segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Criança: Dificuldades de aprendizagem

Não confunda com desatenção em sala de aula ou estilo da criança.

Criança: Dificuldades de aprendizagem
Fim de ano chegando e uma das grandes dificuldades encontrada pelos pais é a questão da mudança de escola. Será que a criança vai se adaptar à escola e sua metodologia de ensino? Será que vai encontrar dificuldades de aprendizagem?

O início da vida escolar da criança

O passo fundamental é que os pais estejam seguros de suas escolhas, pois assim agirão com tranqüilidade no decorrer do processo de adaptação das crianças na escola, passando segurança para elas. Criança bem adaptada tem menos chance de ter dificuldades de aprendizagem.
Nos primeiros contatos com a escola a criança pode se mostrar temerosa, hesitante e se queixar bastante por estar saindo do "seu mundo conhecido". Neste momento, a família deve conversar com a criança, dar-lhes carinho e passar a certeza de que esta escolha foi a melhor opção para todos.   
A escola eleita, com certeza, corresponde a muitas das expectativas e valores da família e, por isso, a orientação que recebem da coordenação do colégio deve ser seguida com serenidade e determinação. A família e os professores são responsáveis na transmissão das relações interpessoais, sociais e culturais e para isso ocorra é preciso levar a criança a pensar e a mostrar o que conhece. Tal comportamento certamente se refletirá na constituição da criança como pessoa e em suas possibilidades de absorver o que lhe ensinam, sem demonstrar dificuldades de aprendizagem. Caso ocorra algum desvio nesta transmissão a criança poderá ficar inibida diante de seu pensamento, o que, na maioria das vezes, poderá trazer problemas.

Estimule a criança ao estudo
Um problema atual e bem comum nas conversas entre pais e professores tem sido as denominações: "déficit de aprendizagem" ou "dificuldades de aprendizagem" que são utilizadas para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade para aprender e dominar capacidades relacionadas com o domínio da escrita, leitura e cálculo.
É necessário que pais e escolas atenham-se para ao fato de que as origens dessas dificuldades de aprendizagem possam estar relacionadas também às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa.
Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem da criança não seja interpretado como um déficit de aprendizagem. Esta visão procura analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio da criança que em parte pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos para a aprendizagem escolar. Portanto um olhar direcionado por parte da escola é fundamental para buscar compreender as questões da criança em todo o processo de aprendizagem.
A união e o consenso entre a família e a escola é que resultarão no sucesso da integração da criança à vida escolar e permitirá a todos rever suas crenças, valores e significados do que é aprender e ensinar, afinal, já dizia Paulo Freire: "Escola é lugar de gente feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário