quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estudantes baianos reclamam de suposto boicote nas vagas do Pronatec


Estudantes do Colégio Estadual Luis de Moura Bastos, em Dias D’Ávila, denunciaram um suposto boicote nas vagas do Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).  Ruan Vitor Santos Lessa de Santana,  de 17 anos cursa o 2º ano do Ensino Médio, revelou que se inscreveu para o curso de Técnico em Logística na própria escola estadual, foi selecionado e no momento da inscrição foi informado que não havia mais a vaga. 

Ele conta que recebeu a ligação do Senai na última quinta-feira (1),  avisando que o mesmo foi aprovado no curso e deveria se dirigir a unidade munido de documentos para efetuar a matrícula. Na segunda-feira (4), compareceu ao local no turno da manhã, sendo que o prazo final da inscrição era até às 17h do mesmo dia. 


Conforme Ruan Victor, algumas colegas de classe passaram pela mesma situação, são elas, Carolina dos Santos Calisto Carneiro, 22, e Diana Silva de Araújo, 19. “Nós só estamos querendo estudar e que seja validado nosso direito, e eles estão querendo tirar nosso direito”, reclamaram. Ele revelou que a própria recepcionista confirmou que tinha duas listas na mão, e o nome dele estava na relação dos selecionados e não na reserva. “Eu cheguei às 9h, entreguei meus documentos a recepcionista e ela pediu para aguardar. E foi passando o tempo e nada de chamar, enquanto isso, outras pessoas passaram em minha frente. 

Daí fui à recepção três vezes, na 4ª vez ela disse que não tinha mais vaga e que iria devolver meus documentos”, conta Ruan Victor. O aluno criticou ainda a postura da funcionária que o atendeu. “ Foi completamente indelicada em toda a situação”, disse.  A coordenadora do Pronatec no Senai, Jeane Tayubi, disse que o sistema permite a inscrição de até 80 alunos, mas nesse caso específico foram pré-selecionados 51.  “Foram 51 pré-selecionados para 40 vagas, indicando quem são os reservas e quem foram os classificados”, disse. 

Ela confirmou também que o Senai geralmente só liga para os selecionados. A coordenadora afirmou que Ruan Vitor se encontra no cadastro reserva. Segundo a assessoria do Senai, o processo seletivo não é feito pelo órgão. A matrícula é feita pela escola estadual e a instituição recebe a lista de aprovados já pronta.  A coordenadora se recusou a passar a lista  alegando que é “uma lista interna, mas fica disponível no mural da escola”, disse. Os estudantes, no entanto, afirmaram que a escola não disponibilizou no mural, como seria de praxe.

A Assessoria de comunicação do Senai reiterou ainda que eles cumpriram todas as etapas estabelecidas pelo MEC: receber e lista, ligar para os alunos e fazer a inscrição. Jeane Tayubi ficou de verificar com a unidade de Dias D’Ávila o que ocorreu no momento da efetivação da matrícula, já que o estudante recebeu a ligação como aprovado e não reserva. Em nota, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, informou que o Pronatec é um programa do Governo Federal. A unidade ofertante de vaga (neste caso, o SENAI), é responsável por cuidar do processo de matrícula. Conforme a assessoria da pasta, cabe a Secretaria apenas realizar o sorteio eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário