terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa (BA) decreta situação de emergência

Região foi atingida por fortes chuvas na madurgada do último sábado (3).

Em 24hs choveu 136 mm, quando o esperado para dezembro era 190 mm.
 

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa (BA) decreta situação de emergência (Foto: Divulgação/ Prefeitura)Cidade ficou alagada após chuva forte
A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, decretou situação de emergência na segunda-feira (5) após chuvas fortes que caíram na cidade na madrugada do último sábado (3). Uma equipe da Defesa Civil do estado está na cidade fazendo o levantamento dos estragos. "Já começamos a fazer a limpeza, mas há muitas famílias desabrigadas, algumas foram para a casa de amigos e parentes, outras estão em escolas e creches municipais", diz o prefeito Roberto Oliveira Maia da Silva.
Prefeitura de Bom Jesus da Lapa (BA) decreta situação de emergência (Foto: Divulgação/ Prefeitura)Defesa Civil faz levantamento de estragos
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as fortes chuvas foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Em apenas 24 horas choveu 136 mm no município, quando o esperado para todo o mês de dezembro era de 190 mm.
Medeiros Neto
Cerca de 200 famílias estão desalojadas em Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, por consequência da chuva que cai na cidade há cerca de 15 dias. De acordo com a secretária de Ação Social do município, Rita Barreto, as chuvas ficaram mais intensas a partir de quinta-feira (1°). A maioria dos moradores que precisou abandonar as residências foi deslocada para casa de parentes e edifícios públicos, informou a Defesa Civil.
Chuva deixa famílias desalojadas em Medeiros Neto, extremo sul da BA (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Chuva deixa famílias desalojadas em Medeiros Neto,
extremo sul da BA
A principal preocupação das autoridades é com a cheia do rio Água Fria, que está localizado na região central da cidade. “Ontem [segunda], a água começou a baixar. Acredito que até o fim de semana esteja normalizado, isso se não chover, mas a tendência é de mais chuva”, comenta Orlando Souza, chefe da Defesa Civil. Pelo menos seis ruas no Centro de Medeiros Neto ficaram alagadas.
Ninguém ficou ferido e não houve desabamentos de residências. “Apenas barreiras de terra em estradas deslizaram. Muitas estradas da região foram interditadas”, relata Orlando Souza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário