quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ITABUNA: POLÍCIA PRENDE QUADRILHA DE BANDIDOS E APREENDE, ARMAS, DROGAS E COLETES BALÍSTICOS







Uma operação desencadeada pela CIPE Cacaueira e a CETO culminou na prisão de cinco homens, na apreensão de um menor e de diversos materiais usados para o tráfico.

A ação aconteceu no bairro Nova Califórnia. Após varias denúncias os policiais chegaram à localidade e em uma residência na Rua C encontraram o material, dentre eles estavam: dois coletes a prova de balas, três revólveres calibre 38 e um calibre 32, 22 munições, entre as drogas, haviam 68 buchas de maconha, 41 pedras de crack e 01 tablete de maconha.

Seis pessoas foram conduzidas para a delegacia, entre eles um adolescente de 16 anos acusado de ter matado a tiros o garoto Otávio Vitor Andrade Pereira de apenas sete anos, na véspera do natal de 2012. O adolescente já havia sido apreendido no começo do mês e liberado pela Justiça.

FONTE: RADAR NOTÍCIAS

Ilhéus: Prefeitura corta adicional de insalubridade de servidores



A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, determinou a suspensão do direito ao pagamento de adicional de insalubridade aos servidores, mais precisamente aos servidores dos Postos de Saúde. Com a medida, os servidores pretendem não se submeter e se expor à riscos, sendo que os setores de vacinação e curativos ficarão extremamente prejudicados, por falta de material humano. Tal medida, considerada por muitos uma aberração, vem sendo criticada e repudiada veementemente até por quem apoia o governo.

ASSASSINATO NO BAIRRO PARQUE BOA VISTA









Noite de quinta-feira (31), por volva das 21h, o jovem Tiago Araújo Almeida de 25 anos, foi a vitima desta vez. Ele foi assassinado com três tiros que atingiram as costas, perna e um abaixo do braço, que pode ter sido o tiro fatal. O crime aconteceu no bairro Parque Boa Vista, Rua Capixaba.


















FONTE:VERDINHO ITABUNA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Jovem rouba moto e é preso em seguida



Na tarde desta quinta-feira (31), o jovem de prenome Luan, de 19 anos, foi preso na Avenida J.S. Pinheiro com uma moto roubada. 
De acordo com a vítima, a moto estava estacionada próximo ao Colégio Modelo, quando ela foi sair, o jovem anunciou o assalto.

A vítima ainda resistiu, mas segunda ela, Luan simulou estar armado. Quando ele fugia, policiais rodoviários estaduais que passavam pelo local o prenderam.

CAMACAN: SINDICALISTA É AGREDIDO POR SEGURANÇA DA MALWEE

Presidente do Sintratec foi agredido por segurança da Malwee durante manifestação.


Acabou em agressão o protesto que sindicalista fizeram, hoje à tarde, na porta da filial da indústria de confecções Malwee, em Camacan, a 80 quilômetros de Itabuna. Um segurança ainda não identificado desferiu um soco no rosto do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Calçadistas do Sul da Bahia (Sintratec), Jeser Cardoso.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil no município sul-baiano. O sindicalista participava da manifestação quando levou o soco no rosto. A atitude do segurança da empresda foi lamentada pela diretoria do Sintratec.
Em nota, os dirigentes do sindicato lamentaram que “a Malwee tenha entre seus prepostos pessoas despreparadas e reafirma seu compromisso com os trabalhadores têxteis e calçadistas do sul e extremo sul da Bahia, condenando qualquer tipo de ato violento e priorizando o diálogo como forma de se chegar aos acordos possíveis entre patrões e empregados”. O PIMENTA não conseguiu contactar a assessoria da empresa.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Itaju: Índios invadem escola e prejudicam matrículas



Mais de 100 índios da tribo pataxó Hã hã hãe ocupam o Colégio Municipal José Onório, em Itaju do Colônia desde terça-feira (29). O parque de exposições, um outro parque onde há provas de competições com cavalos e uma creche também foram ocupados.

De acordo com Ednaldo Martins, prefeito de Itaju do Colônia, as matrículas na escola invadida foram suspensas por conta do movimento indígena. Segundo ele, as matrículas começaram na segunda-feira (28) e as aulas estão previstas para após o carnaval.

A prefeitura também retirou todo o material que estava dentro da unidade de ensino por causa da ocupação. “Tiramos carteiras, computadores, fichas de alunos, documentos”, disse Ednaldo Martins.

Os índios alegam que a área onde foram construídos os parques, a creche e a escola pertence a eles e dizem que só vão desocupar os locais invadidos depois que a prefeitura retirar todos os moradores das áreas.

Segundo o prefeito de Itaju do Colônia, um pedido de reintegração de posse já foi encaminhado ao Ministério Público Federal em Ilhéus.

O chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itaju do Colônia, Jovanildo Vieira, informou ao G1 que a área ocupada pelos manifestantes, localizada no bairro de Parque dos Rios, o mais populoso da cidade, é indígena. Vieira afirmou ainda que foi passado um relatório para a Coordenadoria Regional da Funai em Eunápolis, que vai avaliar a situação para tomar as providências necessárias. Fonte: G1.

SIMPI rejeita nova proposta de parcelamento em 12 vezes



Os Diretores do SIMPI, junto com os demais sindicatos, SINDSERV E SINDIACS, se dirigiram mais uma vez ao Ministério Público do Trabalho na tarde dessa quarta (30/01) para que, juntos, pudessem viabilizar novas propostas que resolvessem, com urgência, a inadimplência da Prefeitura com os Servidores e Professores municipais. Conforme a Procuradora do Trabalho, Cláudia Soares, a minuta tinha por objetivo englobar numa mesma ação os pedidos dos diversos sindicatos, respeitando, é claro, as particularidades de cada um. Entretanto, a boa vontade do órgão mediador não vingou, pois diante da nova e absurda proposta de parcelar o pagamento do salário de dezembro do professor em 12 vezes, restou frustrada qualquer negociação. “Não, nem a categoria nem nós do Sindicato aceitamos essa proposta”, afirmou Norma Guimarães, presidente do SIMPI. O Ministério Público do Trabalho trouxe a proposta de parcelamento em no máximo 4 meses, sendo estas parcelas à serem pagas em 13/02; 04/03; 22/03; 12/04 e a última em 02/05, sendo todas de igual valor, qual seja: R$ 656,21 (seiscentos e cinquenta e seis reais e vinte e um centavos). A ideia da procuradora era liquidar a dívida de quem recebe até um salário mínimo e depois ir completando a renda daqueles que recebem a mais. Entretanto, também não teve êxito por oposição dos representantes do governo que alegaram não ter condições de honrar com este compromisso. A próxima audiência será no dia 19/02 pela manhã, pois o SIMPI pediu à Procuradora do Trabalho que notificasse a Secretaria da Educação para que a mesma comparecesse no MPT com os reais dados da atual folha, quando será tentado um último acordo. A categoria, que faria uma vigília na porta da prefeitura será direcionada à porta do Ministério do Trabalho e Emprego como forma de pressionar os Secretários e manifestar sua indignação para com a postura da atual gestão. A assembleia marcada para a tarde do dia 19 continua firmada. 

SERVIDORES FAZEM ACORDO E ENCERRAM GREVE




Os representantes do funcionalismo municipal de Itabuna decidiram há pouco encerrar a greve iniciada nesta terça-feira, 29. A deliberação pelo retorno às atividades ocorreu em assembleia, após reunião com membros do governo intermediada pelo Ministério Público do Trabalho.
A greve foi deflagrada em protesto contra o atraso no pagamento dos salários de dezembro de 2012. A nova gestão alegava que a administração anterior não deixou recursos em caixa para quitar a dívida com o funcionalismo, que atinge um montante de R$ 11,3 milhões.
Inicialmente, o governo propôs aos funcionários o pagamento dos salários em 16 vezes, o que foi recusado pelos servidores. Na tarde desta quarta-feira, 30, a Prefeitura melhorou a proposta, que passou a ser de parcelamento do débito em seis vezes, a partir de fevereiro, com vencimento sempre no dia 13.
Segundo a dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), Wilmaci Oliveira, os cerca de 300 funcionários da equipe de apoio da educação receberão os atrasados de uma só vez, no dia 13 de fevereiro. Já os professores, vinculados a outro sindicato, negociam à parte com o governo e não estão incluídos no acordo fechado hoje.
“A proposta não foi a ideal, mas reconhecemos que foi a possível de ser alcançada dentro das condições financeiras do município”, afirma Wilmaci. Ela acrescenta que a opção do acordo é mais satisfatória do que o caminho judicial, que implicaria em demora para se chegar a uma solução.

Governador Wagner visita Itajuipe neste sábado




O Governador Jaques Wagner (PT) no próximo sábado (2) desembarca em solo itajuipense para inaugurar o Centro de Mamografia na Fundação Lourdes Lucas. O governador virá acompanhado do itajuipense Chefe de Gabinete, Edmon Lucas (PSB) A Fundação Lourdes Lucas presta relevantes serviços sociais ao município na área da saúde; cursos e artes. Embora não seja decisão do Governador, manifestantes devem chamar atenção de Wagner para implantação da Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) na Estação Joaquim Bahiana (BR 101- Itajuípe/Itabuna). A visita do governador deve ser rápida e pela parte da manhã.

A BANDA DE PAGODE GUETTO É GUETTO SUBSTITUIRÁ BLACK STYLE NO FORRÓ DA JACUTINGA - 2013



A FESTA DE CAMISA MAIS ESPERADA DO ANO
FORRÓ DA JACUTINGA - 2013
11 DE MAIO Á PARTIR DAS 22 HORAS

 



Idoso é preso com crack e maconha em Santo Antônio de Jesus




Conhecido como o “Vovô do tráfico”, Francisco da Silva Pinto, de 61 anos, foi preso em flagrante por investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), com 17 pedras de crack e quatro “trouxinhas” de maconha já prontas para venda. O anúncio da prisão foi feito, nesta quarta-feira (30), pelo delegado Edilson Magalhães.
Com entradas nas delegacias de Itabuna e Riachão do Jacuípe por tráfico de drogas e receptação, o Vovô do Tráfico também é acusado de estupro em Santo Antonio de Jesus. Na casa onde reside, na Avenida Providência, no bairro Urbis IV, os policiais apreenderam ainda um Palio, placa GZW-7761, registrado em nome de Antonio de Jesus dos Santos. A procedência do veículo é investigada.
Monitorado há dois meses pelos policiais da 4ª Coorpin, o Vovô do Tráfico disse, na unidade policial, estar surpreso com a prisão e, sobretudo, com o fato de ter sido encontrado drogas, como crack e maconha, em sua casa. Ele se negou a informar a procedência do material apreendido.
Natural de Itororó, Francisco reside há mais de dez anos em Santo Antônio, onde mantém mulher e dois filhos. Sem ter uma profissão ou mesmo um emprego fixo, não soube explicar como faz para ter renda e sustentar a família. Autuado em flagrante por tráfico de drogas, o Vovô segue custodiado na carceragem da 4ª Coorpin, à disposição da Justiça.

Vigilância Sanitária apreende 600kg de carne podre




A Vigilância Sanitária apreendeu cerca de 600 quilos de carne podre que seriam comercializados na manhã desta quarta-feira (30) no Centro Comercial de Itabuna.

A apreensão foi possível graças a colaboração da comunidade, que realizou uma denúncia anônima.

De acordo com fiscais da Vigilância Sanitária, a carne era oriunda de um acidente que ocorreu na tarde de ontem. Os animais estavam sendo transportados em um veículo, mas terminaram morrendo no acidente.

Após despostar a carne, comerciantes de Itabuna que pretendiam vender o produto, mesmo estragado.

Após a apreensão, toda a carne foi levada para o bairro Nova Ferradas, onde será incinerada.

Prefeitura busca apoio da Sesab para reabrir rede básica de saúde

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Saúde, ampliou negociações para retomada da parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com a visita do superintendente Andrés Alonso, quando se discutiu a atenção básica e a ampliação do número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base.
No próximo dia 5 uma equipe da Sesab vai tratar exclusivamente da atenção básica e todos os projetos da área no município. “Vamos discutir a forma como o Estado pode ajudar nesse momento de dificuldades”, disse o secretário, que está trabalhando para o funcionamento pleno das unidades básicas de saúde, já que algumas passam por reformas, mas não têm equipamentos médicos-ambulatoriais, condicionadores de ar, mobiliários, equipamentos odontológicos, etc.
No Hospital de Base, o secretário de Saúde, o diretor da unidade, Paulo Bicalho, e Andrés Alonso conversaram sobre a abertura de mais 10 leitos de UTI. “Na planta temos área praticamente pronta a receber o novo serviço com instalações físicas ideais, faltando revisão da rede de gases, aclimatação e equipamentos. Nosso pedido será oficializado à Sesab para apoiar e contratar os leitos, o que vai contribuir para resolver o financiamento do HBLEM que tem UTI, mas em estado precário e sem equipamentos” comentou Renam Araujo.
O superintendente da Sesab Andrés Alonso veio a Itabuna na segunda-feira (28), para inaugurações na Santa Casa de Misericórdia que implantou ambulatório, no Hospital São Lucas, em conjunto com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e a unidade cardiointensiva (UCI), no Calixto Midlej Filho. As duas unidades vão ampliar os serviços à população.
O primeiro numa área menos complexa, vai servir aos alunos e residentes da Uesc. Já a UCI potencializará os serviços de cardiologia, cirurgias cardíacas, implantação de marca-passo, tratamento das arritmias, etc.
Segundo o secretário também se aproveitou a visita para avançar na discussão da retomada da gestão plena de Saúde e implantação do complexo regional de regulação, previsto para Itabuna numa parceria entre o Estado e a prefeitura. “Será um sistema informatizado conectado ao programa de regulação do estado, com médicos plantonistas e técnicos administrativos. A central vai receber as demandas de regulação da urgência, emergência e ocupação de leitos”, explica Renam Araújo.
O novo serviço amplia e qualifica a Central Municipal de Regulação, já que em vez de demandas espontâneas de pacientes tudo será feito no sistema informatizado em que médicos analisarão o critério de gravidade e ocupação dos leitos, principalmente os contratualizados pelo SUS nos hospitais de municípios regionais e de Itabuna - Base, São Lucas, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. 
Ainda na tarde de segunda-feira houve reunião das equipes de regulação, marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde com o superintendente da Sesab Andrés Alonso. Na oportunidade, ficou decidido que parte dos técnicos vai a Salvador para cursos de capacitação na Sesab no processo de retomada da gestão plena, visando assumir o controle e avaliação dos hospitais e prestadores de serviço contratualizados, mesmo o pagamento ainda sendo de responsabilidade do Estado. “A partir de março estaremos atestando, conjuntamente, a prestação dos serviços de saúde”, concluiu o secretário de Saúde, Renam Araújo.

Itabuna tem novas regras para funcionamento de casas de shows




Casas de show de Itabuna terão que requerer à Prefeitura Municipal um alvará de autorização para a realização de eventos. A antecedência mínima será de 30 dias para apresentar os licenciamentos da Polícia Militar, Civil e Federal, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, SAMU, CREA/BA, Vigilância Sanitária, Secretarias de Trânsito e Saúde. A regulamentação para os eventos foi discutida nesta quarta-feira pela Indústria, Comércio e Turismo municipal com os produtores de eventos e proprietários de casas de shows. A secretaria criou uma classificação para os eventos como de Pequeno, Médio e Grande Porte, por causa disso haverá licenciamentos específicos e prazo diferente para protocolo dos documentos. Uma cartilha com as condições para a realização dos eventos foi distribuída para o grupo e será debatida em nova reunião, a ser marcada. Entre as exigências está a instalação de Posto Médico e a sinalização interna para circulação segura e saída de emergência. O Major Edson Neiva, do Corpo de Bombeiros, pediu que os empresários orientem os funcionários quanto a utilização correta dos extintores de incêndio e das saídas de emergência e desaconselhou completamente o uso de fogos em ambiente fechado. Segundo o oficial, já aconteceu de os produtores alugarem extintores para a vistoria e retirarem antes do evento começar, a partir de agora isso não acontecerá, pois haverá uma vistoria da Prefeitura pouco antes do início. Os empresários elogiaram a postura do governo municipal, porque com a apresentação das normas e o diálogo, fica garantida a produção de eventos na cidade, com a devida segurança. Ficou claro que sempre que ocorrer de um licenciamento ficar pendente o show será cancelado. Os produtores demonstraram colaboração com a prefeitura e as autoridades e se prontificaram a cumprir as normas de proteção.

Prefeitura de Ilhéus começa a pagar folha, de dezembro, dos professores




O secretário de Administração da Prefeitura de Ilhéus, Ricardo Machado, confirmou na tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro, que já foi enviado à instituição bancária a autorização de pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro dos trabalhadores em educação que recebem até R$ 916. Segundo ele, o atual governo teve que resolver problemas contábeis deixados pela administração anterior, que não empenhou devidamente a folha de pagamento dos servidores relativa a dezembro. Os recursos para o pagamento desse lote de salários estavam bloqueados pela justiça, mas foram liberados pelo juiz de direito substituto da 2ª Vara de Feitos de Relação de Consumo Civil e Comercial da Comarca de Ilhéus, Eduardo Gil Guerreiro. Saúde – Também, segundo informações da Secretária Municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, já foi encaminhada à instituição bancária a folha de pagamento dos servidores da própria secretaria referente aos salários do mês de janeiro, cujo crédito deve entrar nas respectivas contas até esta quinta-feira, dia 31

TABUNA: EX-PRESIDENTE DA EMASA ASSUME DIRETORIA NO GOVERNO DE VANE

Alfredo_Melo_pres_empresa_emasa_be_pag


Em Itabuna o prefeito Vane do Renascer (PRB), convocou o engenheiro Alfredo Melo para ser o diretor de projetos da secretaria de desenvolvimento Urbano do município. Alfredo é concursado da EMASA desde 2008, e foi designado pelo prefeito para assumir a diretoria, faltando apenas ser publicado no diário oficial.

Alfredo Melo foi presidente da EMASA na gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), e ficou no cargo por mais de dois anos, sendo substituído em 2011, por Geraldo Briglia.

ILHÉUS: JUSTIÇA OBRIGA JABES A RECONTRATAR CONCURSADOS

Jabes terá de recontratar servidores (Foto Pimenta).

A Justiça em Ilhéus obrigou o prefeito Jabes Ribeiro (PP) a recontratar funcionário concursado demitido no início deste mês. A ação foi movida por um concursado. O juiz substituto da 2ª Vara  Cível e Comercial de Ilhéus, Eduardo Gil Guerreiro, além de determinar a readmissão do agente de trânsito concursado Ronaldo Alves da Silva, também ordenou o pagamento dos dias em que o funcionário ficou afastado por força do decreto do prefeito ilheense, revela o blog Agravo.
O município pode pagar multa de R$ 500,00 por dia, caso não cumpra a decisão judicial. Ronaldo Alves da Silva foi aprovado em concurso em 2011, homologado no dia 28 de fevereiro do ano passado, antes do período eleitoral, ressalta o advogado José Zacarias, que atuou na ação movida pelo funcionário demitido.
O magistrado, na decisão, também rebateu argumento utilizado pelo prefeito ilheense para a demissão, o de aumento de despesa. Cita que o concurso foi homologado e existia dotação orçamentária específica para as novas contratações. Cerca de 70 funcionários concursados foram demitidos por Jabes nos primeiros dias de governo.

MARCOS ALAN NA EQUIPE DE VANE

Ex-secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão de FG, Alan integrará equipe de Vane.


O prefeito Vane do Renascer recrutará mais um quadro do governo do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM). Será o ex-diretor de Projetos e Engenharia da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Marcos Alan Farias.
Farias também foi titular da Sedur no governo do ex-prefeito Fernando Gomes. Ele ocupará cargo também na área de projetos neste novo governo. A favor do “recrutado”, pesa o fato de ser reconhecido como eminentemente técnico.
Fonte: Pimenta na Muqueca

Prefeitura de Itabuna apresenta nova proposta para servidores



De Brasília, onde participa de encontro de prefeitos com a presidenta Dilma Rousseff e ministros de Estado, o prefeito Claudevane Leite informou que determinou à sua equipe que apresente, em reunião no Ministério Público do Trabalho esta tarde, uma nova proposta para pagamento dos salários de dezembro dos servidores, com parcelas bem menores e separadas por setor. Segundo Vane, a prioridade do momento é acertar a dívida com o funcionalismo e que todo o esforço neste sentido está sendo feito, mas há dificuldade em equilibrar a necessidade de manter os serviços públicos, iniciar projetos sociais e infra-estrutura e garantir o direito dos servidores de receber o salário. O grupo de trabalho composto pelas secretarias de Planejamento, Fazenda, Saúde, Educação, Administração, Procuradoria e Controladoria, concluiu ontem estudo da capacidade financeira da prefeitura e fará uma proposta de parcelamento diferenciado para os setores da Educação, Saúde e Administrativo, reduzindo o número de parcelas para a quitação do débito. O prefeito de Itabuna explica que as contas consideram a receita e as despesas de janeiro e a perspectiva dos próximos meses. "Para chegar à proposta que os servidores conhecerão esta tarde a nossa equipe foi buscar o limite de cada receita", explicou o prefeito, acrescentando que comparando com janeiro de ano passado, a receita teve um declínio de 21%.

ENTRE RIOS: PREFEITURA ABRE CONCURSO COM SALÁRIO DE ATÉ R$ 6 MIL



A Prefeitura de Entre Rios (BA) está com inscrições abertas para o concurso público com 159 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior, e salários que variam de R$ 678 a R$ 6.600.

Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, bioquímico, engenheiro civil, engenheiro ambiental, psicopedagogo, turismólogo, anestesista, oftalmologista, pneumologista, psiquiatra, plantonista, cardiologista, obstetra, médico PSF, odontólogo PSF, enfermeiro PSF e enfermeiro.

Já as vagas de nível médio são para técnico de enfermagem, técnico de enfermagem PSF, auxiliar de laboratório, técnico em raio X, técnico em laboratório, assistente administrativo, auxiliar administrativo PSF, recepcionista, fiscal de tributos e fiscal de obras e postura.

E os postos de nível fundamental são para guarda municipal, eletricista, auxiliar administrativo, carpinteiro, mecânico, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de higiene, auxiliar de eletricista, auxiliar de mecânico, auxiliar de cozinha, operador de máquinas e motorista de veículos leves.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro pelo site www.seprod.com.br. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na secretaria da saúde, localizada na Praça Barão do Rio Branco s/nº, das 8h às 14h.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de março. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos e prova prática para operador de máquinas e motorista de veículos leves. O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

iBahia

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PREFEITURA DE ILHÉUS FRAUDOU DOCUMENTOS DO MINHA CASA MINHA VIDA



Prefeitura de Ilhéus rasurou documentos para excluir beneficiados do Minha Casa Minha Vida.
A luta de uma servidora pública residente na cidade de Ilhéus começa a produzir os primeiros resultados no que pode se configurar como uma tentativa desonesta de manipular a lista de beneficiados do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade, financiado pelo Governo Federal.
ENTENDA O CASO
Há cerca de dois meses, o Blog do Ricky vem acompanhando de perto a história de Marilene Pereira Santos, residente em Ilhéus, servidora do município de Itabuna. Marilene recebe salário mínimo, não possui casa própria e tem um filho menor de idade. Com todas essas prerrogativas, ela seria uma grande candidata a ser contemplada pelo Minha Casa Minha Vida. Ela participou de todas as etapas de adesão ao programa: inscrição, entrevista, apresentação de documentos. Contudo, a servidora teve uma grande surpresa quando a prefeitura publicou a lista dos beneficiados, no final de novembro de 2012.
Após publicação da lista, com os beneficiados do condomínio Morada das Águas I, no Banco da Vitória, Marilene percebeu que, lá, não constava o seu nome, de acordo com o que foi lhe assegurado durante o processo de seleção, realizado no ano passado. Além de perceber a ausência do seu nome, a servidora observou que outros nomes de pessoas que nitidamente não atendiam aos pré-requisitos exigidos pelo Governo Federal passaram a constar como beneficiados.
Marilene Santos entrou, então, com uma representação contra a Prefeitura de Ilhéus junto ao Ministério Público Federal (MPF). Após investigação e análise de documentos, o MPF ainda orientou a servidora a resgatar o dossiê comprobatório de sua condição social junto à prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF).
Na agência da CEF em Ilhéus, Marilene foi informada que não é a Caixa Econômica a entidade responsável pela análise das informações prestadas pelos interessados em adquirir imóveis pelo Minha Casa Minha Vida. Toda a parte de análise dos cadastros é feita pela Secretaria de Assistência Social dos municípios. Ainda assim, atendendo à um despacho do MPF, a Caixa Econômica de Ilhéus informou que, segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Ilhéus, o nome da servidora Marilene Pereira Santos listava entre aqueles cuja renda mensal seria superior à permitida pelo Governo Federal, ainda que a servidora tenha apresentado cópia do seu holerite e de sua carteira profissional onde constam que a mesma recebe somente um salário mínimo.
No mesmo despacho, o MPF solicitou também que a Prefeitura de Ilhéus reapresentasse os cadastros individuais de cada inscrito para o Programa Minha Casa Minha Vida. Quando se teve acesso aos dados de Marilene, o MPF descobriu que o campo onde se informou a renda da servidora fora rasurado com corretivo líquido, e a informação prestada por ela foi modificada para um valor que não tinha sido o valor informado na entrevista.
INVESTIGAÇÃO
Descoberta a fraude, a servidora foi aconselhada pelo MPF a fazer uma denúncia também na Polícia Federal. Marilene assim o fez e ainda prestou queixa-crime na Polícia Civil.
Durante esse processo, o Blog do Ricky teve acesso à todos os documentos e realmente comprovou que o dossiê social de Marilene Pereira Santos foi rasurado indevidamente com o pretexto de excluí-la da lista de beneficiados do Minha Casa Minha Vida. A lista foi ‘organizada’ ainda durante a gestão do ex-prefeito Newton Lima. De acordo com Marilene, é possível que outras 40 pessoas também tenham sido vitimadas pela tentativa de fraude. Neste grupo, todos os nomes apareciam numa lista preliminar de beneficiados e, após publicação de lista definitiva, os nomes simplesmente desapareceram.
A previsão é que os contemplados da lista ‘fraudada’ recebam as chaves dos apartamentos nesta quarta-feira (30). O caso está sendo analisado pelo Ministério Público Federal, pela Polícia Federal e pela Polícia Civil. Marilene espera que os responsáveis pela fraude sejam identificados e que uma nova lista seja organizada.

FONTE: BLOG DO RICKY

EX-VEREADOR RAIMUNDO PÓLVORA SOFRE UM INFARTO




Ex-vereador está hospitalizado desde ontem (28). Foto: Políticos do Sul da Bahia.
O ex-vereador de Itabuna Raimundo Pólvora (DEM), está hospitalizado desde a segunda-feira (28) no Hospital São Lucas. Raimundo Pólvora deu entrada com suspeita de ter sofrido um infarto. A família não confirma e prefere se reservar ao direito de não se pronunciar.
Raimundo Pólvora fez parte da última legislatura e pertence ao grupo dos 10 vereadores que tentou a reeleição em 2012 e que não logrou êxito. Durante o seu mandato, Raimundo Pólvora se transformou em polêmica quando assumiu que era um vereador que estava à serviço dos interesses de quem chefiava a prefeitura. Na época, o Centro Administrativo Firmino Alves era comandado por José Nilton Azevedo Leal, também do DEM. Segundo uma fala do vereador, o prefeito “ajudava” os vereadores e os vereadores tinham a obrigação de “ajudar” o prefeito.

POPULAÇÃO DENUNCIA VENDA DE SENHAS E PÉSSIMO ATENDIMENTO EM CARTÓRIOS DE ITABUNA




Insegurança, vulnerabilidade, humilhação e venda de senhas são apenas algumas das situações enfrentadas por quem precisa de serviços cartoriais em Itabuna.
Quem precisa de serviços cartoriais em Itabuna tem muitas reclamações a fazer e nenhuma perspectiva de solução dos problemas. Os serviços estão segmentados, para não dizer que estão mesmo monopolizados. Os cartórios privatizados cobram taxas muito caras, muito além do que permite a realidade financeira da maioria dos cidadãos comuns.
No entanto, apesar do valor das taxas de serviços dos cartórios privatizados, as grandes reclamações ainda se voltam para os serviços oferecidos em cartórios ainda controlados pelo Estado. Em Itabuna, esses cartórios localizam-se num prédio localizado na Rua das Nações Unidas.
Para conseguir um serviço simples, como reconhecimento de firma, além de ter que pagar duas vezes, o cidadão é sujeitado a situações de extrema insegurança e humilhação. Os cartórios oferecem somente 10 fichas (ou senhas) de atendimento por dia. Quem precisa de uma dessas senhas, precisa chegar ao cartório no mínimo 12 horas antes de sua abertura.
Por causa disso, pessoas passam a noite na fila, na calçada, para que, pela manhã, haja a tentativa de se conseguir o atendimento, situação que coloca os usuários dos cartórios em situação de vulnerabilidade.
O problema não para por aí e agora explica-se o motivo pelo qual os usuários precisam pagar duas vezes: a inadequação organizacional desses cartórios está alimentando o mercado paralelo e ilegal de acesso aos serviços cartoriais. Atentos à pequena quantidade de senhas distribuídas diariamente, três rapazes passam a noite na fila, pegam as primeiras senhas e as comercializa entre pessoas interessadas em conseguir atendimento. Quem ‘compra’ uma dessas senhas, além de pagar o serviço cartorial, ainda paga para aqueles que ‘loteiam’ o atendimento.
O mercado ilegal tem o aval dos funcionários dos cartórios. Uma vez que os rapazes já são conhecidos como “comerciantes de senhas”, os próprios cartórios deveriam coibir o abuso e impedir que eles peguem senhas, mas não é o que acontece.
Enquanto isso, quem sofre é a população.

Estátua de Jorge Amado é removida para restauração em Itabuna





A estátua do escritor Jorge Amado que havia sido depredada no município de Itabuna, Sul baiano, foi removida na tarde desta terça-feira (29), por volta das 17h. De acordo com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o monumento, que é oco, foi retirado para ser preenchido por cimento e submetido a um banho de metal com bronze para se tornar mais resistente.De acordo com a FICC, a estátua está com pelo menos seis buracos desde o início do ano, quando algumas pessoas apedrejaram a obra de arte. A estátua foi criada pelo artista plástico Lavrud Durval em homenagem ao centenário do escritor e foi instalada às margens da BR-415 - acesso ao bairro de Farradas, onde Jorge Amado nasceu.

Durval chegou a informar que o monumento foi danificado por tiros, além das pedras, após ouvir o depoimento de populares. A informação, contudo, é desmentida pelo presidente da FICC, Roberto José da Silva, que se baseia em informações passadas por moradores da região. A estátua foi submetida a perícia no último sábado (26), que deverá indicar oficialmente o que causou a depredação.A remoção da obra estava prevista para ser realizada durante este fim de semana, mas foi atrasada devido à necessidade de orçar os materiais que serão empregados em sua restauração.

CABRÁLIA FOLIA - 2013

UBATÃ: ADOLESCENTE FOI ALVEJADO POR TIRO DE ESPINGARDA

Foto: Ubatã Notícias

Adolescente não corre risco  de morte (Foto: Ubatã Notícias)


Nesta terça-feira (29), por volta das 16h, um adolescente, residente na Rua Ramiro Berbert de Castro, no centro de Ubatã, foi alvejado com um de espingarda cartucheira na região do peito e também do braço. A tentativa de assassinato ocorreu no Rio de Contas, numa localidade conhecida como “Ilha da Arquimédia”. 

Segundo informações da Polícia, o adolescentes de 16 anos estava na companhia de um grupo “colhendo” o alheio numa plantação de melancia. Um homem, ainda não identificado, provavelmente o proprietário da plantação, efetuou um disparo de espingarda cartucheira que atingiu o menor no braço e também no peito. 

O adolescente foi conduzido ao Hospital de Ubatã e depois transferido para o Hospital de Base, em Itabuna, mas está consciente e não corre risco de morte. A Guarnição Rondesp Canoa Sul da Polícia Militar de Ubatã, composta pelos policiais Wagner e Imbassahy, realizou diligências, mas não conseguiu prender o atirador.

ITABUNA: TRAFICANTES IMPEDEM PREFEITURA DE REALIZAR MUTIRÃO DE LIMPEZA

Moradores recebem mutirão do Nova Califórnia com alegria - Foto Wilson Oliveira  (4)



No último sábado a prefeitura de Itabuna realizou o mutirão de limpeza, prevenção e combate a dengue nos bairros da Nova Califórnia e Califórnia. O evento mobilizou dezenas de pessoas, entre funcionários municipais de diversos setores, agentes comunitários de saúde e de endemias e voluntários.

Mas os traficantes do local não deixaram o mutirão realizar a limpeza na parte alta do bairro. Por conta disso o trabalho foi prejudicado e o pessoal da prefeitura sentiu como a cidade está violenta.

Resta saber que no próximo mutirão de limpeza a prefeitura vai solicitar a presença da Polícia Militar.

Salvador: Servidores negam proposta e greve no Carnaval pode acontecer



Os servidores da prefeitura de Salvador-Ba rejeitaram nesta terça-feira (20) a proposta feita pelo governo de reajuste salarial no valor de 6,5%. Segundo o coordenador geral do Sindseps, Jeiel Soares, uma nova assembleia foi marcada para quinta-feira (31). “Nós pedimos 40%, depois baixamos para 25% e eles não aceitaram e nós queremos um valor de 15% a 20% porque é o mais justo e se refere a recuperação de inflação dos últimos três anos”, explica. Com isso, o indicativo de greve permanece e os servidores podem paralisar as atividades durante o Carnaval. “Continuamos mobilizados, mas a greve será decidida mesmo só na quinta-feira. Agora, nossa preocupação é em oficializar a ata da assembleia de hoje e formalizar a negativa da categoria para o secretário Alexandre Pauperio”, avisa Jeiel. Ainda nesta tarde, os trabalhadores terão uma reunião com Pauperio, de Gestão, quando informarão que negam a proposta do governo.Os servidores da prefeitura rejeitaram nesta terça-feira (20) a proposta feita pelo governo de reajuste salarial no valor de 6,5%. Segundo o coordenador geral do Sindseps, Jeiel Soares, uma nova assembleia foi marcada para quinta-feira (31). “Nós pedimos 40%, depois baixamos para 25% e eles não aceitaram e nós queremos um valor de 15% a 20% porque é o mais justo e se refere a recuperação de inflação dos últimos três anos”, explica. Com isso, o indicativo de greve permanece e os servidores podem paralisar as atividades durante o Carnaval. “Continuamos mobilizados, mas a greve será decidida mesmo só na quinta-feira. Agora, nossa preocupação é em oficializar a ata da assembleia de hoje e formalizar a negativa da categoria para o secretário Alexandre Pauperio”, avisa Jeiel. Ainda nesta tarde, os trabalhadores terão uma reunião com Pauperio, de Gestão, quando informarão que negam a proposta do governo.

Igor Kanário pode ser preso a qualquer momento



Com apenas 28 anos e pouco mais de seis anos de carreira, o cantor Igor Kanário - que ficou conhecido coma  banda A Bronkka, está na mira na Justiça. Na manhã desta terça-feira ( 29) a redação do Bocão News recebeu o advogado Edson Nuno, que representa o empresário da Bronkka, Beto Bonfim. "Entramos com um protesto judicial que foi aceito pelo poder judiciário", disse Nuno ao Bocão News. A história entre Kannário, A Bronkka e Beto Bonfim começou em 2008, onde um contrato foi firmado por quatro anos, vigente até setembro do ano passado. Mas, ele foi prorrogado e assinado até setembro de 2014. Já no fim de novembro de 2012, o cantor Igor Kanário divulgou na rede social, o twitter, que agora seria, de fato, o  'Príncipe do Gueto', informação dada com exclusividade pelo Bocão News. Nos posts, Kanário anunciou a carreira solo sem antes comunicar a vontade ao empresário. "Após o anúncio espotâneo dele houve uma tentativa da manutenção do acordo, mas ele queria fazer do jeito dele e queria a carreira solo. Não havia uma justificativa. Assim, ele pegou os empresários de surpresa já com shows marcados para o natal e reveillon", relatou o advogado. Segundo Nuno, houve conversas com o cantor e se tentou avaliar a proposta, dar margem para que ele colocasse as músicas dele e se se sentisse ainda mais à vontade com o trabalho. "Mas, ele não disse o que queria. Inclusive, havia músicas novas que seriam lançadas", afirmou.Após as convesars sem sucesso, Igor Kanário começou a ameaçar não comparecer aos shows já agendados da Bronkka. "Tínhamos shows marcados e ele começou a dizer que não iria comparecer e, de fato, não compareceu", disse, revelando que a média do cachê é de R$ 25 mil. "Eram mais de seis shows já agendados. Com isso, as pré-negociações se desfizeram". A Bronkka contumava realizar sob o comando de Igor Kanário de 10 a 15 shows por mês. "Desde o anúncio da saída não realizamos nenhum", contou.
Duas ações foram movidas contra o cantor - um protesto judicial e outro que confirme que há uma quebra de relação contratual. Esta segunda ação se refere a uma ação ordinária de obrigação "de fazer e não fazer", ou seja, o artista tem que cumprir o contrato sob pena de multa e até mesmo de prisão. Por conta da decisão da desembargadora Maria da Graça Pimentel - que já acatou ao pedido de Edson Nuno, Kannário pode ser preso a qualquer momento. Além disso, assim que ele receber a intimação - cuja decisão saiu hoje no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia, o vocalista da Bronkka terá que pagar R$ 50 mil ao ex-empresário - já que a desembargadora determinou que a cada show feito por Igor como carreira solo o valor médio do cachê  - R$ 25 mil - deve ser pago à antiga produtora. E mais: por cada dia de descumprimento da decisão Kannário terá que pagar R$ 5 mil. Os R$ 50 mil já equivalem a dois shows realizados por Igor - um na cidade de Eunápolis, realizado no dia 23/12 e outro em Itabuna, no dia 29/12, "nos quais ele recebeu o cachê", disse Nuno. O valor original da multa contratual é de R$ 800 mil. O cantor tem mais dois shows marcados para este fim de semana. Um no sábado - na cidade de Tobias Barreto e outro no domingo, na cidade de Acajutiba. A equipe de reportagem do Bocão News tentou entrar em contato com o cantor Igor Kannário, mas não obteve sucesso. "A Justiça irá onde ele estiver", finalizou o advogado do empresário

WAGNER CONFIRMA ENTREGA DE ARENA EM MARÇO

Obras estão 91% concluídas


O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, visita nesta terça-feira, 29, as obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, que, de acordo com o governo baiano, já estão 91% concluídas e serão entregues em março. A inauguração está prevista para o dia 29, data do aniversário de fundação da capital baiana.
As obras da arena são um dos assuntos abordados pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio semanal produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado. Segundo Wagner, a Arena Fonte Nova “é considerada hoje uma das melhores entre todas as que estão sendo construídas”.
O governador declarou ainda no programa esperar que, após a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a arena sirva para qualificar o esporte e a vida cultural de Salvador.
Wagner voltou a falar sobre a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e alertou para o risco de não se manter os locais destinados a eventos dentro da legalidade e com todas as normas de segurança atendidas.