quinta-feira, 6 de outubro de 2016

UNIDADES DE SAÚDE DE ITABUNA TERÃO DIA D EM APOIO AO “OUTUBRO ROSA”

"Vida saudável". É com este tema que a Prefeitura de Itabuna pretende desenvolver, até o final deste mês, a campanha anual de prevenção do câncer de mama "Outubro Rosa", que é promovida pelo Grupo Se Toque (GST). A campanha foi aberta na segunda-feira passada, dia 3, com uma palestra na sede do grupo para explorar o tema entre voluntários e integrantes, a sua maioria pacientes. Até o dia 31 serão desenvolvidas várias atividades em diversos espaços públicos tanto de Itabuna quanto de outros municípios da região sul da Bahia, a exemplo de Itajuípe e Itapé.
Outubro Rosa - Ministério da Saúde 2

A programação do Grupo se Toque mobiliza instituições públicas e particulares como a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Atenção Básica, Policia Militar, hospitais e clínicas médicas, além de empresas. O objetivo é despertar a sociedade e, principalmente as mulheres e também os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.
A diretora da Atenção Básica Michele Andrade informou que a Secretaria Municipal de Saúde está programando o "Dia D" do Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde do Município, quando haverá atendimento diferenciado, com palestras, atividades lúdicas, exames preventivos do câncer de mama e encaminhamento para tratamento, quando houver necessidade. A data ainda será definida, segundo Michele, para que seja deflagrada a campanha de divulgação.
Já a coordenadora do Grupo Se Toque Suely Dias informou que durante todo este mês haverá atividades como palestras em escolas, igrejas, clínicas e na ala feminina do Conjunto Penal de Itabuna. O programa inclui ainda "O Café com Amor" e "O Camarim da Autoestima", para o cuidado com a beleza e a aparência das mulheres vítimas da doença. A programação visa uma maior exploração do tema junto à sociedade civil.
"O tema é muito abrangente, já que envolve a saúde do copo e da mente, o exercício da tolerância, o aprender a ter um bom relacionamento com Deus, com si próprio, com o outro e com o mundo", sublinha Suely Dias. Ela diz ainda que a prevenção primária serve para todas outras doenças enquanto a do câncer de mama depende de cada uma das pessoas e das políticas públicas. "O chamado serve para que cada um faça sua parte, seja homem ou mulher", opina.
A coordenadora destacou ainda que duas pacientes do GST tiveram câncer de mama que foram descobertos pelos seus companheiros. Dai a importância de aprofundar o tema para que todos, indistintamente, possam se envolver. O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário