segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ITABUNA: GREVE DOS PROFESSORES CHEGA AO FIM; AULAS SERÃO RETOMADAS AMANHÃ

Professores ocuparam gabinete do prefeito no início da greve (Foto Divulgação).

Os professores da rede municipal de Itabuna decidiram encerrar a greve que já durava 72 dias. A decisão foi tomada em assembleia encerrada ao final da tarde desta segunda (3), no clube da Usemi. As aulas serão retomadas em toda a rede nesta terça (4).
A greve foi iniciada em 21 de maio, após o governo acenar com 8% de reajuste para os níveis II e III do magistério, enquanto os profissionais reivindicavam 13,01%. Este percentual foi obtido pelos profissionais do nível I, que recebem o piso básico nacional.

DECISÃO DO TRT ENFRAQUECEU MOVIMENTO

O movimento grevista ficou enfraquecido depois que o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) decidiu que a paralisação em Itabuna era “ilegal” e “abusiva”.
Os desembargadores também ordenaram que os professores retornassem imediatamente à sala de aula, sob pena de ter os dias parados descontados.
Mesmo após a decisão, a presidente do Simpi, Maria do Carmo Oliveira, disse que a categoria se manteria em greve e iria recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Hoje, em assembleia, os professores decidiram retornar à sala de aula. Há ameaça de novas paralisações, a depender do resultado do julgamento no TST.
A greve foi a mais longa dos últimos 20 anos na rede municipal. Os professores chegaram a ocupar o gabinete do prefeito Claudevane Leite, no início do movimento, e também fecharam o prédio da Prefeitura. A categoria volta às aulas, mas “em estado de greve”, como assinala a presidente do Simpi.http://www.pimenta.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário