segunda-feira, 1 de abril de 2013

ITABUNA: Famílias carentes e instituições de Itabuna recebem peixe da Semana Santa

peixeentrega


Mais de 20 mil famílias de bairros carentes de Itabuna e nove instituições assistenciais de atendimento a idosos, crianças e adolescentes receberam hoje, 28, entre 1 kg e 1,5kg de corvina inteira congelada em embalagens plásticas distribuídas pela Prefeitura. A entrega do pescado se iniciou logo nas primeiras horas da manhã, mediante a apresentação de senhas distribuídas aos presidentes das associações de moradores dos bairros, que indicaram à administração municipal as famílias beneficiárias de cada comunidade.

A distribuição do peixe para o almoço da Semana Santa foi determinada pelo prefeito Claudevane Leite que mobilizou funcionários das secretarias de Assistência Social, Administração e Transportes e Trânsito e Guarda Municipal, além de voluntários que fizeram a entrega em diversos pontos da cidade com o apoio da Polícia Militar. Na avaliação da secretária de Administração, Mariana Alcântara, o trabalho transcorreu dentro da expectativa tendo sido distribuídas até as 11 horas da manhã cerca de 60% dos 37,5 mil quilos, superior em 10 mil quilos a quantidade entregue pelo Município ano passado.

"A avaliação é positiva e a logística de distribuição funcionou bem abastecendo os pontos de distribuição. Utilizamos dois caminhões refrigerados e mais dez veículos utilitários para levar o peixe até as famílias e garantir o alimento", disse Mariana Alcântara, que fez um agradecimento especial aos voluntários de igrejas católicas e evangélicas e terreiros que ajudaram na distribuição do pescado.
A dona de casa Ana Rita Ferreira, moradora do bairro Fonseca, disse que o pescado chegou em boa hora. Solteira e mãe de dois filhos Ana Rita chegou por volta das 8 horas da manhã ao posto de distribuição e elogiou a decisão do prefeito Claudevane Leite de assegurar um produto importante para a ceia da Sexta-Feira Santa. "Vou para casa preparar o tempero para o almoço da família. Será um dia de mesa farta, graças a Deus", comemorou.
Quem também estava contente por ter sido beneficiada foi a aposentada Judite de Oliveira Santos, que levou pescado para comer com os três filhos e os netos. A moradora do bairro Novo Jaçanã lembrou que é tradição reunir a família para o almoço nesta época do ano e gostou da corvina entregue pela prefeitura. "Já deixei os temperos prontos. Vou fazer uma moqueca pra meu povo lamber os beiços", pilheriou. Já a mãe de santo Maria de Fátima dos Santos, Mãe Xemim do Terreiro Ilê Axé Xangô, do bairro Maria Pinheiro, estava feliz por levar o peixe para casa. "Está ótimo na minha casa abrigo muita gente", contou.
A filha de colo de dona Verônica Santos Silva, residente no bairro Sarinha Alcântara, se apressou na hora de a mamãe receber o peixe. "Que bênção, meu Deus!" exclamou ao sair alegre do Centro Social Urbano (CSU) Elzo Pinho de Magalhães. A dona de casa elogiou a organização que achou melhor que o ano passado e rebateu algumas criticas. "Tem gente que critica tudo em vez de ajudar a organizar", afirmou. "Essa ajuda é importante. Tem muitas famílias passando necessidades", completou a dona de casa Sheila Silva Santos, moradora do bairro Vila Anália.

Ao meio-dia o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, coordenou a equipe que fez entrega de caixas contendo 30 kg de pescado cada uma para as instituições assistências Sociedade São Vicente de Paula e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) , no centro; Fundação Baldoino Lopes Azevedo, bairro de Fátima; Centro de Recuperação Manain, Nova Itabuna; S.O.S. Canto da Criança e Instituto Renascer no Nova Califórnia.. Ainda no Abrigo São Francisco de Assis, no Santo Antonio; Toca de Assis, no São Judas Tadeu; e Albergue Bezerra de Menezes, no Antique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário