segunda-feira, 5 de setembro de 2016

TUDO PRONTO PARA DESFILE DO SETE DE SETEMBRO EM ITABUNA

Está tudo pronto para o Sete de Setembro, que neste ano comemora 194 anos da Independência do Brasil, em 1822. Com o tema "Educação para a paz é a gente que faz", o desfile cívico será aberto às 8 horas, no palanque oficial, na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), centro da cidade, com o hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e demais autoridades, canto dos hinos Nacional e do Município. Às 8h15min, o prefeito passa em revista às tropas, na Avenida Fernando Cordier, próximo às quadras poliesportivas da Ponte do São Caetano.
o Desfile do 7 de Setembro - Foto Pedro Augusto - Arquivo 2015  1
o Desfile do 7 de Setembro
A seguir, na Avenida do Cinquentenário, começa o desfile das instituições militares e civis, como Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar e Colégio da Polícia Militar, saindo do Jardim do Ó. Pela programação elaborada pela Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Educação, o Grupo I, terá ainda, Veículos Militares; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Rodoviária Estadual; 4º GBM (Bombeiros c/ veículos); Esquadrão de Polícia Montada; Guarda Civil Municipal (GCM); e CAESB do Brasil.
o Desfile do 7 de Setembro - Foto Pedro Augusto - Arquivo 2015  3
o Desfile do 7 de Setembro
INSTITUIÇÕES CIVIS
No Grupo II desfilarão Maçonaria; Lions Clube; Legião da Boa Vontade (LBV); AABB Comunidade; Desbravadores e Aventureiros; Bandeirantes do Brasil; Instituto de Flauta Carlos Oliveira; Casa de Apoio Renascer; e Casa do Obeso. Ainda, professores, crianças e adolescentes dos programas de inclusão social da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com a Banda Municipal Falcões. Grupo III: Escola Adventista e Escola Pio XII.
o Desfile do 7 de Setembro - Foto Pedro Augusto - Arquivo 2015  2
o Desfile do 7 de Setembro
Pelo Grupo IV: Programa Estrela da Paz (PROPAZ); Projeto Biblioteca Itinerante; Escolas Municipais: Frederico Smith Lima, Só o Amor Constrói, Ação e Cidadania; escolas de campo Zacarias Dantas e Marieta de Carvalho; João Mangabinha Filho; Luiz Viana, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Lourival Oliveira Soares, Flávio Simões Costa e CAIC Jorge Amado.
O Grupo V terá o desfile de cinco escolas da rede estadual de ensino: Colégios estaduais Médici e Carlos Salério, TOPA- Todos Pela Educação, Colégio Estadual Félix Mendonça e Colégio Estadual de Itabuna e dirigentes e técnicos do Núcleo Regional de Educação (NRE- 05) da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Na próxima segunda-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), vai divulgar o esquema alternativo de trânsito devido ao fechamento de avenidas e ruas do centro da cidade para o desfile.
o Desfile do 7 de Setembro - Foto Pedro Augusto - Arquivo 2015  4
o Desfile do 7 de Setembro
CIDADE DE PAZ
Neste ano, o desfile do Sete de Setembro aborda a temática da paz, como reflexos dos estudos e oficinas conduzidos em sala de aula pelos técnicos do Programa Estrela da Paz (PROPAZ), que é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e integra às ações do Programa Cidade de Paz, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna propondo a disseminação da cultura de paz nos mais diversos setores da sociedade.
O PROPAZ tem como objetivo propor e desenvolver uma educação integrada, didática, humana e religiosa baseada nos valores humanos, pautada na cultura da paz, do amor, da verdade e da não violência, abolindo do ambiente escolar a prática doutrinária e catequética, respeitando e contemplando à diversidade religiosa. Desde 2013 por decisão do governo municipal, a Secretaria da Educação ampliou a atuação do PROPAZ para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.
A presidente da Comissão do Desfile da SEC, professora Núbia França, reforça que temática da paz tem sido abordada pelos alunos e professores em sala de aula e deve ser motivo de ações e reflexões da comunidade sobre as atitudes adotadas no cotidiano escolar, familiar e social. "Diante da realidade de violência, desrespeito e desarmonia em que vivemos, precisamos de paz! Através de um ambiente harmonioso e acolhedor, despertaremos a importância de convivermos em um mundo mais justo e fraterno", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário