A Prefeitura de Itabuna vai liquidar, até às 17 horas de hoje, o salário dos servidores efetivos. A informação foi confirmada pelo prefeito Claudevane Leite, que convidou representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ) para negociação. No encontro na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), Vane firmou ainda o compromisso de pagar até a próxima quarta-feira, dia 20, o salário dos contratados da limpeza pública e do pessoal de apoio da Educação, além de quitar o saldo do 13º salário até o dia 30.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e secreetários se reuniu com sindicalistas
Cumprindo a determinação do prefeito de Itabuna, a Secretaria Municipal de Fazenda pagou na quinta-feira os salários dos professores, tendo creditado R$ 4.619.751,67. O secretário Marcos Cerqueira afirma que o município sofre as consequências da crise e da elevada despesa do último mês do ano passado, acrescida da obrigatoriedade legal de pagamento do 13º salário. "Apesar das dificuldades, a situação econômico-financeira do município está sob controle. Mas, se a economia não vai bem, então os repasses constitucionais caem e isso se reflete em todo o País", opinou.
"Em janeiro tivemos queda de 13% na receita, mas temos o compromisso de pagamento dos salários. O Brasil vive uma crise e Itabuna é um dos poucos municípios que conseguiu pagar o 13º salário dos servidores enquanto outras cidades tiveram que parcelar o pagamento. Pedimos a compreensão, neste momento difícil, mas a partir de fevereiro esperamos ter um novo cenário. Por isso, reforço o pedido de compreensão a todos, já que estamos segurando ao máximo para evitar a demissão de pais de família que dependem do emprego", explicou o prefeito aos sindicalistas.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e secreetários se reuniu com sindicalistas
A sugestão foi aceita pelos representantes dos servidores municipais que na tarde de hoje realizarão assembleia com os contratados da limpeza pública e, na segunda-feira, com o pessoal lotado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com o pessoal de apoio da Educação. "Estamos aqui para garantir os direitos dos trabalhadores, que estão sem vale transporte e sem salários. Sempre tivemos uma negociação aberta com o prefeito Vane que garantiu o pagamento dos efetivos e do vale transporte e firmou ainda o compromisso de pagar o saldo do 13º salário até dia 30. Estaremos atentos aos prazos firmados", expressou a presidente do Sindserv, Vilmaci de Oliveira.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e secreetários se reuniu com sindicalistas
Marcos Cerqueira lembra que, apesar da queda de receitas, durante o ano passado a Prefeitura manteve em dia o pagamento de salários do funcionalismo, de obrigações sociais (INSS, etc.) e precatórios de dívidas acumuladas de administrações passadas. O secretário disse ainda que não via motivos para a paralisação de escolas da rede municipal, já que a Prefeitura pagou os salários de dezembro quatro dias após o quinto dia útil. "Além disso, a categoria deve à sociedade 79 dias, que foram pagos, da greve do ano letivo de 2015, posteriormente considerada ilegal pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília", complementou.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e secreetários se reuniu com sindicalistas
Para o secretário, se o ano passado foi difícil pela queda de receitas, o ano de 2016 também se configura dificílimo. Estudos elaborados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) demonstra que, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro de 2015, a transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve redução expressiva em termos brutos e reais de 12,98%. O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano creditado nas contas das Prefeituras na sexta-feira, dia 8, registrou redução de quase 13%.
Participaram do encontro com os sindicalistas, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior; da Administração, Mariana Alcântara; da Fazenda, Marcos Cerqueira; de Transporte e Trânsito Abraão Ribeiro; de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva; de Comunicação, Gilvan Rodrigues; e a presidente da Fundação Marimbeta, Acácia Pinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário