sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rede Globo e Pró TV lançam exposição "60 anos da Telenovela Brasileira"

Na manhã desta sexta-feira, dia 16, foi inaugurada a exposição "60 anos da Telenovela Brasileira", uma iniciativa da emissora em conjunto com a Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), entidade que tem por objetivo preservar a memória da televisão nacional.


No evento de abertura estiveram presentes nomes da teledramaturgia brasileira, entre eles Eva Wilma, Ana Lúcia Torre, Fabio Assunção, Marisa Orth, Leopoldo Pacheco, Tato e Cassio Gabus Mendes. Além dos autores Walter Negrão, Benedito Ruy Barbosa, Thelma Guedes e Duca Rachid. O evento foi comandado pelo ator Otaviano Costa. O diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, ressaltou em seu discurso a importância de um projeto como este. "É fundamental relembrar a história e resgatar o nosso acervo. São 60 anos de uma das maiores manifestações culturais do país. Fico feliz em dizer que esta exposição é um primeiro passo da nossa parceria com a Pró-TV".

Na sequência a presidente da Pró-TV, Vida Alves, fez um discurso sobre sua história na televisão, muito emocionada, agradeceu a presença de todos e fez uma analogia da história da telenovela com um campo de flores: " Que a Globo, esse roseiral imenso, perfume o Brasil inteiro. E eu vou ajudar a espalhar essa história para todos os cantos com a nossa exposição", concluiu.

Logo após a cerimônia houve a apresentação do coral formado pelos colaboradores da TV Globo que cantaram trilhas inesquecíveis como 'Teletema', 'O Bem Amado', 'Roque Santeiro', 'Maria Solidária', 'Sandália de Prata' e 'Dancin Days'.

A exposição presta uma homenagem aos profissionais que contribuíram para construir a história da teledramaturgia brasileira. O local escolhido foi a entrada do Edifício Jornalista Roberto Marinho, sede da emissora em São Paulo. Lá foram montados painéis com fotos que ilustram cronologicamente a trajetória das novelas brasileiras, as primeiras produções, os personagens inesquecíveis, tramas e trilhas que marcaram época como 'O Cafona', 'Irmãos Coragem', 'Mulheres de Areia', 'Dancin Days', 'Roque Santeiro', entre tantos outros. Objetos de época, como aparelhos de televisão de diferentes décadas, do tubo em branco e preto até modelos mais atuais, também compõem o espaço. A exposição traz ainda uma seção dedicada à figurinos, dentre eles, Viúva Porcina, Sinhá Moça, além de sucessos mais recentes como Victor Valentim, da nova versão de Ti-Ti-Ti; Clô, de Passione; Maia e Raj, de Caminho das Índias.

A exposição ficará montada durante um mês na sede da TV Globo em SP para visitação de colaboradores e convidados. Depois desse período viajará pelas emissoras regionais e afiliadas da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário