quinta-feira, 2 de julho de 2015

Heróis da independência da Bahia


No dia dois de julho, comemoram a independência da Bahia na cidade de Salvador com um desfile, festas e rodas de capoeira na rua. Neste dia em 1823, as tropas brasileiras conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal. 




O jornal baiano, O Correio, publicou uma edição para comemorar o dia, apresentando alguns dos heróis e heroínas das batalhas da independência da Bahia!


Caboclo



Ninguém nos vence: Símbolo do brasileiro, o caboclo leva a bandeira do país e junta todas as culturas que compõem a nação. Tem um pouco de cada etnia, o negro, o branco, e o índio, juntos numa só representação. Foi ele quem liderou e deu força a luta dos baianos para libertar o país: com tiranos não combinam brasileiros corações!

Maria Felipa

Leoa guerreira: Maria Felipa era capoeirista e liderou uma esquadrão de 40 mulheres na Ilha de Itaparica. Uma das principais artilheiras, incendiou, com as amigas, 42 embarcações portuguesas. Temida, dava surra de folha de cansação nos gajos capturados.

Maria Quitéria


Mulher de valor: Vestiu-se de soldado para lutar. Defendeu o Batalhou dos Periquitos na Ilha de Maré, Pituba e Itapuã.No combate da Pituba, foi uma das melhores em campo da batalha: atacou trincheiras e escoltou prisoneiros, sozinha, ao acampamento.

Antonio Rebouças

Líder negro: Antonio Pereira foi abolicionista. Um guerreiro contra o racismo. Sua frase predileta realizou-se na luta: “tudo pardo ou preto pode ser general”. De fato, no comando de batalhões, havia afrodescendentes, sertanejos e até indígenas.

Encourado de Pedrão


 

Sertão de garra: Pedrão é uma pequena cidade que todo brasileiro deve conhecer para admirar. Foi dali, perto de Feira de Santana, que saíram os guerreiros vestidos em roupas de couros encourados de Pedrão todo ano são representados no desfile.

Corneterio Lopes

Vuvuzela de vitória: Na batalha de Pirajá, sofrendo pressão, os brasileiros foram para cima. No mata-mata, o comandante Barros Falcão mandou recuar, mas o corneteiro Luís Lopes tocou avançar e degolar. Deu certo: vencemos!
Outros heróis e heroínas incluidos no homenagem são Joana Angélica, Lord Cochrane, João de Botas e outros. 

Parabéns, Bahia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário