Antecipando a entrada em operação dos radares para fiscalização eletrônica do trânsito, instalados nas avenidas com maior fluxo de veículos de Itabuna, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran) realiza de 8 a 23 blitzen educativas. A ação visa alertar e sensibilizar os condutores para que respeitem os limites de velocidade permitida nas vias, além das normas de segurança no trânsito.

Durante a ação, motoristas e motociclistas surpreendidos infringindo as regras de trânsito serão submetidos ao preenchimento do Auto Educativo de Infração no Trânsito e será obrigado a participar, posteriormente, de palestras educativas promovidas pela Secretaria de Transportes e Trânsito - Settrran.
Pelo cronograma divulgado pela Diretoria de Educação para o Trânsito da Settran, nos dois primeiros dias (8 e 9) as blitzen acontecem na Avenida Princesa Isabel, em frente ao Centro Administrativo Municipal, , às 8 e às 16 horas. Na terça e quarta-feira (13 e 14), as ações educativas estarão centradas na Avenida Juracy Magalhães, às 8h e às 19h. Encerrando a programação, nos dias 21 e 23 de janeiro, as blitzen vão acontecer na Avenida Aziz Maron, também as 8 e às 19 horas.
Segundo o diretor de Educação para o Trânsito, Jorge Alberto Teles, nesta série de blitzen educativas serão mobilizadas 15 pessoas, entre agentes de trânsito e técnicos da Settran, além de homens da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Ele ressalta que, com a entrada definitiva em operação dos radares de fiscalização eletrônica, os chamados "pardais", os condutores precisam se conscientizar para a necessidade do respeito às normas de segurança no trânsito.
"No trânsito, é imprescindível que o motorista parta do princípio de que numa via urbana a velocidade que ele imprime deve levar em conta que existem pedestres, uma sinalização, outros veículos e condutores que precisam ser respeitados", argumentou Jorge Teles. O diretor revela que o número de acidentes diários no trânsito itabunense foi reduzido em 23%, a partir das campanhas educativas realizadas pela Settran nos dois últimos anos. Antes, eram nove ocorrências por dia. Atualmente são registradas seis. Neste mesmo período, mais de mil pessoas participaram das palestras educativas promovidas pela Settran.
Nenhum comentário:
Postar um comentário