segunda-feira, 30 de maio de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA ATUA PARA AUMENTAR DOAÇÕES DE ÓRGÃOS

Dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria de Saúde da Bahia, indicam que o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos do parente na Bahia ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente ou ente querido, enquanto que a fila de quem depende de deste ato solidariedade só tem crescido nos últimos anos.
Enfermeira e coordenadora da OPO-Sul Silvana Batista Santos - Foto Lucas França 1
Enfermeira e coordenadora da OPO-Sul Silvana Batista Santos
Para alterar essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO/SUL) e Coset, mantém ações permanentes de sensibilização e orientação da população do sul da Bahia. Um desses eventos é o curso de multiplicadores em doação de órgãos, que está programado para esta terça-feira, 31, na Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, das 18 às 20 horas, com a realização de duas palestras para estudantes universitários e convidados.
Um das palestrantes será a enfermeira do OPO/SUL, Anna Aragão, que há anos trabalha com a sensibilização de pessoas para a doação de órgãos e tecidos. Ela destaca que, mesmo com todo o esforço e campanhas de divulgação, as pessoas ainda têm muito receio em autorizar a doação dos órgãos dos parentes. "Esse é um dos desafios que precisamos vencer, porque podemos aumentar o número de pessoas que podem ganhar uma vida com qualidade. Além disso, a doação ajuda a salvar centenas de vidas", diz.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  1
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos
Além das palestras sobre a importância deste ato de amor, haverá depoimentos de pessoas beneficiadas com transplantes de órgãos nos últimos anos e mesmo daquelas que ainda estão em lista de espera. "São depoimentos que ajudam as pessoas a entender o processo de transplante de órgãos e tecidos que é feito com segurança nos hospitais e sobre todo o procedimento desde a captação. A chance de erro é zero. Mas as famílias precisam entender isso e abraçar mais esta causa", diz Anna Aragão.
NÚMEROS
De janeiro a abril foram feitos 201 transplantes de órgãos na Bahia, sendo que 157 de córneas. Foram registrados ainda 27 transplantes de rim, sete de fígado e 10 procedimentos de medula óssea. Atualmente a lista de espera é extensa, com 2.306 pessoas dependendo da doação de um órgão ou mais órgãos para tentar uma vida saudável. Desse total, são 1.248 pessoas estão à espera de uma córnea para voltar a enxergar.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  2
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos
A lista de espera de doares inclui ainda 965 pessoas dependo de um rim e 93 esperando transplante de fígado. O trabalho de conscientização desenvolvido pela OPO que, em Itabuna é centralizado no Hospital de Base, é coordenado pela
enfermeira Silvana Batista Santos, da OPO-Sul. As doações podem ser feitas nos hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães e Calixto Midlej Filho. Mais informações sobre o curso de multiplicadores de órgãos pela Central de Transplantes podem ser obtidas pelos números 0800-284-0444 (chamada gratuita) ou (73) 3214-1650.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  3
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário