sexta-feira, 24 de abril de 2015

PARÁ: Repasse de verbas atrasa e 'Mais Educação' é suspenso em Santarém

Atividades estão paralisadas em 214 escolas da região.
Previsão é que as aulas retornem no início do mês de maio, diz Semed.



As atividades do Programa Mais Educação (PME) estão suspensas nas escolas públicas municipais de Santarém, oeste do Pará. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), todas as 214 escolas que integram a iniciativa interromperam os trabalhos por não terem recebido os repasses de verbas do Ministério da Educação (MEC). As aulas estão paralisadas desde o início de abril.
A coordenadora geral do PME em Santarém, Conceição Vieira, informou que a Semed decidiu suspender as atividades até que a situação seja regularizada. “Recebemos um e-mail do Ministério da Educação relatando que não existia previsão para o repasse da segunda parcela do ano de 2014, então resolvemos comunicar os gestores das escolas e paralisar as atividades” explica.
Ainda de acordo com a coordenadora, a Semed entrou em contato com o MEC, o qual repassou uma data para o retorno das aulas do programa. “Fomos informados que dia 20 [de abril] seria sancionado o programa e que os trabalhos iriam continuar. Eles pediram para que eu ficasse tranquila que até princípio de maio chegaria essa verba para efetuar o pagamento dos nossos oficineiros”, conta Conceição.
Com a decisão, 19.596 alunos da zona urbana, região de rios e planalto deixam de participar das aulas, que são realizadas no turno oposto ao ensino regular. Entre as atividades desenvolvidas estão, acompanhamento pedagógico, música, teatro e esporte, artesanato, capoeira, dentre outras.
As verbas para o funcionamento do PME são creditadas pelo Ministério da Educação diretamente na conta das escolas a cada seis meses. Com o dinheiro, as escolas pagam as despesas com a contratação de monitores além de equipamentos e instrumentos musicais para o ensino de oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário