trevo e o condutor não obedeceu à ordem de parada. Foi iniciada uma perseguição e quando chegou nas imediações da referida rua, o suspeito bateu o carro, desceu atirando contra a guarnição e invadiu uma residência, saiu pulando muros. Várias guarnições fizeram o cerco. Quando encontraram o suspeito, ele atirou contra a guarnição, que revidou. O suspeito chegou a ser socorrido, mas morreu assim que deu entrada no Hospital Municipal. Trata-se do fugitivo da Justiça, José Carlos Brandão Aragão, vulgo “Boré”. 

O “Bore” fugiu recentemente da carceragem da 8ª Coorpin, juntamente com outros três menores. Considerado de alta periculosidade, o criminoso tinha uma extensa ficha criminal [tráfico, roubos e homicídios]. As duas vítimas, que foram assaltadas pelo “Boré” no Canta Galo, compareceram à delegacia e reconheceram o veiculo usado por ele no assalto. Com o “Boré” foi apreendido um revolver calibre 32, com três munições deflagradas e uma intacta, o celular roubado no Canta Galo e outros três aparelhos de celular. As vítimas disseram que o “Boré” chegou na lanchonete, e estava com duas armas, sendo uma na cintura e outra em punho. Anunciou o assalto e depois fugiu. O corpo do José Carlos foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de praxe. Na manhã deste sábado (30), será liberado aos familiares para velório e sepulto. O caso foi registrado na 8ª Coorpin, onde será devidamente investigado, mediante instauração do devido inquérito policial. (Liberdade News)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Famílias de acampamento recebem cestas básicas

Depois de atender as 18 famílias do Acampamento Sete de Setembro, às margens da rodovia BR-101, cujos barracos foram incendiados criminosamente na madrugada desta sexta-feira, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Assistência social – SAS vai entregar cestas básicas para cada uma delas na manhã deste sábado. 
Hoje pela manhã foi servido café, ao meio-dia almoço e no final da tarde as famílias receberam produtos para o jantar. Além de alimentos e roupas, a Prefeitura trabalha para o atendimento de cada família até que haja uma solução definitiva para o problema social causado pelo sinistro. 

As famílias recusaram a transferência para imóveis alugados pelo município, com o pagamento de aluguel social, preferindo se abrigar temporariamente em barracos de parentes e de amigos no que restou do Acampamento Sete de Setembro. “A determinação do prefeito Claudevane Leite é para que nada falte às famílias que perderam suas casas e pertences no incêndio”, informa o diretor do Plantão Social da SAS, Ricardo Santana. Segundo ele, todo o trabalho de atendimento aos sinistrados está sendo feito pelas assistentes sociais que, inclusive, estão fazendo cadastramento de pessoas que não constam nos registros de banco de dados da SAS. 

O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, reafirma que algumas famílias do Acampamento Sete de Setembro já estão cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida e muitas participam do Programa Nossa Sopa que é executado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Cada pessoa de uma mesma família recebe 400 ml da sopa preparada na cozinha da SAS em dias alternados. O preparo inclui produtos desidratados em diversos sabores a exemplo de galinha com macarrão e legumes, carne com arroz e legumes, feijão com macarrão e carne com macarrão e legumes.

Nestlé investirá R$ 3,5 milhões em Itabuna, mais não mais comprará leite dos produtores da região



A Nestlé está realinhando suas operações em Itabuna e pretende aumentar a eficiência de sua fábrica no município, com investimentos de R$ 3,5 milhões para ampliação e modernização do centro de distribuição. A empresa vai anunciar nos próximos meses outras novidades que têm por objetivo agregar novas tecnologias e outras inovações aos processos produtivos da fábrica. Uma mudança já confirmada é que a unidade de Itabuna passará a operar com leite pré-concentrado, garantindo mais eficiência nas atividades. Por outro lado, ela não comprará mais leite in natura dos produtores da Bahia. Segundo a Nestlé, esses fornecedores locais serão absorvidos por outras empresas que atuam na região, como a Da Vaca, Sol e Boa Hora. “Parte deles já foi contatada a fim de transferir a produção para os novos compradores”. (Fonte: A Região)

Justiça proíbe MC Pedrinho de cantar pornografia em show

Segundo o Ministério Público, as apresentações de MC Pedrinho violam a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O ministério Público de São Paulo (MP) anunciou que obteve na Justiça liminar que proíbe o cantor mirim conhecido como MC Pedrinho de fazer apresentações em todo o país. 

A Vara da Infância e da Juventude determinou a retirada de todo conteúdo relacionado ao cantor das redes sociais. 

O perfil no Facebook saiu do ar nesta quarta-feira (27). Ele tinha mais de 600 mil fãs. 

Segundo o MP, as apresentações do adolescente violam a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e convenção na Organização das Nações Unidas sobre os direitos da criança, por causa do conteúdo das músicas interpretadas pelo cantor. “Com alto teor de erotismo, pornografia, e palavras baixo calão, incompatíveis com a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”, citou a Promotoria. 

Na mesma decisão, a Justiça solicitou ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança que comunique a todos conselhos tutelares a necessidade de fiscalizarem a proibição. 

O Ministério Público informou que intimará todas as empresas que mantêm anúncios publicitários em conteúdos relacionados ao cantor. O MP quer que expliquem porque permitiram a associação dos seus produtos e serviços a materiais de caráter pornográfico envolvendo o adolescente. 

A Agência Brasil não conseguiu contato com os representantes do cantor.  Fonte: Uol

Após aumento de imposto, cerveja ficará mais cara


Em votação simbólica, o Senado aprovou na quinta-feira (28) a Medida Provisória (MP) 668/15, que aumenta impostos sobre produtos importados, incluindo cerveja, produtos farmacêuticos e cosméticos. 

Como já foi aprovada pela Câmara, a proposta segue agora para sanção presidencial. Parte das medidas de ajuste fiscal enviadas pelo governo ao Congresso, a MP aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobre as importações: o PIS/Pasep e a Cofins. 

A estimativa do governo é que, com a aprovação da MP 668, a arrecadação anual com importações aumente em R$ 1,19 bilhão a partir de 2016. Só neste ano, o impacto seria de R$ 694 milhões. Pelo texto aprovado, a alíquota do PIS-Pasep para a entrada de bens importados no país passa de 1,65% para 2,1%. No caso da Cofins, vai de 7,6% para 9,65%.

Como o texto perderia a validade na próxima segunda-feira (1º), caso não fosse votado, os senadores que eram favoráveis à MP não tiveram outra opção a não ser a de confirmar o mesmo texto aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 20. 

O texto foi duramente criticado por causa da inclusão de mais de 20 temas que nada têm a ver com o texto original enviado pelo governo, conhecidos entre os parlamentares como "jabutis". (Ibahia)

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jovem é brutalmente assassinado a tiros, golpes de facão e faca em Itabuna


Um jovem identificado como Maycom Luis Rocha dos Santos, mais conhecido como "Fred zoião" ,19 anos, morador do bairro Novo Jaçanã, foi brutalmente assassinado por dois tiros de arma de fogo, golpes de facão e faca. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (28) na Travessa João da Paz, baixa fria do bairro Nova Itabuna.

Segundo informações, quatro elementos perseguiram a vítima, que adentrou uma residência, sendo alcançada e morta no interior da casa. De acordo com relatos do pai de Maycom, ele já ficou preso por cerca de oito meses no conjunto penal de Itabuna, e sempre foi alertado para não ir àquela localidade, mas era em vão.

Durante revista no local do crime e nas imediações, policiais militares encontraram o facão utilizado na ação criminosa.

INFORMAÇÕES: VERDINHO ITABUNA
















Justiça Eleitoral cancela mais de 1 milhão de títulos de eleitores no Brasil



A Justiça Eleitoral divulgou o cancelamento de 1.711.267 títulos de eleitores, por ausência não justificada nas urnas das últimas três eleições. Na aplicação da regra de cancelamento, a Justiça Eleitoral considera que cada turno é uma eleição. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. Os maiores números de títulos cancelados foram nos maiores colégios eleitorais do País: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, foi de 479.200, em um total de 31.998.432 eleitores. Em Minas Gerais, entre os 15.248.681 títulos de eleitores, 148.235 foram cancelados. No Rio de Janeiro, foram 185.965 cancelados entre os 12.141.145 eleitores. Na Bahia, 136.137 eleitores tiveram os títulos cancelados no total de 10.185.417 eleitores e no Rio Grande do Sul, o número de cancelamentos foi de 70.651, dos 8.392.033 eleitores. Já no exterior, dos 354.221 títulos de eleitores, 31.930 foram cancelados. Uma das penalidades para quem tem título cancelado é o impedimento de obter passaporte, de carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a entrada em alguns tipos de empréstimos. A ausência do documento também prejudica o acesso a matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

Dilma envia ao Congresso projeto para criar identidade única do cidadão



O governo encaminhou hoje (28) ao Congresso Nacional projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito. O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente. *Informações da Agência Brasil.

ETAPA BAIANA DE CONGRESSO NACIONAL DO PT SERÁ NO SÁBADO.

Everaldo fala em

O PT baiano realiza a etapa estadual do 5º Congresso Nacional do partido, no próximo sábado (30), às 9h, no Hotel Fiesta, em Salvador. O credenciamento será das 7h às 9h, no mesmo local.
Segundo o presidente do Diretório Estadual, Everaldo Anunciação, participarão do encontro, na qualidade de observadores, parlamentares de todas as esferas, governador, prefeitos, vices e presidentes dos diretórios municipais, representantes de movimentos sociais e setoriais. O governador Rui Costa e o ministro da Defesa, Jaques Wagner, participam como convidados.
Everaldo afirma que serão debatidos e deliberados temas como novos desafios, situação nacional e internacional e perspectivas de avanço do projeto político. Para o dirigente, o encontro será “um grande evento”, pois o PT baiano vai debater e aprovar sua contribuição para o Congresso Nacional.“ Vamos refletir sobre a história do nosso partido, plano de renovação e ações para os próximos anos”.

ILHÉUS: Prefeitura convoca professores aprovados em seleção pública



A Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Administração (Sead) e Educação (Seduc) de Ilhéus convoca candidatos aprovados na seleção pública simplificada para contratação de professores e intérpretes de libras. Os convocados devem se apresentar à Gerência de Recursos Humanos, situada no segundo andar do Anexo de Secretarias, à Rua Santos Dumont, s/n, centro, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, no prazo de cinco dias, para apresentar a documentação. De acordo com a portaria assinada pelo titular da Sead, Ricardo Machado, a convocação foi necessária devido à desistência de candidatos que já deveriam estar atuando nas escolas da rede municipal de ensino. A lista dos convocados está disponível neste link do diário oficial do município.

PREFEITURA DE ITABUNA CONCLUI A REFORMA DE MAIS UMA ESCOLA

Salas com pintura novinha, telhado livre das goteiras, banheiros amplos e totalmente adaptados, cozinha mais ampla, manutenção de toda rede elétrica e hidráulica, revitalização do muro da área externa, além da criação de uma área de lazer ao ar livre, rampas de acessibilidade. É assim que alunos, professores e pessoal de apoio vão encontrar o prédio da Escola Municipal João Mangabinha Filho, quando retornarem as aulas nos próximos dias com os investimentos feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Prefeitura  conclui esta semana  a reforma da Escola Municipal João Mangabinha - Foto Wilson Oliveira 1
Está tudo reformado dentro do padrão e exigências do Ministério da Educação. A unidade escolar ganhou um ambiente mais agradável, depois de cerca de 10 anos relegada ao abandono. Nesta quinta-feira, uma equipe de operários do Setor de Obras da Secretaria de Educação trabalhava nos últimos ajustes juntamente com a equipe da escola.
"Mesmo sem aulas, os alunos estão vindo aqui acompanhar as obras e estão muito felizes.Da para sentir no olhar e na expressão a felicidade de cada um que entra na escola para conferir as obras.É gratificante ver o entusiasmo dos estudantes que já sonham com o retorno das atividades.Nossa escola está ficando tão linda!Até nós estamos em êxtase com cada detalhe de algo que era tão sonhado há anos", contaram, entusiasmadas,a diretora Neuza Ribeiro e a vice-diretora Lucineide Maria de Jesus.

Prefeitura  conclui esta semana  a reforma da Escola Municipal João Mangabinha - Foto Wilson Oliveira 3
Segundo o coordenador Departamento de Manutenção e Conservação da Infraestrutura Escolar, Aldemir Silva Barros Júnior nestes dois anos a Prefeitura vem executando o Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional. Até agora 28 unidades de ensino já foram beneficiadas, já tendo sido investido mais de R$ 3 milhões em recursos próprios do município – IPTU e outras receitas – e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE do Ministério da Educação.

PREFEITURA NÃO PAGOU CONSULTORIA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Mesmo reconhecendo a importância e qualidade do trabalho produzido na área de tecnologia, a Prefeitura de Itabuna não gastou um único centavo com consultoria e desenvolvimento de softwares, hardwares do sistema microprocessado, construção e teste de protótipo de programas, além de gerenciamento de Programa Cidade Digital, que foi implantado no ano passado com 11 pontos de acesso do governo (PAG) e outros três públicos.

Fachada da Prefeitura de Itabuna - Foto Wilson Oliveira
De acordo com a Comissão Permanente de Licitações não houve sequer a assinatura do contrato para a prestação de serviços. Como a manutenção e suporte da rede de fibra óptica e implantação do sistema dos serviços de videomonitoramento dos prédios públicos representam alto investimento, o município buscará alternativas para o desenvolvimento de softwares e hardwares.
Apesar de publicado extrato, o contrato que estava em andamento na licitação não foi e não será pago pelo prefeito Claudevane Leite, que vem reduzindo gastos por causa da grave crise financeira que os municípios brasileiros vêm atravessando. A redução dos gastos visa também assegurar maior investimento em obras públicas para melhorar a qualidade de vida da população.

CANAVIEIRAS: PREFEITO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DA PROSPECÇÃO DE RECURSOS

unnamed (8)

Após entregar obras e serviços à população por ocasião do aniversário dos 124 anos de emancipação político-administrativa, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, fez uma avaliação das realizações nos quase dois anos e meio de mandato. Segundo ele, as perspectivas de ingresso de novos recursos são muito boas, apesar das dificuldades por que passa a economia brasileira.

Para o prefeito, mesmo com as condições adversas encontradas na administração municipal, deixadas pela gestão passada, foi possível regularizar as contas, para que a transferência voluntária de recursos para a Prefeitura voltasse a ser feita. “Conseguimos resgatar a credibilidade do município, o que nos possibilitou a aprovar projetos importantes junto ao Governo Federal”, lembrou.

Enquanto atua na prospecção de recursos, Almir Melo informa que a equipe do Governo da Reconstrução também empreendeu esforços para regularizar e modernizar o setor tributário municipal. A adequação das receitas e despesas do orçamento foi outra frente trabalhada, planejando as finanças municipais e equilibrando as contas do município.

Com essas intervenções, o Governo Federal – Ministério do Turismo – liberou recursos para a primeira etapa da urbanização da orla do bairro da Atalaia (Praia da Costa) e a primeira e segunda etapa do Parque Recreativo e Ecológico Luís Eduardo Magalhães. Na primeira etapa será implantada a Passarela do Robalo, enquanto na segunda etapa será construído o Caminho da Fé, equipamento que permitirá a Canavieiras ingressar no segmento do turismo ecumênico.

QUILO DO TOMATE CUSTA R$ 7,10 EM ILHÉUS

Tomate tem alta superior a 100% em menos de um mês em Ilhéus.

O tomate mais que dobrou de preço em menos de um mês em Ilhéus. De acordo com a pesquisa mensal feita pelo curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o produto custava, em média, R$ 3,02 em abril. Agora, o consumidor se espanta ao tentar comprar um quilo do produto, hoje cravado em R$ 7,10 na maior rede de supermercados do município. Quase que “companheira” inseparável do tomate, a cebola custa salgados R$ 6,59.
A alta do tomate está relacionada à seca e ao aumento de custo na irrigação, conforme o Departamento de Economia da Uesc. O aumento de custos no transporte também afeta o preço final do produto.


PORTUGAL PROMETE CENTRO DE CULTURA REFORMADO ATÉ JULHO

Centro de Cultura entrou em reforma em 2013, mas obras não foram concluídas.


O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, concedeu entrevista ao site Rede Sul Bahia, da jornalista Vera Rabelo. De acordo com o secretário, o Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF), em Itabuna, será entregue em duas etapas, a primeira delas em julho. A reforma completa será entregue, de acordo com ele, no final deste ano.

jorge portugal2

– Iremos entregar o Centro de Cultura, em condições de funcionamento para a comunidade, em julho. Enquanto isso, estamos acelerando o processo de atualização desse equipamento, para chegar ao ponto de ótimo, até o final do ano – disse ele em entrevista ao site.
O centro de cultura leva o nome do escritor itajuipense Adonias Filho, que, se vivo estivesse, completaria cem anos em novembro. As comemorações do centenário de nascimento de Adonias começaram na semana passada.

Mãe é detida após publicar foto de bebê com coleira


A foto de uma criança nua, engatinhada no chão, tentando se alimentar em uma tigela chocou centenas de pessoas na internet. De acordo com o jornal Daily Mail, a foto foi publicada pela própria mãe da criança, no Facebook. Ainda segundo o jornal, acusada foi presa. A ativista Lurleen Hilliard, da ONG Nolonger Victims que educa as pessoas sobre formas de abuso e maneiras de auxílio para proteção de vítimas, ficou furiosa ao se deparar com as imagens e foi atrás de punição para a mulher.“Estava navegando pelo Facebook no domingo e essas imagens vieram parar na minha frente. Inicialmente, meu coração ferveu de raiva, não é algo para se tolerar. Se aceitarmos esse nível de abuso dos pais, que postam imagens assim para ter audiência e parecerem bacanas, então nós estaremos dizendo que concordamos, que nós aceitamos o abuso infantil”, contou a ativista. (iBahia)

Morre dono de apartamento que explodiu no Rio



Morador do apartamento que explodiu no Rio de Janeiro, o alemão Markus Muller, de 51 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. Ele estava internado no hospital desde a semana passada. A explosão ocorreu há dez dias e foi causada por um vazamento de gás. O apartamento do alemão no Edifício das Canoas, em São Conrado, Zona Sul, ficou completamente destruído. Noves outras unidades foram muito danificadas. O impacto da explosão arrancou janelas e arrebentou paredes, que ficaram em pedaços de concreto. Markus Muller teve 50% do corpo queimado e foi levado inicialmente para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e de lá transferido, dois dias depois, para o Centro de Tratamento de Queimados, unidade especializada no Hospital Pedro II, mas não resistiu aos ferimentos. Muller chegou a conversar com médicos e disse que teria sido vítima de um assalto e de tortura - mas os atendentes desconfiam de um surto. O diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli Sérgio William disse que a explosão no apartamento 1001, do prédio de 72 apartamentos, foi provocado pela má instalação do gás na cozinha. De acordo com William, ficou comprovado tecnicamente que a peça que deveria vedar o gás utilizado no fogão não foi rosqueada com a pressão adequada, causando o vazamento. "A conclusão da perícia é de que o ocorrido foi um acidente. Foram constatados também azulejos [posicionados] sobre azulejos. Essas reformas atuais acarretam isso, pois aumentam a profundidade da peça de recepção e impedem a fixação total do rabicho", disse William. Também ficou constatado que a instalação do equipamento era recente e que o uso do interruptor levou à explosão. "Houve imperícia, negligência e imprudência", afirmou o diretor. (Agência Brasil)

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fim da reeleição
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.

“O entendimento da nossa bancada é que [a reeleição] foi um instrumento que não se mostrou produtivo para o nosso país”, disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).


Também defensor do fim da reeleição, o líder do Solidariedade, Arthur Maia (BA), argumentou que o uso da máquina pública pelo governante que está no poder torna desigual a disputa com outros candidatos.

“É desigual e injusto alguém disputar eleição contra o governante que está no poder com todos os favorecimentos que este poder proporciona”, discursou.

O líder do PT, Sibá Machado (AC), defendeu o fim da reeleição, com a manutenção do mandato de quatro anos.

“Nossa bancada vai orientar o voto sim, pelo fim da reeleição. Todos nós sabemos que a reeleição foi introduzida por um governo do PSDB”, declarou.

O PSDB também defendeu acabar com a possibilidade de reeleição, ressaltando porém, que essa regra “cumpriu o seu papel histórico”.

“A avaliação da bancada é que devemos caminhar para um novo ciclo, pelo fim da reeleição com mandato de cinco anos. Amanhã [quinta[, discutiremos o período do mandato”, disse o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Financiamento
Mais cedo, nesta quarta, a Câmara aprovou incluir na Constituição autorização para que empresas façam doações de campanha a partidos políticos, mas não a candidatos.

As doações a candidatos serão permitidas a pessoas físicas, que poderão doar também para partidos. O texto foi aprovado por 330 votos a favor e 141 contra.

No início da madrugada de quarta, o plenário havia rejeitado emenda de autoria do PMDB que previa doação de pessoas jurídicas tanto a partidos quanto a campanhas de candidatos.

A derrubada dessa emenda foi interpretada por lideranças políticas como uma derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do vice-presidente Michel Temer, que negociaram pessoalmente a votação do artigo da PEC.

O PMDB, então, se empenhou para aprovar, pelo menos, uma emenda que garantisse a doação de empresas aos partidos políticos.

Outras siglas da base aliada e da oposição defenderam a proposta, como o PR. “Esse é o texto mais equilibrado que temos. Impede a doação a varejo aos candidatos, mas permite a doação aos partidos. Posteriormente as leis estabelecerão limites a essas doações”, disse o líder do PR, Maurício Quintella Lessa.

O PT, porém, favorável ao financiamento exclusivamente público, se posicionou contra. O vice-líder do partido Alessandro Molon (PT-RJ) defendeu a derrubada da emenda para que se negociasse, posteriormente, uma solução em projeto de lei que garantisse maior “equilíbrio” na distribuição de recursos de campanha.

“Se derrotarmos, teremos tempo para conseguir uma solução para todos nós. Hoje, pela regra, qualquer um de nós pode receber, partidos e candidatos. Se essa emenda for aprovada, só os partidos poderão receber recursos. Vamos encontrar uma solução que estabeleça uma distribuição equânime”, defendeu.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ITABUNA:PREFEITURA DE ITABUNA E EMPRESAS RECUPERARAM PRAÇAS E CANTEIROS

Os canteiros de parte da Amélia Amado e da Avenida Juracy Magalhães são as primeiras áreas públicas em processo revitalização por empresas que aderiram ao Projeto Adote uma Praça, instituído pela Prefeitura de Itabuna. O primeiro espaço a ficar ponto foi um trecho da Amélia Amado adotado pela Churrascaria Boi Bom e Posto Universal, que plantaram grama e palmeiras e urbanizaram o local após o recapeamento executado pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado.

Canteiros de parte da Amélia Amado ganharam grama e palmeiras - Foto Wilson Oliveira 1

Pelo cronograma da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur o próximo espaço público que será totalmente revitalizado é o canteiro da Juracy Magalhães, cuja obra já foi iniciada com a remoção das placas de cimento e concreto que serão substituídas por grama, palmeiras e mudas de bougainville para embelezamento. Aquele local foi adotado pelas empresas Pai Mendonça e Conlar.
Adote uma Praça muda paisagem de canteiros da Juraci Magalhães - Foto  Wilson Oliveira 1
Nessa primeira etapa do Projeto Adote uma Praça está prevista ainda a recuperação das praças Olyntho Leone, no centro, e da Amizade e Pastor Hélio Lourenço, no bairro Góes Calmon. As empresas ACE Curso de Idiomas, Shopping Jequitibá e M.H Souza Freitas já estão concluindo projetos de revitalização para aprovação pelo município. A Praça da Amizade será contemplada com paisagismo, rampas para acessibilidade, equipamentos e brinquedos para crianças menores de 10 anos.
Canteiros de parte da Amélia Amado ganharam grama e palmeiras - Foto Wilson Oliveira 3
A Praça Pastor Hélio Lourenço ganhará equipamentos esportivos e de lazer, já que é utilizada para a prática diária do futevôlei por um grupo de desportistas e atividades físicas pela Associação Itabunense de Atletismo – AIA, enquanto a Olynto Leone terá canteiros, bancos e calçadas totalmente recuperados. Já nas imediações da Rua José Alves dos Reis, no bairro Jardim Vitória, deverá ser construída uma praça em parceria com empresa Engkah Engenharia.
Adote uma Praça muda paisagem de canteiros da Juraci Magalhães - Foto  Wilson Oliveira 3
Além disso, está prevista a revitalização do canteiro da Avenida Princesa Isabel, no trecho entre os bairros Banco Raso e São Caetano. O espaço será recuperado em parceria com a empresa Rota Transportes, que se integrou ao programa Adote uma Praça. Pelo contrato com o município todas as empresas se comprometem em revitalizar os espaços públicos, mantê-los iluminados e limpos, em condições de uso pela população, em troca da colocação de placas de marketing e propaganda de suas marcas. Mais empresas estão se habilitando no esforço da Prefeitura de melhorar a estética e paisagismo da cidade.

SERVIDORES GANHAM SEM TRABALHAR NA CÂMARA DE ILHÉUS

Casa tem servidores nomeados que não trabalham.

Desde o dia 2 de janeiro, o Diário Oficial da Câmara de Vereadores de Ilhéus registra nomeações de servidores que não desempenham suas funções. Até o mês de maio, pelo menos quatro cargos comissionados foram nomeados pelo presidente Tarcísio Paixão, mas não costumam comparecer nas dependências e sequer há espaço reservado para que trabalhem.
É o caso de Hernani Figueiredo Oliveira Santos, nomeado como assessor da Ouvidoria Geral, símbolo CC-I, como registrado no Diário Oficial do dia 2 de abril. Salário: R$ 3.024,00.
O PIMENTA fez várias ligações para tentar falar com a ouvidoria, mas não conseguiu. Quem visita a Câmara, não consegue localizar o espaço dedicado à ouvidoria, que deveria receber sugestões e reclamações do ilheense.
Sem a sala definida, Kleide Ribeiro Figueiredo não tem onde trabalhar. Ela foi nomeada como “chefe da telefonia”, com vencimento de um salário mínimo e nomeada em 2 de janeiro. Detalhe: o setor ainda não conta com um número de telefone em funcionamento. Os servidores da casa desconhecem quem seja Kleide. “Não tem ninguém com esse nome aqui não”, disse um servidor que atendeu uma das várias ligações feitas pelo blog.
No último dia 4 de maio, a presidência nomeou dois intérpretes de línguas para atuar durante as sessões, provavelmente na tradução das falas para a língua brasileira de sinais. As nomeações estão no Diário Oficial. Eles vão receber um salário mínimo cada um. Antonio Carlos Oliveira de Aquino e Cristiane de Almeida Silva ainda não foram vistos trabalhando.

http://www.pimenta.blog.br/

Brasileiros têm quarto maior tamanho de pênis do mundo; primeiro lugar é do Congo



Uma jornalista investigou variações de tamanho e formato de pênis em todo o mundo, além de outras especificidades ligadas ao sexo. Com o material de suas pesquisas, Marcia Kedouk escreveu "O Livro Proibido do Sexo", publicado recentemente. De acordo com pesquisas de vários países, algumas baseadas no que os próprios participantes declararam, o Congo é o país que registrou os maiores pênis, com uma média de 18,03 cm, enquanto as menores marcas foram da Coreia do Sul, com 9,65 cm. O Brasil tem o quarto maior número, com uma medida média de 14,5 cm. Além do país africano, os brasileiros ficam atrás da população masculina de Equador e Itália. Isso tudo sem considerar os atores pornô de qualquer lugar, que dizem ter órgãos sexuais de cerca de 30 cm. O livro também apresenta os vários formatos de pênis. Entre eles, está o cogumelo, com a glande bem mais larga do que a base, e o cenoura, com a base larga e afinando ao longo do comprimento. As mulheres não foram deixadas de fora da publicação, com dados sobre seu órgão sexual. Por exemplo, há a informação de que o clitóris aumenta em média 4 vezes o seu tamanho e que a vagina pode atingir um comprimento médio de 15 cm, tudo isso durante a excitação. BN

Sartori apresenta projeto de lei para privatizar ensino público gaúcho

Governador José Ivo Sartori na abertura do ano letivo. Foto: Palácio Piratini



Tramita desde o começo de abril, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), projeto de lei do governador José Ivo Sartori (PMDB) que estabelece Parcerias Público-Privadas (PPPs) na educação pública gaúcha. O PL 103\2015 está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda parecer do deputado estadual Ciro Simoni (PDT). Se aprovada, a nova legislação irá flexibilizar a gestão das escolas da rede estadual com a iniciativa privada.
A intenção do governo Sartori é criar o programa “Escola Melhor: Sociedade Melhor” que prevê ‘alcançar contribuições financeiras para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública Estadual’. As pessoas físicas ou jurídicas podem doar materiais didáticos, fazer reformas físicas e investir em infraestrutura tecnológica (wi-fi, notebooks). Podem também fazer intervenções pedagógicas por meio de palestras e ‘outras em acordo com a direção e Conselho Escolar’. Em contrapartida, podem fazer publicidade e propaganda das suas iniciativas nas escolas.

Ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) e a ex-secretária estadual de Educação, Mariza Abreu que também foi secretária no governo de Caxias do Sul.
A proposta é vista como uma privatização do ensino público pelo segundo vice-presidente do Cpers, Luiz Veronezi.“O governo tem dito que é um projeto que não divide a responsabilidade com as empresas, apenas uma permuta de investimento por publicidade. Mas a educação é investimento e não gasto. Repassar à iniciativa privada qualquer possibilidade de gestão é mudar o sentido da educação pública”, afirma.
O estado tem que ser responsável e garantir o direito constitucional de acesso à educação de qualidade. No entanto, os déficits financeiros e dívidas públicas tem levado os agentes públicos a optarem pelas Parcerias Público-Privadas (PPPs) em várias áreas. No caso da educação, a primeira escola construída pela iniciativa privada foi inaugurada pela Prefeitura de Minas Gerais.
Receita Yeda Crusius de governar

“Algumas escolas foram ajudadas nesta época, mas em outras, ocorreram problemas porque a empresa queria dar a linha para a escola. Isso é obrigação da escola. Não é a lógica do mercado que rege o ensino. Não formamos cidadãos para mão de obra barata. A escola é espaço de aprendizagem e de cidadãos críticos. O Sartori está repetindo a receita da Yeda com a Agenda 2020 em que a Gerdau e outras empresas norteavam a governança do estado. Isto já nos mostrou que é uma experiência que pouco contribui para o desenvolvimento”, critica o segundo vice-presidente do Cpers, Luiz Veronesi.No Rio Grande do Sul, parcerias com instituições privadas foram ensaiadas no governo de Yeda Crusius (PSDB). Em 2006, a ex-governadora lançou o projeto “Jovem de Futuro – Qualidade Total no Ensino Médio”, uma parceria firmada entre o governo gaúcho e o Instituto Unibanco. O programa foi implantado em 25 escolas exclusivamente de Porto Alegre e Região Metropolitana, escolhidas pelo governo e pelo banco. A instituição financeira repassava anualmente R$ 100 por aluno regularmente matriculado. A justificativa dada por Yeda Crusius na época foi que o projeto ‘contribuiria para a melhoria do atendimento educacional oferecido nas escolas’.
O governo de José Ivo Sartori herdou do governo Tarso Genro um total de 1.494 escolas reformadas nos últimos quatro anos. O contencioso de 1.000 reformas não realizadas por governos anteriores também foi atualizado no governo Tarso. No entanto, o esperado Plano de Necessidade de Obras (PNO) que garantiria a reforma de 388 escolas só conseguiu concluir 11 delas até o final de 2014. Outros 128 projetos em elaboração poderiam ser feitos se o governo estadual obtivesse novas fontes de financiamento.
“O modelo neoliberal na educação com o auxílio de empresas para obras é arriscado por que desobriga o estado a investir e facilita o descaso com a coisa pública. Tivemos uma experiência no Chile com a iniciativa privada na educação pública que teve um crescimento e depois decaiu. O problema financeiro, alegado pelo governo atual só existe da porta do Palácio para fora, porque do Palácio para dentro aprovaram o aumento dos próprios salários já nos primeiros atos de governo”, critica o vice-presidente do Cpers.
A experiência internacional com as PPPs
Bandeira de diversos gestores quando candidatos, a educação pública de qualidade tem colaboração direto da iniciativa privada em diversos países. Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Tribunal de Contas da União (TCU) as experiências na Inglaterra, Irlanda e Portugal foram consideradas positivas devido à expertise destes países com sistemas de controle e nas parcerias com o terceiro setor.
Conforme pesquisa realizada pelo próprio Tesouro do Reino Unido indicou que 80% dos usuários de serviços entregues nestes países por meio de PPPs estão sempre ou quase sempre satisfeitos. Outro relatório, publicado em 2002, indicou que 76% desses projetos foram entregues em tempo e/ou antecipados. As pesquisas relataram também que 78% dos projetos permaneceram nos limites do orçamento público.
No entanto, controvérsias suscitaram debates calorosos nestes países ao longo da implantação das PPPs. Antes do fim dos anos 80, o aumento das despesas do governo britânico, por exemplo, coincidiu com a diminuição dos gastos públicos essenciais, sugerindo que os necessários investimentos no setor público haviam sido substituídos pelas PPS.