segunda-feira, 1 de abril de 2013

ITABUNA: PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO ENTRE PROFESSORES E GOVERNO

primeira rodada foto


Aconteceu na tarde da última quarta-feira, (27/03), no Gabinete do Prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), , a Primeira Rodada de Negociação da Campanha Salarial 2013/2014 do SIMPI, cujo lema é: “Todos em um só grito: queremos mais para a educação”.

O Sindicato que estava Representado por sua Diretoria Executiva e pelo Departamento Jurídico convocou as cinco Professoras da Base, eleitas em assembléia no lançamento da campanha, para acompanhar e fiscalizar as negociações. O Governo, por sua vez, estava representado pelos Secretários da Fazenda, Marcos Cerqueira, e da Educação, Profa. Dinalva Melo.

A rodada foi aberta pela Secretaria da Educação, que justificou a ausência do Prefeito e agradeceu a compreensão de todos os presentes. A Diretoria do SIMPI que propôs o encontro para discussão da pauta da Campanha, além das questões salariais atinentes ao Piso do Magistério, teve que se limitar às questões trabalhistas e administrativas, em decorrência da falta de informações por parte do Governo acerca da folha de pagamento.

A Presidente do SIMPI, Norma Guimarães, por sua vez, apresentou o Consultor Jurídico do Sindicato, Dr. Tadeu Cincurá, e questionou o Governo acerca da possibilidade de concessão de reajuste de 15% para os níveis II e III, uma vez que o sindicato tem conseguido reajustes progressivos e o Plano de Carreira prima pela ascensão da classe. Para tal pedido, o Consultor justificou à luz das informações contidas na folha do Fundeb, do Tesouro Nacional, bem como na folha do município em 2012.

“Pensamos em uma divisão, evitando um impacto nos 8 primeiros meses do ano. Assim, temos 7.3% para data base em Abril e demais divisões para Setembro e Novembro. Considerando que em outros anos, ainda que em crise, foram concretizadas todas as propostas”; ainda de acordo com Cincurá, essa medida dá ao município uma sobra de 5.8%, que representa uma média de 48 milhões, ou seja, uma margem de segurança, logo um impacto seria plenamente suportável.

Mediante a ausência de dados reais por parte do Governo para uma discussão mais aprofundada, bem como a complexidade dos assuntos discutidos, a próxima assentada fora remarcada para o dia 08/04, (segunda), novamente no Gabinete do Prefeito, para continuidade das negociações. Relembrando que nesta segunda, (01/04), o SIMPI se reunirá com representantes do Governo na sede do Ministério Público do Trabalho para assinatura de acordo de garantia e proteção dos benefícios já conquistados.

FONTE: POLÍTICOS SUL DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário