quarta-feira, 4 de março de 2015

CONTAGEM - MG : Escola sugere que professora evite usar saias porque suas pernas 'chamam a atenção'



A professora Lígia Morase, da rede pública de Contagem (MG), foi orientada pela direção da escola a evitar usar saias durante o trabalho. Segundo relatou em sua página no Facebook, a justificativa foi que "suas pernas chamam a atenção dos adolescentes". "Se você estivesse ficasse (sic) lá embaixo com os pequenos (a turma de 4 anos), tudo bem, mas quando você vem para o recreio, os jovens ficam te olhando", narrou a professora, que ensina numa turma de crianças com quatro anos. Lígia utilizou a rede social para desabafar e protestar contra a "educação inadequada à contemporaneidade". "Sempre nós mulheres é que temos que mudar em função do olhar do outro. O corpo feminino sempre foi condenado e ainda é, como objeto de cobiça, como pecaminoso", observou. "A escola não se abre ao discurso, ao diálogo, é melhor 'prevenir', e prevenindo, prevenindo... prevenindo, vamos criando omissões, reproduzindo o machismo, permitindo tantos abusos", continuou. A publicação da professora, feita em 27 de fevereiro, já alcançou 8,5 mil compartilhamentos e 3,2 mil curtidas.


Lígia Morase

"PROFESSORAS NÃO USAM SAIA?"
Caras colegas,
Sou professora de turma de crianças de 4 anos de idade em uma escola de Ensino Fundamental (4º ao 9ºano) na Rede Pública de Contagem.
Hoje fui chamada à sala da diretora. Tiraram-me da sala de aula , porque precisavam falar comigo. Imaginei tratar-se de um assunto sério. Logo veio o assunto:
“ Lígia, você é muito jovem (...) e às vezes você não percebe que não se veste adequadamente para o local de trabalho.” (....) Sua saia nem é curta, mas suas pernas chamam a atenção dos adolescentes.” “Se você estivesse ficasse lá embaixo com os pequenos ( a turma de 4 anos) tudo bem, mas quando você vem para o recreio, os jovens ficam te olhando”
O QUÊ?????? Não acreditei!!!!!! E o pior de tudo , é porque estava vestindo SAIA, porque se fosse uma bermuda , ela falou que não teria problema. Ah, e se fosse uma bermuda por debaixo da saia não poderia também . Só faltou me dizer, “É porque você é mulher!”
Não é minha roupa que não está adequada, acho que a “Educação” está inadequada à contemporaneidade. Tiram-me de sala , no meio do horário para dizer que eu não posso usar saia, nem vestido, nem calça leg..... Talvez porque minhas formas um pouco mais volumosas atraem olhares de jovens cheios de hormônios?
Sempre nós mulheres é que temos que mudar em função do olhar do outro. O corpo feminino sempre foi condenado e ainda é, como objeto de cobiça, como pecaminoso... Esse corpo que subverte a atenção, que atrai olhares, que leva o homem ao desejo. As nossas curvas e nossas formas são escondidas desde o início da puberdade para não chamar a atenção dos meninos ou dos pedófilos... Isso claro, para uma “educação moral e dos bons costumes” .
Enfim, não mudo meu traje , nem minhas formas ... Se o problema é a sexualidade ou questões de gênero, não vamos mascarar , vamos conversar. “POR QUE USO SAIA MEREÇO SER DESRESPEITADA??” “ POR QUE USO SAIA SOU UMA PROFESSORA DESQUALIFICADA??” A Escola não se abre ao discurso, ao diálogo, é melhor “PREVENIR” , e prevenindo, prevenindo... prevenindo, vamos criando omissões, reproduzindo o machismo, permitindo tantos abusos....
Esse é o traje que causou tanta polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário