terça-feira, 28 de julho de 2015

PRADO: Após 'invasão' de mariposas, aula é suspensa por infestação de larvas


Após a invasão de mariposas em Prado, no extremo sul do estado, larvas deixadas pelos insetos se espalham pela cidade e causam novo problema aos moradores. Apesar de pequenas, as larvas têm incomodado. “Quando o pessoal passa e elas [larvas] encostam nas pessoas, começa a coçar, dá alergia”, disse o estudante Walisson de Oliveira. Esta semana, dois colégios tiveram aulas suspensas por causa da infestação dos insetos.

A secretaria de Meio Ambiente iniciou o combate no início da semana, mas as larvas, que em pouco tempo se tornam lagartas, só podem ser combatidas quando nascem. Por isso, esse processo pode levar alguns dias.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente de Prado, as mariposas surgiram por causa de um desequilíbrio ecológico que ainda está sendo estudado. Uma das possíveis causas é a monocultura do eucalipto na região.
Mas as empresas de papel e celulose que atuam na área afirmam que o combate às lagartas pardas é realizado com a orientação de órgãos competentes, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O produto usado no combate é biológico, não prejudica a saúde humana e não afeta a biodiversidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário