sábado, 28 de fevereiro de 2015

Morre um dos irmãos siameses separados essa semana em

Arthur e Heitor agradecem às mensagens de apoio em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)


Morreu na noite de sexta-feira (27) o menino Arthur Ledo Rocha Brandão, de 5 anos, que passou por uma cirurgia de separação do irmão gêmeo, Heitor, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Segundo a unidade de saúde, o paciente sofreu paradas cardíacas e não resistiu.
Heitor segue internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Conforme o boletim médico divulgado na manhã deste sábado (28), ele apresenta febre e respira com a ajuda de aparelhos.
Os gêmeos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e genitália. Os irmãos foram separados em uma cirurgia que começou às 10h30 de terça-feira (24) e terminou cerca de 15 horas depois, às 1h50 do dia seguinte. Desde então, eles seguiam internados na UTI do hospital.
Um dos gêmeos é filmado ao sair do centro cirúrgico em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Pai dos siameses, Delson Brandão postou, nas redes sociais, homenagens a Arthur. Ele escreveu que este é o momento “mais doloroso” que já passou e agradece ao filho por ter transformado a vida deles.
De acordo com a amiga da família Marla Rodrigues, todos estão abalados e tentando ser fortes para dar apoio a Heitor. “A família está tendo que ser forte porque o Heitor ainda precisa de oração, de força”, disse Marla.
O corpo de Arthur será encaminhado nesta manhã a Riacho de Santana, cidade do interior da Bahia em que os pais dos siameses nasceram. Segundo Marla, o velório deve começar às 20h na casa da avó materna do garoto.
Por volta de 9h de domingo (1º), o corpo será levado a Botuporã (BA) para ser velado na casa da mãe de Delson. O enterro está previsto para as 13h30, no cemitério da cidade.
Siameses
Natural de Riacho de Santana, a mãe dos siameses, Eliana Ledo Rocha Brandão, veio a Goiânia um mês antes do nascimento dos filhos para que eles tivessem acompanhamento desde o parto, em maio de 2009. Após o nascimento, ela voltou para a terra natal por um período e, desde 2010, mora em Goiânia com os siameses. O marido e a filha mais velha, de 7 anos, continuaram no Nordeste.

Desde que nasceram, os gêmeos eram preparados para a cirurgia de separação. Neste período, os siameses passaram por 15 procedimentos cirúrgicos, entre eles alguns para implantação de expansores no corpo para que tivessem pele suficiente para a separação. Os meninos só alcançaram as condições necessárias para a cirurgia neste ano.
Após a separação, os médicos informaram que o procedimento transcorreu dentro do esperado. Inclusive, eles tiveram uma boa notícia, pois, diferentemente do que acreditavam, cada um dos gêmeos tinha um intestino, uma bexiga e uma vesícula.
Horas antes de Arthur morrer, a mãe e o pai, Delson Brandão, visitaram as crianças e viram Heitor acordado pela primeira vez. Eles se emocionaram ao ver o filho abrir os olhos e chamar por Arthur. "Fiquei muito emocionada, sem palavras. Não dá para descrever tamanha emoção, apenas sentir. Não esperávamos vê-lo acordado. Quando chegamos e falei o nome dele, ele abriu os olhos. Levei-o para ver o Arthur e ele jogou beijos para o irmão, que estava dormindo", contou ao G1.

Benedito Ruy Barbosa prepara novelas para a Globo


O autor Benedito Ruy Barbosa já mira trabalhos para até 2016.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, ele está escrevendo "Velho Chico" em parceria com sua filha Edmara Barbosa e o neto, Bruno Barbosa.

A previsão é que a trama vá ao ar em agosto de 2016. A sinopse já foi aprovada pelo setor de Entretenimento da emissora e vai ser exibida na faixa das 18h.

A trama vai se passar às margens do Rio São Francisco e trata da polêmica transposição do rio e da tomada de terras por fazendeiros da região.

Até lá, Benedito e o neto preparam uma outra trama urbana para o horário das nove da noite.

Em tempo - Benedito está em alta na Globo. Sua novela "O Rei do Gado", de 1996, está dando bons frutos ao "Vale a Pena Ver de Novo" no período vespertino e fazendo com que o público volte a ligar a televisão à tarde, dando médias por volta dos 17 pontos, mais do que as concorrentes somadas.

Sua última novela foi "Meu Pedacinho de Chão", no ano passado.

"Babilônia" abordará faces da homossexualidade


Marcello Melo Jr. estará de volta às novelas em "Babilônia", próxima trama das nove da Globo. Ele vai interpretar Ivan, um professor de slackline e homossexual assumido.

Na história de Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares, Ivan terá um caso com Carlos Alberto (Marcos Pasquim), de quem será instrutor no esporte. Diferente do professor, o aluno se importa com a opinião dos outros e por isso sua opção sexual não é revelada nem para a família e amigos.

Carlos também enfrentará um outro grande problema. É que seu filho Fred (Filipe Monteiro) desconhece a homossexualidade do pai e é extremamente preconceituoso. O rapaz é um dos jovens na trama que persegue Rafael (Chay Suede), que foi criado pelo casal Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro).

Outro tema polêmico que será abordado em "Babilônia" será a prostituição. Sophie Charlotte irá interpretar a prostituta de luxo Alice, filha de Inês (Adriana Esteves).

O cafetão delas é o vilão Murilo, papel de Bruno Gagliasso.

"Babilônia" estreia em março na Globo, substituindo "Império".

ALAGOINHAS: HOMEM MATA ESPOSA E É ASSASSINADO POR VIZINHOS A PEDRADAS


Uma mulher foi morta pelo marido a golpes de faca na manhã deste sábado (28) em Alagoinhas, cidade a cerca 100 quilômetros da capital baiana. De acordo com o blog As Broncas do Luciano, o crime aconteceu no bairro Alagoinhas Velha em Alagoinhas por volta das 6h50.

Testemunhas disseram ao blog que o suspeito identificado como Denivaldo Ferreira dos Santos, 41, o "Denis" esfaqueou a mulher Maria de Lourdes Gomes Bahia de 50 anos. A vítima que sofreu diversas perfurações pelo corpo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o blog, ao tentar fugir, Denis foi abordado e morto a pedradas por vizinhos.

TV começa a produzir com ultra definição de imagem


O canais pagos e abertos começaram a investir mais em produções filmadas 4K, com uma ultra definição de imagem. De olho no aumento das vendas de televisores 4K, canais como HBO e Off já estão apostando em produtos com essa tecnologia. Especialista em imagens de paisagens paradisíacas aliadas a esportes radicais, o Off terá o primeiro episódio da terceira temporada de “Slackline”, que vai ao ar no dia 20, gravado em 4K. Foram usadas quatro câmeras e um drone (aparelho que capta imagens aéreas). A HBO já está produzindo séries nacionais em 4K. Produções com “O Negócio” e “Sr. Ávila” utilizaram o recurso da ultra definição de imagem e as novas séries, para 2015, serão integralmente produzidas com essa tecnologia. Na TV aberta, a Globo teve sua primeira produção totalmente gravada em 4K no final do ano passado, a série “Dupla Identidade”. A emissora pretende utilizar a tecnologia em novas produções neste ano. Enquanto os canais se preparam para o 4K, a indústria já fala no 8K, sistema que oferece resolução e qualidade de imagem mais de dez vezes superior ao melhor padrão existente hoje.

Após separação, irmãos siameses se veem pela primeira vez; estado é grave

Após serem submetidos a 15 horas de cirurgia, os gêmeos siameses Arthur e Heitor, de 5 anos, se viram pela primeira vez nesta sexta-feira (27). Eles continuam internados em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno Infantil de Goiânia.
Delson com os filhos, Heitor e Arthur, antes da cirurgia
No Facebook, o pai dos garotos, Delson Brandão, comemorou o encontro. "Momento mais lindo foi quando Heitor, querendo falar, disse: 'Quero ver Arthur' e a enfermeira levantou a cabecinha dele e ele viu o irmão na cama ao lado. Isso foi outro momento que nós choramos de muita alegria. Amém, senhor”, escreveu. 

Sem previsão de alta, os garotos ainda apresentam quadro de febre e respiram com a ajuda de aparelhos."Os meninos estão evoluindo bem. Vamos continuar orando e pedindo a recuperação deles", escreveu Delson. 

Os dois irmãos nasceram no mesmo hospital em que estão internados, no dia 8 de abril de 2009. A família dos garotos, no entanto, é natural de Riacho de Santana, na Bahia. Os dois nasceram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, e compartilhavam o mesmo fígado e genitália. 

O médico Zacharias Calil contou que essa foi a 12ª operação de siameses que realizou e que acompanhava o caso desde que os meninos nasceram. “Pensamos em operá-los quando tinham 1  ano, mas precisamos esperar porque eles tinham pouca pele”, contou o médico. Segundo ele, ainda assim, foi necessário usar bolsas de silicone durante a operação para elastecer a pele dos irmãos.

Cerca de 40 profissionais participaram da operação entre anestesistas, cirurgiões, cardiologistas, pediatras, entre outros.

Conta de luz ficará mais cara a partir de segunda-feira



conta de luz ficará mais cara para consumidores atendidos por 58 concessionárias a partir da próxima segunda-feira (2). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revisão tarifária extraordinária para essas empresas. A previsão é de aumento médio de 23,4%. Os maiores reajustes serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina(38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os mais baixos serão aplicados para as distribuidorasCelpe (2,2%) e Cosern (2,8%).

A distribuidora CEA, do Amapá, não pediu a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados. 


Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto médio será de 28,7% e, para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

Bandeiras tarifárias

Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.
Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste – que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre – e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica. “No ano passado e neste ano, o custo da energia elétrica tem sido realmente alto, porque o regime hidrológico não está favorável, temos despachado todas as térmicas, que têm um custo mais alto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.


revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e da maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estudantes podem firmar novos contratos do Fies até 30 de abril


Estudantes matriculados em instituições de educação superior não gratuitas já podem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O SisFies, sistema informatizado do fundo, estará aberto até 30 de abril próximo, como estabelece portaria publicada nesta segunda-feira, 23. Podem pedir o financiamento os estudantes matriculados em cursos que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Os candidatos ao financiamento devem buscar o acesso on-line ao SisFies e informar os dados indicados pelo sistema. No primeiro acesso, o estudante informará o número de cadastro de pessoa física (CPF), a data de nascimento e endereço eletrônico válido. Também cadastrará a senha, a ser usada em todos os acessos. Prestadas as informações, receberá mensagem, no endereço eletrônico informado, para a validação do cadastro. A partir daí, fará a inscrição — informará dados pessoais, do curso, da instituição e sobre o financiamento.
Concluída a inscrição no SisFies, o candidato ao benefício deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual vai estudar. Isso deve ser feito até dez dias depois da conclusão da inscrição. A CPSA é responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
O estudante deve, em seguida, comparecer a um agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) — o prazo é de dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA — para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolhe a instituição bancária e a agência. Se houver dúvida, deve ligar para o número 0800-616161.
Mais informações e inscrições na página do Fies na internet. O prazo de inscrição de candidatos ao financiamento do Fies referente a este primeiro semestre consta da Portaria Normativa do MEC nº 2/2015, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23.

FNDE libera R$ 173 milhões para bolsas do Pacto do Ensino Médio e Alfabetização na Idade Certa


Ao todo, 423 mil participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa receberão as parcelas de suas bolsas nos próximos dias, movimentando um total de R$ 173 milhões, liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As bolsas são um eixo importante de ambos os programas, que permitem aos educadores participar de programas de formação continuada. Segundo Idilvan Alencar, presidente do FNDE, “os programas são estratégicos para o Brasil, e as bolsas fazem muita diferença para os profissionais do dia-a-dia da educação”.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.


Já o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

FNDE transfere R$ 773 milhões da complementação ao Fundeb


A segunda parcela de 2015 da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estará disponível nesta quinta-feira (27) nas contas de estados e municípios beneficiados. Responsável por esse repasse, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 773,1 milhões, na última quarta-feira (25), aos entes federativos.
Principal fonte de financiamento da educação básica pública, o Fundeb é formado por percentuais de diversos impostos e transferências constitucionais de estados e municípios, a exemplo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Conforme a lei que instituiu o Fundeb, a União transfere recursos aos estados e respectivos municípios que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano – em 2015 esse valor é de R$ 2.576,36. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Pelo menos 60% dos recursos devem ser usados na remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. O restante serve para despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras ações, o pagamento de outros profissionais ligados à educação, bem como a aquisição de equipamentos e a construção de escolas.

PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR DEFINEM A VOLTA DA PATRULHA DO SOM EM ITABUNA

Como desdobramento do encontro na quinta-feira, no gabinete do prefeito Claudevane Leite, quando foram discutidas ações contra a violência em Itabuna, a Prefeitura e o 15º Batalhão de Polícia Militar definiram a volta da Patrulha do Som a partir de amanhã. A equipe estará nas ruas, entre as 20 de sábado e 2 horas da manhã do domingo, para as ações de fiscalização de bares, casas de show e de espetáculos, lojas de conveniência em postos de gasolina e outros locais.
Reunião no com do 15º BPM com representantes da Prefeitura definiu Patrulha do Som  1
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, disse que não será mais permitida, nos finais de semana, a utilização de sonorização que exceda os 60 decibéis e prejudica moradores vizinhos a estabelecimentos comerciais que vedem bebidas ou promovem shows artísticos. A fiscalização da Patrulha do Som também vai coibir a utilização de sonorização automotiva alta e os paredões de som.
Reunião no com do 15º BPM com representantes da Prefeitura definiu Patrulha do Som  2
A ação vai abranger as avenidas Manoel Chaves, no São Caetano, e as praças públicas dos bairros Pontalzinho, Santo Antonio, Fátima, Califórnia e Jardim Primavera, dentre outras. Os fiscais da Prefeitura e os integrantes da equipe terão suporte de viaturas das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal. Também estarão utilizando decibelimetro para medir altura e potência da sonorização utilizada.
Os aparelhos de sonorização apreendidos nos estabelecimentos comerciais, veículos automotivos e paredões ficarão retidos sob a custódia do 15º Batalhão de Policia Militar que os encaminhará ao Ministério Público estadual, a quem competirá apresentar ação judicial que coíba o abuso e puna o infrator.
O encontro que definiu pela volta da Patrulha do Som foi realizado nesta sexta-feira no comando do 15º BPM com a participação do tenente-coronel Ubiraci Barbosa, secretários Lanns Almeida Filho, da Agricultura e Meio Ambiente, e Roberto José da Silva, de Transportes e Trânsito; do chefe da Diretoria de Fiscalização de Trânsito da Settran, Manoel Junior, e comandante da Guarda Civil Municipal, Fábio Barreto.

ITABUNA: SECRETÁRIO OSVALDO BARRETO EMPOSSA SOLANGE SAMPAIO

sol


A professora Solange Nunes Sampaio foi empossado nesta sexta-feira como diretora do Núcleo Regional de Educação 05 (antiga Direc 7). A cerimonia foi realizada pelo secretário de educação do estado, Osvaldo Barreto.

Na próxima segunda-feira ele estará na sede do órgão em Itabuna para se apresentar para a equipe de trabalho.

Solange Nunes Sampaio foi nomeada nesta quinta-feira e terá a missão de realizar a transição da antiga Direc 7 para o Núcleo Regional de Educação.


Atualizado às 18:25

Solange posse



A professora Solange Sampaio, finalmente, pôde assumir o cargo de diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE5), da Secretaria Estadual de Educação. A solenidade de posse ocorreu nesta tarde de sexta (27), em Salvador.
Ontem, Professora Solange, como é mais conhecida, foi induzida a tomar posse em uma cerimônia na sede do NRE (antiga Direc 7), na Beira-Rio, em Itabuna. Ela acabou sendo desautorizada pelo secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, que a convocou para solenidade em Salvador.
A educadora apresenta-se no NRE na próxima segunda.
Solange foi indicada para o cargo pelo deputado estadual Rosemberg Pinto. Ela deve ficar à frente do núcleo regional de forma interina. A professora Miralva Moitinho, de acordo com fontes do governo, assume o cargo em até três meses.

Fonte: Pimenta na Muqueca

NOVO SAC DE ITABUNA PRESTA MAIS DE 19 MIL ATENDIMENTOS EM UM MÊS

SAC prestou mais de 19 mil atendimentos em um mês (Foto Pimenta).

O novo posto do SAC em Itabuna prestou 19.561 atendimentos no primeiro mês de funcionamento no Shopping Jequitibá, segundo a Secretaria Estadual de Administração. O serviço de emissão de carteira de identidade foi o mais solicitado, com 4.066 atendimentos.
A ‘entrada’ de seguro-desemprego foi o segundo serviço mais requisitado, com 1.952 solicitações, seguido de emissão de carteira de trabalho (1.521) e renovação da carteira de habilitação (1.231 pedidos).
O SAC passou a atender no Jequitibá em 19 de janeiro deste ano, após ser inaugurado pelo governador Rui Costa. O atendimento é feito das 9h às 18h, no segundo piso (estacionamento superior).
Além do emissão das carteiras de identidade, de habilitação e de trabalho, a unidade conta com a entrega de certidão negativa de antecedentes criminais, CPF e demais serviços relacionados ao Planserv, Detran, Previdência Estadual, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), SineBahia, Tribunal de Justiça (TJ/BA) e Sefaz Estadual.

Professores de Itabuna já receberam salário de fevereiro


A Prefeitura de Itabuna creditou, nesta sexta-feira, o salário dos professores da rede municipal de ensino referente ao mês de fevereiro. A folha bruta tem valor de R$ 3.778.318,12. Os demais servidores da administração devem receber até quarta-feira, segundo o secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira. “Por determinação do prefeito Claudevane Leite tomamos medidas de economia, tendo como prioridades a retomada de obras e o pagamento dos servidores, e estamos nos empenhando para que todo o funcionalismo receba dentro do mês. Quando isto não for possível, o pagamento será até o quinto dia útil”, afirma Marcos Cerqueira. O pagamento dos salários dos professores dentro do mês é resultado do esforço da administração municipal para cumprir o acordado com a categoria. Durante 20 meses a Prefeitura pagou os salários dos professores no prazo legal, até o quinto dia útil, o que deixou de acontecer em razão da dificuldade financeira causada pela queda nos repasses federais. Mas, já no mês de janeiro os professores receberam antes do quinto dia útil e agora em fevereiro recebem dentro do mês. Pela programação da Secretaria Municipal da Fazenda até quarta-feira devem ser pagos os salários do funcionalismo municipal referente a fevereiro, o que incluirá efetivos, contratados e comissionados, além do pessoal da Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) – porteiros, auxiliar de serviços gerais, merendeiras etc.

Prefeitura de Ilhéus abre seleção simplificada para professor e intérprete de libras



As secretarias de Administração (Sead) e Educação (Seduc) de Ilhéus publicaram edital de Seleção Pública Simplificada, nº 001/2015, que visa à contratação de professores substitutos e intérpretes de libras. As inscrições podem ser feitas de 2 a 4 de março, das 9 às 11h30min e das 14 às 17h, na sede da Seduc, na Avenida Soares Lopes, 840, centro. Ao todo, são oferecidas 217 vagas para professor (com 97 postos para cadastro de reserva) e 15 para intérprete de libras (com 10 vagas para cadastro de reserva), que vão suprir a falta de docentes na rede municipal de ensino. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: currículo vitae, devidamente comprovado, incluindo a experiência na docência da educação infantil e/ou ensino fundamental I (anos iniciais) – EJA 1 ou ensino fundamental II (anos finais) – EJA 2 ou interpretação de libras; e ficha de inscrição preenchida e assinada. O candidato também deverá apresentar diploma ou certificado de licenciatura em curso de pedagogia ou normal superior para a educação infantil, o ensino fundamental I – EJA 1, licenciatura em área específica da disciplina para o ensino fundamental II – EJA 2, graduação em áreas afins à educação ou ensino médio completo e, para intérprete, habilidade para a interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras. O regime de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais. As remunerações serão, em caso de possuidor de nível superior, de R$ 1.917,78 para 40 horas, e de R$ 958,89 para 20 horas. Para os candidatos aprovados de Ensino Médio Completo, o salário será de R$ 1.576,00 para 40 horas e R$ 788,00 para 20 horas. O certame tem validade de um ano, e pode ser prorrogado pelo mesmo período. Os critérios de avaliação são os seguintes: a) para o provimento das vagas de docentes para a educação infantil e ensino fundamental, serão selecionados os candidatos inscritos que apresentarem e comprovarem a titulação exigida e não tiverem vínculo por mais de 20 horas com o poder público. b) para o provimento das vagas de docentes para intérpretes de Libras serão selecionados os candidatos inscritos que apresentarem e comprovarem a titulação exigida, comprovarem experiência como intérprete de Libras e, por último, não tiverem vínculo por mais de 20 horas com o poder público. A seleção será constituída por duas etapas: 1) análise do currículo vitae (de caráter classificatório); e 2) prova escrita para os candidatos às vagas da educação infantil, ensino fundamental I e II – EJA 1 e 2, classificados na 1ª etapa. Será eliminado o candidato que zerar a prova escrita.

Ex-presidente do PT baiano, Jonas Paulo ganha cargo em Brasília com salário de R$ 15 mil



O sociólogo Jonas Paulo, ex-presidente do PT na Bahia, irá chefiar o Escritório de Representação do governo Rui Costa (PT) em Brasília. A nomeação atenderia a uma reivindicação feita pela Direção Estadual do partido. 

De acordo com a coluna Tempo Presente, o salário base de Jonas Paulo será de R$ 6.120,00, mas um RIT, ou uma gratificação consolidada, que o eleva para R$ 15,3 mil. O dirigente petista ocupará a vaga que foi, durante oito anos, da antiga assessora de Wagner na capital federal, Sônia Carneiro.

Estudante é assaltada e ladrão recusa celular dela por não ser 'chique'


Na tarde desta quinta- feira (26/02) uma estudante chamada Priscilla Magalhães da Faculdade Santo Agostinho foi abordada por um suspeito próximo ao colégio Liberdade na região do Marquês, Zona norte de Teresina.

Priscilla estava acompanhada de sua mãe, quando um rapaz chegou numa moto vermelha anunciando o assalto.

O suspeito rejeitou o celular das duas, alegando que não era um celular "chique", jogou o celular da mãe no chão e arrancou o colar de ouro do pescoço da Priscilla.

SANTA CRUZ DA VITÓRIA: CONCURSO PÚBLICO SOB SUSPEITA

RatosTaTudoDominado

No município de Santa Cruz da Vitória estão sendo feitas várias apostas em relação ao concurso público que será realizado pela prefeitura no próximo domingo. Circula uma lista com os nomes dos aprovados e os respectivos cargos.

A tal lista foi entregue ao Ministério Público, caso seja constatado irregularidade o concurso deverá ser anulado e os culpados punidos.

O prefeito Jackson Bonfim (PP), já viajou para Poções por conta dos pedidos feitos por aderentes.

BAHIA: TERMINA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL


As matrículas na rede estadual de ensino terminam na próxima terça-feira (03/03). Nesta quinta-feira (26/02), a matrícula prossegue para os estudantes oriundos das redes municipais e concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental da rede estadual quando a escola não oferece a série seguinte. Nesta sexta-feira (27/02) será a vez dos estudantes novos do ensino fundamental e Proeja Fundamental. A segunda-feira (02/03) e a terça-feira (3/02), último dia do processo, serão destinadas para os alunos novos do ensino médio e do técnico de nível médio.

No ato da matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.

A matrícula da rede estadual pode ser feita em qualquer escola estadual, de maneira simples e ágil. Basta se dirigir a uma unidade escolar da rede estadual, independentemente de qual o colégio que o aluno vá estudar. Outra opção é fazer a matrícula pela internet, acessando o endereço Portal da Educaçãowww.educacao.ba.gov.br/matricula2015

Governo suspende o 'Minha Casa Melhor'


Diante do cenário de restrição fiscal, o governo decidiu suspender o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito especial para que os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida possam adquirir móveis, eletrodomésticos e eletrônicos a taxas de juros subsidiadas. Para operar o programa, a Caixa Econômica Federal recebeu do governo uma capitalização de R$ 8 bilhões em junho de 2013. Do valor total, porém, R$ 3 bilhões foram direcionados para os financiamentos do programa - o restante foi usado em outra operação. O Broadcast apurou que esses R$ 3 bilhões foram desembolsados no total de financiamentos que foram concedidos pela Caixa até o fim do ano passado, 18 meses após o lançamento do programa. Não restou ao governo outra alternativa a não ser interromper a distribuição de novos cartões porque não há mais recursos para arcar com o custo financeiro dos juros mais baixos. "Novas contratações do Minha Casa Melhor estão sendo discutidas no âmbito da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida", informou a Caixa, em nota. "Os cartões referentes a contratos já realizados continuam operando normalmente", completou a instituição financeira. Procurado, o Tesouro Nacional informou que somente o banco estatal comentaria o assunto. Pelo canal oficial de comunicação entre a Caixa e os beneficiários do programa, a atendente afirmou que o Minha Casa Melhor está suspenso desde o dia 20 deste mês. "A Caixa está reavaliando o programa antes de realizar novas contratações no Brasil inteiro", afirmou. No lançamento do programa, o governo divulgou que a expectativa era de que 3,7 milhões de famílias fossem beneficiadas, em um total de R$ 18,7 bilhões. O Minha Casa Melhor oferece crédito a juros mais baixos que os praticados no mercado para as famílias atendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida comprarem 14 tipos de eletrodomésticos e móveis. Os juros são de 5% ao ano contra 16,5% que o mercado cobra para financiar outros tipos de bens que não automóveis. O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, lamentou o "congelamento" do programa e o impacto da decisão para o setor varejista. "O Brasil está diante do desafio de fazer funcionar esse novo modelo econômico imposto pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda)", afirmou. A CNDL, que representa 1,2 milhão de lojistas, estima que o programa injetou R$ 1,4 bilhão no ano passado. As 920 famílias de Feira de Santana (BA), que receberam da presidente Dilma na quarta-feira, 25, as chaves dos imóveis, não puderam pegar o cartão para comprar os móveis. A Superintendência Regional da Caixa na Bahia confirmou à reportagem que os cartões não foram distribuídos por determinação do banco. Ao entregar os imóveis do conjunto Solar da Princesa III e IV, no bairro de Gabriela, Dilma assegurou a continuidade do programa de habitação popular. Segundo ela, a terceira fase será lançada em maio, com a meta de contratar mais 3 milhões de moradia. Depois de dizer que faz ajustes fiscais "como uma mãe, uma dona de casa faz na casa ela", a presidente garantiu que o governo não paralisaria programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia foi cuidadosamente planejada para ser a primeira parada em um roteiro de viagens que a petista planeja fazer para recuperar sua popularidade. (Estadão)

Superlotação: “espremidos” nas salas de aula, alunos fazem “greve” na Unime


“O mar não está para peixe”, diz um ditado popular. Em Itabuna, isso poderia ser aplicado às faculdades, sobretudo as particulares.  O início do ano letivo não está bom para ninguém. Queixas, denúncias e insatisfações alastraram por todos os cantos. Assim como na FTC, estudantes da Unime decidiram fazer um “jejum” de estudo com forma de protesto.

Eles reclamam de superlotação nas salas de aula. O problema é antigo. Desde o ano passado que os estudantes convivem com essa situação, garantiu um grupo de universitários à redação do Verdinho. A turma do 7º semestre noturno de Direito, por exemplo, se recusa a assistir as aulas, até que haja um desafogamento nas salas.

Segundo os alunos, as turmas A e B foram unidas desde o 6º semestre, quando o total de estudantes chegou a 87. Por esse motivo, eles se lesados em seu aprendizado. Depois de tanto reclamarem, a promessa era é de que esse ano, as coisas melhorassem.

Diante de tais perspectivas, os alunos aceitaram dividir o espaço, que abrigava até o fechamento dessa matéria 90 pessoas. No entanto, até agora, o acordo de dividir as turmas não foi cumprido e os alunos, “espremidos”, não conseguem produzir satisfatoriamente. “Deve-se convir que com uma mensalidade que chega a R$ 1.300,00, a Unime deveria proporcionar as melhores estruturas a seus alunos”, ressaltou um universitário, que preferiu o anonimato.

Além de não assistirem as aulas, os alunos planejam entrar com ação contra a Unime, pedindo a restituição dos valores referentes as aulas que não foram lecionadas.



Reunião

Numa reunião na quarta-feira (25), Luiz Brogiato, diretor da instituição, garantiu que tentaria encontrar uma solução até esta sexta-feira (27). “Esperamos que estes optem pela separação das turmas. já que em projeto apresentado e aprovado pelo MEC, disponível na Biblioteca da própria instituição, o máximo de alunos permitido por sala é de 50”.

Os estudantes já avisaram: caso, a situação não seja resolvida, eles irão recorrer ao MEC

Traficantes flagrados no Nova Itabuna


No final da noite desta quinta-feira (26), guarnições da Ceto, Rondesp e Oficial de Operações da polícia militar prenderam, no bairro Nova Itabuna, três acusados de tráfico portando drogas e uma grande quantidade de munição. Foram apreendidas 33 de 40, 47 de 38, 34 de 32, 20 pinos de cocaína e 2 trouxas de maconha. Os presos são: Caique Junior Machado da Silva, 21 anos, que possui três passagens por tráfico e roubo; Valtergil de Jesus Santos (Ninho), 23 anos; e um menor de 17 anos, com  diversas passagens pela polícia, acusado de diversos crimes, entre eles, homicídio.

Flanelinha acusado de riscar carro é preso


David Maicon, 23 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (26) próximo a Praça José Bastos, em Itabuna, pela polícia militar. Ele, que diz trabalhar como flanelinha, foi acusado de riscar o carro de um homem que não lhe deu dinheiro.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SECRETÁRIO DESAUTORIZA CERIMÔNIA DE POSSE DE SOLANGE

Momento em que Solange atende ligação do secretário.

O clima não foi dos melhores, hoje à tarde, no Núcleo Regional de Educação (antiga Direc 7), em Itabuna. No mesmo instante em que discursava como nova diretora do órgão regional, a Professora Solange recebeu telefonema do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, desautorizando a posse.
Solange foi nomeada para o cargo nesta quinta (26) pelo governador Rui Costa, mas, lastreada na força dos padrinhos Rosemberg Pinto e Josias Gomes, tentou colocar o carro na frente dos bois, definindo sua posse para esta tarde. Desagradou o comando da Educação em Salvador.
Barreto determinou que ela suspendesse o ato de posse e aguardasse as novas orientações e a cerimônia de troca de comando do núcleo regional. “Ah, isso aqui não vale nada?”, teria sido a reação de Solange, conforme pessoas que presenciaram a cena.

INFORMAÇÕES: PIMENTA NA MUQUECA

TABUNA-BA: Fundação Marimbeta dá inicio aos trabalhos para o ano de 2015



“Tudo o que você faz por uma criança e adolescente vale a pena” foram com essas palavras que o Presidente da Fundação Marimbeta, Sítios de Integração da Criança e do adolescente (FMSICA), Junior Teles, renovou seu compromisso com os jovens e as comunidades atendidas pela Fundação. A FMSICA inicia o ano de 2015 tendo como meta a continuidade do serviço prestado durante os dois primeiros anos, agregando a elas atividades que visem possibilitar novos oportunidades para os jovens e suas famílias. Dentre os novos projetos definidos para o ano, se destacam a seletiva de futebol, a formação da orquestra mirim e a aquisição de um “Caminhão cultural”, que irá possibilitar apresentações teatrais e musicais itinerantes. Apesar de todas as dificuldades, os professores da Fundação Marimbeta, destacam que é com muito ânimo e disposição que os as começaram as atividades de 2015. O mais importante é a paixão e o amor pelo trabalho. Elas sim, são ferramentas que contribuem para o entusiasmo no desenvolvimento dos nossos trabalhos”. Contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, também está prevista as reformas das salas dos sítios da Fundação.

ITABUNA: NOVA DIRETORA DA “DIREC 7” FOI IMPEDIDA DE ADENTRAR NO ÓRGÃO


A nova diretora do Núcleo Regional de Educação 05 (antiga Direc 7), Solange Nunes Sampaio, esteve no final da tarde na sede do órgão em Itabuna. Ele pretende manter contato com a equipe de trabalho e com os diretores.

Mas ao chegar no órgão foi impedida de adentrar na sala, já que o diretor financeiro Raimundo Alves, não abriu a porta. Por conta disso Solange Nunes decidiu deixar o local e voltar após retornar de uma visita a secretaria estadual de educação.

Segundo informações, Raimundo Alves estava na expectativa de assumir a direção do órgão, mas acabou perdendo a disputa, por isso ele não assimilou a nomeação de Solange.


INFORMAÇÕES: POLÍTICOS SUL DA BAHIA

Globo cogita cortar os jogos às quartas-feiras


Os baixos índices de audiência do futebol às quartas-feiras estão causando dores de cabeça nos executivos da TV Globo. A ponto de a emissora pensar na possibilidade de acabar com as transmissões das partidas no meio da semana. A ideia que está sendo estudada é de exibir só os duelos das fases decisivas dos principais torneios. "A ideia que está sendo estudada é de exibir apenas os jogos das fases decisivas de Libertadores, Copa do Brasil e Paulistão", explica um global. "A audiência despenca, no mínimo, dez pontos assim que o futebol entra no ar. E isso vale para Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos..." A queda se acentua ainda mais se os primeiros minutos da partida não têm gols ou lances perigosos. "Chegamos a ter jogo do Corinthians no Brasileiro do ano passado que terminou com 12 pontos de audiência", justifica o funcionário da Globo. A notícia já chegou aos ouvidos dos presidentes de grandes clubes, que temem pela redução das cotas de TV. Já faz algum tempo que o dinheiro da Globo é a principal fonte de receita dos gigantes brasileiros. Já as transmissões aos domingos não correm perigo, porque a emissora registra números melhores do que com o "Domingão do Faustão".

Itabuna: Guarda Municipal recebe homenagens e certificados


Com os certificados do Curso de Capacitação de acordo a matriz nacional do Ministério da Justiça já em mãos, 19 agentes da Guarda Civil Municipal ouviram emocionados as palavras de apoio, incentivo e reconhecimento proferidas pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, na tarde de quarta-feira. 

Em solenidade no Gabinete do Prefeito, a Secretaria da Administração e o comandado da Guarda concluíram mais uma etapa do curso de capacitação. Com uma carga horaria de 288 horas/aulas, os guardas civis municipais tiveram orientações teóricas e práticas sobre diversos temas, além de conhecimento e qualificação que resgatou para o grupo a autoestima. 

Este foi o caso dos agentes da GCM Jeová Santos e Edmundo Portella Passos, integrantes da Guarda Civil Municipal há 29 e 26 anos, respectivamente. Este foi o primeiro curso aplicado pelos próprios agentes da guarda aos integrantes da corporação que possuem alguma graduação acadêmica. 

Atualmente 50% efetivo são de graduados e graduandos e a Secretaria da Administração vem investindo em cursos de capacitação. Para o mês de março prepara o curso de técnica operacional. Na solenidade de entrega dos certificados Vane destacou ainda esforços da atual administração para atender exigências do Ministério da Justiça. 

Na solenidade também estavam presentes o comandante da Guarda, Fábio Pinheiro, secretaria da Administração, Mariana Alcântara; presidente da FICC e secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, além dos vereadores Valéria Moraes e César Brandão.

Xuxa assina com a Record na próxima quinta feira


Xuxa assinará o contrato com a Record numa coletiva de imprensa que acontecerá no próximo dia 5, em São Paulo. Segundo fontes da direção da emissora, "é o fim da novela entre ela e a Record. Ela responderá perguntas dos jornalistas e assinará o contrato na presença de todos. Já está tudo certo!". Mais cedo, a emissora divulgou um comunicado oficial enigmático em que anunciava um "momento marcante da televisão brasileira e para a história da Record", sem dar maiores detalhes.

GUARATINGA: AGRICULTOR MORRE APÓS SER ATACADO POR VACA PARIDA


O agricultor Florentino Marques de Moraes, de 69 anos, morreu após ter sido atacado por uma vaca parida, na manhã de quarta-feira (25), no município de Guaratinga. A tragédia aconteceu na Fazenda Jacutinga, de propriedade da vítima. De acordo com familiares, Florentino já havia sido ferido outras vezes pela mesma vaca nos dois dias antes de sua morte, sempre que o agricultor tentou separar o animal do filhote.

Na quarta-feira, quando o idoso tentava novamente apartar a cria no curral, foi atacado pela vaca e caiu ao chão. A vítima foi atingida por várias cabeçadas e pisoteada na região torácica. Por volta das 7h, o agricultor foi encontrado vivo pelos sobrinhos e reclamou de fortes dores no pescoço. Em seguida ele morreu, segundo informaram os familiares. O corpo foi levado para o IML de Eunápolis. O enterro deve acontecer nesta quinta-feira (26), no cemitério de Guaratinga.


Juiz que proibiu WhatsApp quer forçar app a colaborar com polícia



O juiz Luiz de Moura Correia, do Piauí, que determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil, diz que o objetivo da medida é forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado.

O WhatsApp não estaria ajudando em investigações realizadas desde 2013 e que teriam relação com crimes contra crianças e adolescentes –o juiz não confirma o teor dos delitos, que na sua visão são "graves". "Se não fossem, não teria tomado essa decisão", disse à Folha. 

Correia, que é da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, ordenou que provedores de internet e de conexão móvel, como as operadoras de telefonia, suspendam o uso do aplicativo. O motivo, segundo o magistrado, é que a companhia tem se negado a cumprir "diligências" policiais, o que faz com que inquéritos fiquem parados. Os crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina. 

"É uma forma de cumprir as diligências, forçar [o WhatsApp] a criar canais para que os policiais possam proceder [as investigações]", disse o magistrado.

ITABUNA-BA: Maria Pinheiro vai ganhar unidade da Casa das Artes


A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, em parceria com o projeto social “Encantarte” vai inaugurar, em breve, no bairro Maria Pinheiro, mais uma unidade da Casa das Artes. O espaço, além de se transformar na sede social do projeto, vai oferecer cursos de instrumentos musicais, práticas esportivas, teatro, danças e capoeira. Atualmente, Itabuna já conta com três unidades da Casa das Artes: Unidade Centro, Unidade Conceição e Unidade Sarinha / CSU. Cursos vinculados ao projeto são oferecidos também na Casa de Jorge Amado (em Ferradas), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU – Urbis IV) e no Espaço Cultural Padre Paulo Tonucci (no bairro Monte Cristo), cujos últimos ajustes estão sendo firmados para que os cursos naquele local sejam iniciados já na próxima segunda (2 de março). Serão oferecidas ali aulas de Violão, Ballet, Teclado, Teatro e Artes Marciais, além das atividades disponibilizadas pelo próprio Encantarte”, explicou. Atualmente, as aulas de percussão do Encantarte estão acontecendo na região do Alto da Conquista e na Escola Municipal Margarida Pereira, localizada no bairro Pedro Jeronimo. O Encantarte é um movimento negro que luta contra o preconceito e em favor do Orgulho da Periferia. Na próxima sexta-feira (27), o projeto completa 15 anos de existência.

Solange Nunes nomeada Diretora do Núcleo Regional de Educação do Litoral Sul - Itabuna (NRE 05), da Secretaria da Educação.

sol

A professora Solange Nunes Sampaio de Souza da cidade de Ubaitaba foi nomeada
dia 25/02/2015 a diretora do Núcleo Regional de Educação do Litoral Sul ( NRE - 05 ), Ex- Direc 07 com sede 
na Cidade de Itabuna. A nomeação saiu no Diário Oficial desta quinta-feira e assinado ontem 25/02
pelo Governador Rui Costa

Atualizado: às 11:00


Solange Sampaio é conhecida dos quadros políticos do PT de Ubaitaba, já sendo candidata a vice-prefeita na eleição de 2012. A sua missão será fortalecer e buscar unidade do Núcleo Regional de Educação. Atualmente a mesma é diretora do colégio Polivalente de Ubaitaba.


Atualizado: às 12:18 

Solange Sampaio, ao centro, entre Miralva Moitinho e o deputado estadual Rosemberg Pinto


Segundo fontes ligadas à área da educação, além da questão política, o critério técnico pesou na definição do nome. A nova diretora atua como coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino.
Havia expectativa de que a professora Miralva Moitinho seria a indicada para a NRE-05. A educadora, que já comandou a Direc, é ligada ao secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes.
Mas se engana quem pensa que Miralva sofreu uma derrota, pois Solange faz parte de seu grupo e, certamente, a indicação teve o dedo da ex-gestora da Direc.

http://www.ba24horas.com.br/v1/

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Itabuna: PM prende homem armado no Bairro Sarinha





Uma guarnição do Águia XXI da polícia militar efetuou na noite desta quarta-feira (25), a prisão de Junior Alves de Souza. Ele foi preso no bairro Sarinha, em Itabuna, após ser flagrado com um revólver calibre 38 com 5 munições intactas.

http://www.verdinhoitabuna.com.br/

Gastos com deputados na Câmara aumentarão R$ 146,5 milhões



Dentre os benefícios anunciados aos parlamentares está a possibilidade de as mulheres dos deputados viajarem às custas da Casa

A Câmara decidiu nesta quarta-feira, 25, aumentar os gastos com os deputados em R$ 146,5 milhões. Neste ano, o reajuste será dado a partir de abril, representando um aumento de R$ 110 milhões. Dentre os benefícios anunciados está a possibilidade de as mulheres dos deputados viajarem às custas da Casa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o reajuste leva em consideração apenas a inflação e não representa mais gastos para a Casa. Para equilibrar a conta, será necessário fazer uma série de cortes no mesmo valor do aumento.

O gasto com verba de gabinete, destinada ao pagamento dos funcionários dos gabinetes, foi reajustado em 18%, correspondente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado desde julho de 2012. O valor passa de R$ 78 mil para R$ 92 mil. Serão gastos mais R$ 97 milhões neste ano e R$ 129 milhões a mais a partir de 2016.

O cotão, verba mensal para gastos como aluguel, alimentação, transporte, entre outros, foi reajustado em 8%. O maior, de Roraima, passa de R$ 41,6 mil para R$ 44,9 mil. O menor, do DF, vai de R$ 28 mil para R$ 30 mil. O reajuste custará mais R$ 12,5 milhões este ano e R$ 16,6 milhões a mais no ano que vem.

O auxílio-moradia dos deputados foi reajustado em 10,5%, passando de R$ 3,8 mil para R$ 4,2 mil, aumento de R$ 663,8 mil este ano e R$ 885 mil em 2016.

O presidente da Casa anunciou também que os cônjuges dos parlamentares terão direito a passagens aéreas para se deslocar do Estado de origem a Brasília e vice-versa. O valor da cota não será aumentado, segundo Cunha.

Para pagar a conta do aumento dos benefícios será necessário cortar investimentos, custeio, compras de equipamentos e materiais permanentes e contratos. Ainda não há detalhes a respeito dos cortes.

"Não vai custar um centavo. Todo acréscimo terá um corte correspondente em outras despesas que já foram quantificadas e serão cortadas. Se tivesse qualquer aumento de despesa, nós não faríamos", disse Eduardo Cunha.

Cunha negou que os ajustes sejam uma medida "corporativista" e não quis encarar os itens cortados como "supérfluos". "A tendência que você tem é que a atividade política nos tome um tempo muito forte. A gestão administrativa sempre acaba sendo atividade secundária dos presidentes", afirmou. Fonte:IstoÉ