quinta-feira, 19 de julho de 2018

ITABUNA: NOVA SECRETÁRIA APRESENTA MODELO DE TRABALHO PROPOSTO PARA A EDUCAÇÃO

Numa maratona de reuniões que foram iniciadas na segunda-feira (16) e esteve encerrada nesta quarta-feira (18), a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves, começou a redesenhar o modelo administrativo que pretende estabelecer como “modus operandi” do seu trabalho, como titular daquela pasta.




Na segunda-feira, a professora Nil (como gosta de ser chamada), reuniu-se com os diretores e assessores da Secretaria da Educação e apontou as ações pontuais mais urgentes; citou problemas como a falta de segurança nas escolas, empenho máximo para que as atividades do aniversário de Itabuna e desfile de 7 de Setembro sejam executadas com sucesso e falou de otimização de recursos. Pelos diagnósticos e pelas parcerias, a secretaria entende que é possível construir um modelo de Educação que “respeite o erário, flexibilize os recursos e torne a Educação municipal uma referência para a Bahia e para o Brasil”, tal qual é o desejo que inspira o prefeito Fernando Gomes. Participaram deste encontro os diretores dos departamentos de Infraestrutura, Financeiro, de Acompanhamento da Gestão (DAG), da Educação Básica (DEB), Organização Escolar (DOE) e Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais (DPPIG).

Na terça-feira, os trabalhos estiveram concentrados na organização do Desfile de 7 de Setembro, em reuniões que aconteceram na sede da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC – Campus Itabuna). A primeira reunião foi realizada com representantes das entidades civis e militares e de escolas das redes estadual e particular. Num segundo momento, a reunião se deu com representantes de escolas da rede municipal. Nas duas oportunidades, a Comissão Organizadora apresentou o tema geral do desfile: “Brasil Que Eu Sou, Brasil Que Eu Amo, Brasil Que Eu Faço”. Como subtema a ser explorado pela rede municipal de ensino de Itabuna, a Secretaria da Educação sugeriu “É Preciso Educar o Brasil”, numa proposta de consolidação do papel da escola nas transformações sociais.

O momento mais especial das reuniões, no entanto, segundo a própria secretária, considerando os seus anseios e expectativas, aconteceu nesta quarta-feira (18), quando a professora Nil apresentou-se oficialmente para os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede, numa reunião que aconteceu também na FTC. Em seu discurso, a professora Nilmecy reafirmou que pretende se dedicar muito para que se realize, “no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, um trabalho permeado pelo que se sustenta como slogan da própria secretaria: ‘pelo o direito de aprender’”, destacou.

Na oportunidade, a professora Nilmecy apresentou ainda os integrantes de suas equipes de trabalho, dos departamentos e das assessorias. A reunião contou com as presenças de mais de 250 profissionais, que saíram, em franca maioria, com um sentimento muito positivo. A professora Ana Célia Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC) resumiu: “essa secretária chega com um aspecto de calor humano, de maleabilidade imprescindíveis para essa função. Estamos felizes por isso e esperamos que ela realize um trabalho muito bom. Pelo menos, se depender do esforço em equipe, ela pode contar com os profissionais da rede”, disse a coordenadora. Na próxima terça-feira (24), a professora Nilmecy estará em seu primeiro momento com a Câmara Municipal de Vereadores, que estará realizando sessão especial para discutir o tema “Escalada da Violência no Município de Itabuna – Apontando Caminhos”.

Prefeitura Municipal de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social – Secretaria de Governo
Assessoria de Comunicação – Secretaria da Educação
Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário