quinta-feira, 30 de julho de 2015

PESQUISA APONTA: Governador Rui Costa tem aprovação de 57,1% e ACM Neto 82%



A gestão do governador Rui Costa (PT) é aprovada por 57,1% do eleitorado baiano, apontou levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (30).

rui+costa2434


O estudo entrevistou 1.284 pessoas de 68 municípios do estado, espalhados por sete regiões, e é o primeiro deste que o petista assumiu o cargo há sete meses. A pesquisa aponta ainda que 36,7% avaliam a gestão negativamente, enquanto 6,4% não responderam, e que há uma impressão de descolamento entre Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre os baianos, a presidente foi bem avaliada por apenas 13,2%, enquanto o índice de reprovação foi de 84,4%. O instituto também questionou aos entrevistados se achavam a atuação de Rui Costa acima, abaixo ou dentro do que esperavam de seu governo. A maioria (55%) considerou sua performance dentro do imaginado, quando o resto se dividiu entre pior (19,7%) e melhor (18,6%). Os resultados mostram ainda que o governo estadual é melhor avaliado entre o eleitorado masculino e entre as idades de 45 e 59 anos. O levantamento mostra ainda que, de forma espontânea, a maioria dos baianos vê a saúde como o maior problema do estado. Ao todo, 35,1% dos ouvidos citou a área, seguida por segurança pública (22,6%), desemprego (14,3%) e corrupção (9,3%). A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de julho.



Segundo o Instituto Paraná, ligado ao PSDB, a gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem 82% de aprovação. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (29) pelo jornal Correio, e também diz que 15,3% da população reprova a administração do democrata. O instituto Paraná entrevistou 604 eleitores entre os dias 22 e 26 de julho. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, segundo a Paraná Pesquisa.
O levantamento fez quatro recortes, dividindo os índices por sexo, idade, classe social e escolaridade. Conforme os números, entre os homens, ACM Neto atingiu 83,6% de aprovação. Entre as mulheres o índice foi de 80%. Em quatro das cinco faixas etárias, o índice mais baixo registrado foi de 77,7% entre 35 e 44 anos. Eleitores com ensino fundamental, médio e superior, a aprovação da administração soteropolitana ultrapassou 80%.
Já entre os eleitores com poder aquisitivo, o prefeito registra a maior rejeição entre as classes D e E, com 30,4%. Nas classes A e B, o democrata tem a aprovação 89,4%. Na C o índice é de 82,8%. Nas classes menos favorecidas da cidade o prefeito atinge 69,9%.

INSTITUTO PARANÁ FOI RESPONSÁVEL POR AMBAS PESQUISAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário