quarta-feira, 17 de abril de 2013

CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SUL DA BAHIA É APROVADA NA CCJ DO SENADO

541770_433409920086231_641990148_n


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O senador Walter Pinheiro (PT/BA) apresentou seu relatório favorável à matéria e articulou a realização de uma sessão extraordinária na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para votação da proposta ainda hoje.

“Ontem [terça-feira]conversei com o presidente da CE, senador Cyro Miranda, sobre a importância da celeridade desta tramitação e combinamos a realização da sessão extraordinária. A relatora será a senadora Lídice da Mata, que poderá finalizar a tramitação aqui no Senado”, disse Pinheiro. “Com isso, o projeto fica pronto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff”, comemorou.

O relator lembrou ainda que a nova Universidade deverá atender mais de onze mil alunos, em trinta e seis cursos, representando não apenas um instrumento de inclusão social, como fator de desenvolvimento e integração dessa importante região do sul da Bahia.

ESTRUTURA

Com natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, a nova universidade terá como sede o município de Itabuna, no sul da Bahia, com campi nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O PLC que cria Universidade prevê a criação de 617 cargos de professor da Carreira de Magistério Superior e 623 cargos para ocupar o quadro de pessoal da Ufesba. A criação dos cargos e funções prevista na Lei ficará condicionada à autorização da lei orçamentária anual com a respectiva dotação suficiente para o preenchimento dos cargos.

Durante a votação, os senadores Ricardo Ferraço, Luiz Henrique, Antônio Carlos Valadares, Pedro Taques e Lídice da Mata se manifestaram e felicitaram os baianos por mais essa conquista. Também esteve presente à votação o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA), que foi relator da matéria na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário