sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Geraldo Simões confirma construção da barragem no Rio Colônia

O deputado federal Geraldo Simões e a suplente de senadora Juçara Feitosa tiveram na manhã desta sexta-feira (16), uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Tavares Monteiro e com o diretor presidente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Bento Ribeiro Filho.

No encontro ficou definido que no próximo mês de novembro será assinado o contrato para a construção da barragem do Rio Colônia. A obra, além de ampliar o abastecimento de água em Itabuna e outras cidades do Sul da Bahia, vai permitir a conservação sanitária do Rio Cachoeira, o controle de vazão e redução do risco de enchentes.

Geraldo Simões lembra que “dos 35 milhões inicialmente previstos para a barragem, o Governo da Bahia vai investir R$ 61 milhões na obra, levando o abastecimento de água para outras cidades. Isso demonstra o compromisso do governador Jaques Wagner com a melhoria da qualidade de vida da população do Sul da Bahia”. Na primeira etapa, serão desapropriados 3.600 hectares em Itapé, Jussari e Itaju do Colônia e a previsão é de que a barragem entre em operação no prazo de um ano.

“Será a segunda maior barragem da Bahia, garantindo o abastecimento de água pelos próximos 50 anos, o que além de atender a população, vai atrair novos empreendimentos”, destaca Juçara Feitosa.

Geraldo Simões destaca que a construção da barragem é resultado de longa batalha junto aos governos do estado e federal para melhorar o abastecimento de água de Itabuna. O decreto 12.581, que desapropria 36,8 milhões de metros quadrados de área nos três municípios, foi assinado pelo governador Jaques Wagner. O projeto para construção da barragem foi elaborado ainda no primeiro mandato de Geraldo como prefeito de Itabuna, mas não encontrou apoio de ex-governadores do estado, que “preferiram que o povo fosse sacrificado a ajudar a resolver um problema durante a administração de um prefeito do PT”.

Desde 2007 que Itabuna recebe recursos do governo federal para o abastecimento. O Governo Federal, na gestão do ex-presidente Lula, chegou a destinar R$ 32 milhões para a construção da barragem, mas os recursos foram utilizados para outras finalidades. Parte do projeto, elaborado ainda durante a administração petista, será aproveitado e desta vez a obra será executada. “O governador Jaques Wagner se comprometeu com o povo de Itabuna que a barragem iria sair. Essa promessa será cumprida porque temos um governador republicano que trabalha para o povo, não para grupos políticos”.

A barragem terá 19 metros de altura e um lago com capacidade para acumular 62 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o governador Jaques Wagner, “é inconcebível que uma cidade como Itabuna tenha que fazer racionamento de água. Vamos construir a barragem e resolver o problema pelas próximas décadas”, disse o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário