sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Centro de Zoonoses já imunizou mais de 3 mil animais contra raiva em Itabuna



Graças ao trabalho intensivo das equipes de vacinadores o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já imunizou até agora 3.666 animais entre cães e gatos contra a raiva canina. As doses começaram a ser aplicadas no final de agosto pela zona rural do município, onde já foram imunizados 1.767 cães e 484 gatos. Outros 1.417 cães e 341 gatos também receberam a dose da vacina na área urbana.
O veterinário do CCZ, Samir Hage, informou que o trabalho vai continuar a ser feito na zona rural para cobrir as áreas do Ribeirão Seco, Cerrado e no aterro sanitário. Os criadores também podem levar seus animais para serem imunizados no CCZ, no bairro do Antique, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:30hs, em antecipação a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, no dia 7 de outubro. Nesse dia, todas as unidades de saúde de Itabuna vão disponibilizar as doses, segundo o veterinário.   
Samir destaca a conscientização da comunidade sobre a importância da imunização animal como única forma de combater a raiva canina. “A doença não tem cura e pode ser transmitida do animal para o homem, por isso o município disponibiliza doses gratuitas da vacina durante todo o ano”, reforça.
Dados do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição de vacinas indicam que os números de casos de raiva canina, tanto em animais, quanto em humanos, vem tendo queda acentuada ao longo dos anos, graças as campanhas anuais de em todo o Brasil. A imunização é anual e deve ser feita em animais a partir dos três meses de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário