sexta-feira, 15 de julho de 2016

FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA DELIBERA SOBRE REGIMENTO INTERNO

Na noite de quinta-feira, dia 14, no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), vinte integrantes do Fórum Municipal de Educação de Itabuna iniciaram às discussões sobre o regimento interno do órgão, cuja finalidade primordial é acompanhar a implantação das políticas públicas educacionais no Município, a partir do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O Fórum é formado por profissionais que atuam na educação, em organizações governamentais e não governamentais, assim como instituições que buscam garantir e defender os direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos no âmbito educacional.
Fórum Municipal de Educação 2016  Foto Divulgação 2
Fórum Municipal de Educação 2016
A secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou que a criação do Fórum atende às deliberações da Conferência Nacional de Educação de 2010 e do Fórum Nacional de Educação, bem como a necessidade de institucionalizar mecanismos de planejamento educacional participativo que garantam o diálogo como método e a democracia como fundamento das politicas públicas do setor. "Mesmo sabendo que o hábito de planejar não faz parte da cultura brasileira, precisamos mudar nossa concepção e nos apropriar destes mecanismos para assegurarmos, de fato, que as ações planejadas para a Educação sejam resultado de políticas públicas e não deste ou daquele governo", afirmou ela, que também é presidente do Fórum.
Dinalva disse ainda que, a partir da atuação do Fórum Municipal de Educação como uma instância consultiva, propositiva, fiscalizadora, fomentadora e de acompanhamento, Itabuna dará passos significativos na área de Educação, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das 20 metas até o ano de 2023 estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. "Portanto, devemos nos apropriar da responsabilidade social que está em nossas mãos, como integrantes do Fórum, para que ações e metas planejadas possam ir além do papel e sejam concretizadas enquanto politicas públicas educacionais" argumentou a secretária da Educação.
Fórum Municipal de Educação 2016  Foto Divulgação 1
Fórum Municipal de Educação 2016
Na sequência, foi iniciada a leitura dos documentos que norteiam a instituição e funcionamento do Fórum Municipal da Educação. Logo após, foram feitos encaminhamentos para formação da Comissão que ira deliberar sobre o Regimento Interno do órgão. Espontaneamente, 12 participantes da reunião se propuseram a participar da comissão que se reunirá na próxima terça-feira, dia 19, na sede do Conselho Municipal de Educação (CME), a partir das 15 horas, para formatar o documento que, posteriormente, será submetido à aprovação do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário