Um balanço preliminar feito pela Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna – SMS, mostra que 76.050 imóveis, em 27 bairros foram alcançados com a borrifação de inseticida contra mosquitos da dengue, por meio do carro fumacê. Nos locais onde não foi possível a passagem de um dos três veículos disponibilizados pela Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab, a ação foi complementada com serviço manual feito pelos agentes de endemias.
O primeiro ciclo da borrifação do inseticida foi encerrado no sábado, dia 11. Neste segundo ciclo do UBV, que está andamento até amanhã, houve a inclusão dos bairros Alto Maron e Parque Boa Vista, na zona leste. Pelo cronograma, na próxima segunda-feira se inicia o terceiro ciclo nas mesmas áreas, de um total de seis. Também está havendo aplicação do inseticida pelos agentes nos bairros Novo Horizonte e Nova Califórnia. Nestes bairros, devido às condições geográficas, que dificultam o acesso dos veículos, a aplicação está sendo feita manualmente. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde continua fazendo bloqueios de transmissão pelos agentes ruas e bairros fora do itinerário dos carros fumacê, mas que têm notificação de casos suspeitos de dengue.
Ao mesmo tempo em que a SMS faz a borrifação e bloqueios com o trabalho dos agentes, a população deve continuar a fazer a sua parte acabando com depósitos de água sem cobertura, vasos de plantas, utensílios domésticos e embalagens vazias em quintais que possam acumular água, principalmente da chuva. Para os casos denunciar áreas com a presença de larvas do mosquito, a Prefeitura disponibiliza o Disk Dengue: (73) 3612-8324. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17h30min. Nos casos de suspeita de dengue ou de chikungunya a pessoa deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento, que funciona no antigo SESP todos os dias das 7 às 19 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário