segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Alunos de escolas públicas de Itabuna e Ilhéus não aprendem o suficiente

cpm

o básico na idade certa nem dominam as operações simples de matemática. De acordo com levantamento da organização não governamental QEdu, apenas 20% dos estudantes das escolas da rede pública de Itabuna chegaram ao 5º ano do fundamental lendo e interpretando os textos adequadamente. 
      Dos 2.176 alunos avaliados em 2011 na Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), somente 487 demostraram aprendizado adequado para Língua Portuguesa. Dos 2.176 testados em Matemática, somente 270 tiveram desempenho adequado. A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos. 
      Entre os estudantes do 9º ano, a realidade não foi diferente. O levantamento constatou que só 476 alunos entre 2.413 comprovaram conhecimento adequado em Língua Portuguesa. Apenas 202 apresentaram desempenho satisfatório em Matemática. 
      Na lista das escolas com os piores rendimentos estão a Ação e Cidadania, onde só 14% dos alunos foram bem em Língua Portuguesa e 13% em Matemática; Ana Francisca Messias (11% e 7%), e Brasília Baraúna de Almeida (4%). Elas ficam nos bairros Lomanto, Ferradas e São Roque. 
      Os melhores resultados são dos colégios Dona Amélia Amado e da Polícia Militar (foto). No primeiro, 93 dos 307 alunos avaliados no 9º ano demonstraram conhecimento adequado para Língua Portuguesa. Esse número caiu para 47 quando os assuntos foram relacionados à Matemática. 
      Melhor resultado tiveram os estudantes de 9º ano do Colégio da Polícia Militar. Dos 228 avaliados, 103 conseguiram interpretar corretamente os textos e responder às questões de Língua Portuguesa. Desse total, apenas 67 conseguiram o objetivo na prova de Matemática. 

      Em Ilhéus 
      O quadro era parecido na rede pública de ensino em Ilhéus. Somente 589 estudantes dos 2.930 avaliados chegaram ao 5º ano do ensino fundamental lendo e interpretando adequadamente os textos. O número dos que aprenderam Matemática foi ainda menor: 374 alunos. 
      Entre aqueles que chegaram ao 9º ano, 389 dos que fizeram a Prova Brasil demonstraram que sabiam ler e escrever no nível de exigência do MEC. O número caiu para 170 quando os conhecimentos testados foram os de Matemática. 
      Entre as escolas que apresentaram os piores desempenhos em Ilhéus está o Colégio Estadual Moyses Bohana. Dos 166 estudantes matriculados no 9º ano em 2011, somente 19 sabiam ler e escrever corretamente. O resultado foi ainda pior quando testado o conhecimento em Matemática. 
      Apenas sete estudantes conseguiram resolver corretamente os problemas propostos na prova. Já entre aquelas com melhor desempenho está a escola Barão de Macaúba. Mesmo assim, o resultado reflete a indigência do ensino público no sul da Bahia. 
      De acordo com a QEdu, 26 das 80 crianças avaliadas na disciplina Língua Portuguesa demonstraram conhecimento suficiente no 5º ano do ensino fundamental. Porém, quando chegou na hora da Matemática, somente 12 conseguiram resultado satisfatório.


FONTE: JORNAL A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário