terça-feira, 30 de setembro de 2014

Datafolha: Dilma 40%, Marina 25%, e Aécio, 20%





Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30) sobre a sucessão presidencial mostra que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto; Marina Silva (PSB), 25%; Aécio Neves (PSDB), 20%; Pastor Everaldo (PSC), 1%; e Luciana Genro (Psol), 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulo são 5%; não sabem ou não responderam, 5%. No levantamento anterior do Datafolha, divulgado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%. O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 49% das intenções de voto e a do PSB, 41%. Na semana passada, Dilma tinha 47% e Marina, 43%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 41% (50% a 39% na semana anterior). O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os números: Dilma Rousseff: 31%, Marina Silva: 25%, Aécio Neves: 23%, Pastor Everaldo: 22%, Levy Fidelix: 20%, Zé Maria: 18%, Eymael: 18%, Luciana Genro: 16%, Rui Costa Pimenta: 15%, Eduardo Jorge: 15%, Mauro Iasi: 14%.

Suspeito de matar personal trainer na Bahia é preso em São Paulo

Lucas Dias (Foto: Reprodução/Facebook)

O principal suspeito da morte do personal trainer Lucas Souza Dias, assassinado quando saía da academia em Itabuna, sul da Bahia foi preso nesta segunda-feira (29) no bairro do Brás, em São Paulo.
De acordo com o delegado de homicídios de Itabuna, Marlos Macedo, a prisão preventiva do suspeito foi decretada na quinta-feira (25), mas ele já estava na capital paulista.
"Ele viajou logo depois de se apresentar. A gente disse que se fosse necessário chamaria ele novamente. Como ele viajou, começamos a investigar os possíveis paradeiros dele, sabemos que ele tem familiares lá, então fizemos um intercâmbio com os policiais do Deic, do Departamento Especializado em Investigações Criminais de São Paulo e ele está preso lá", explica o delegado.
Marlos Macedo ainda informa outra pessoa é suspeita de ter participado do crime. "O que sabemos é que após atirar ele entrou no banco do carona, então alguém dirigia para ele", relata.
Segundo o delegado, o suspeito deve ser transferido para a Bahia ainda nesta semana, mas não há data prevista, pois ele e o coordenador da Polícia Civil da cidade estão providenciando as passagens do suspeito.

CNT/MDA: DILMA AMPLIA VANTAGEM E VENCE MARINA POR 47,7% A 38,7% NO 2º TURNO

Dilma, Marina e Aécio.

Pesquisa MDA divulgada nesta segunda-feira, o mostra que a presidente Dilma Rousseff ampliou a vantagem que tinha em relação a Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. Dilma subiu de 36% para 40,4% das intenções de voto. Marina oscilou de 27,4% a 25,2%, no limite da margem de erro na comparação para a sondagem divulgada no dia 23 de setembro. O candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 17,6% para 19,8%, também no limite da margem de erro (2,2 pontos porcentuais).
No principal cenário de disputa para segundo turno, Dilma venceria Marina por nove pontos de vantagem. A petista tem 47,7% contra 38,7% da candidata do PSB. No levantamento anterior, Dilma tinha 42% e Marina, 41%, em situação de empate técnico.
Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente também ampliou a diferença e se reelegeria com 49,1% contra 36,8% do tucano. A petista tinha 45,5% contra 36,5% do tucano.
Segundo a CNT, foram entrevistados 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas das cinco regiões do País, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem da pesquisa de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00992/2014.

PAULO SOUTO E RUI COSTA EMPATAM EM PESQUISA BABESP

Rui empata com Souto, enquanto Lídice oscila para 6,16%.

A nova pesquisa do Instituto Babesp revela empate entre os dois principais candidatos na corrida ao Palácio de Ondina. Paulo Souto (DEM) oscilou de 37% para 35,05%, enquanto Rui Costa (PT) cresceu sete pontos percentuais, saltando de 27%  para 34,15%.
A pesquisa traz ainda Lídice da Mata (PSB) com 6,16% das intenções de voto. Renata Mallet (PSTU) atinge 0,55%, Da Luz (PRTB) vai a 0,5% e Marcos Mendes (PSOL) fica com 0,35%.
De acordo com a pesquisa, o percentual de indecisos atinge 14,52%. O índice de brancos e nulos fica em 8,71%.
RUI À FRENTE COM “PADRINHOS”
A pesquisa mostra Rui Costa com 37,76% das intenções de voto quando apresentado com o apoio do ex-presidente Lula, Dilma Rousseff e Jaques Wagner.
Paulo Souto cai para 32,65% quando associado a Aécio Neves (PSDB) e ACM Neto (DEM).
Lídice ganha pouco quando associada à presidenciável Marina Silva (PSB): 6,76%. Mallet cai a 0,4% quando apresentada com Zé Maria.
Da Luz fica com 0,35% com Levy Fidélix. Marcos Mendes tem 0,25% com o apoio da presidenciável Luciana Genro, também do PSOL.
Neste cenário, o percentual de branco e nulo vai a 9,01% e o de indecisos, 12,77%.
A pesquisa foi feita no período de 24 a 29 de setembro com 2 mil eleitores em 85 municípios baianos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o protocolo 00028/2014.

OAB pede cassação da candidatura de Fidelix por declarações homofóbicas



A Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai requerer para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a cassação da candidatura de Levy Fidelix (PRTB) e direito de respostaàs declarações homofóbicas ditas pelo candidato durante debate ocorrido na "TV Record" na noite de domingo (28). Segundo o presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP-Jabaquara, Marcelo Gallego, "existe um movimento de diversas comissões da Diversidade Sexual da OAB de diversos Estados, no sentido de repudiar as declarações". O deputado Renato Simões (PT-SP) também acionou o candidato. A primeira representação foi feita à Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, instituição cujo procurador-geral, Rodrigo Janot, recentemente se pronunciou pela adoção do crime de discriminação previsto na legislação contra o racismo para embasar processos por homofobia. Outra junto à comissão especial da lei 10.948, que pune a homofobia no Estado de São Paulo, de autoria do próprio Renato quando deputado estadual, que funciona junto à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. "Esperamos que a impunidade não alcance Fidelix, pois seu comportamento como candidato à Presidência da República não pode estimular o preconceito, a discriminação e a violência contra LGBTs em todo o país", disse o deputado. 


Segundo ele, Fidelix incentivou uma reação da sociedade contra os LGBTs. Como a lei 10.948 é estadual, o candidato não será imputado criminalmente, mas poderá ter de pagar multa ou sofrer outras sanções. O candidato do PV à presidência, Eduardo Jorge, também fez solicitação semelhante ao Ministério Público. A representação pede que se instaure inquérito/processo crime pelo desrespeito à dignidade humana e igualdade de direitos. "Hoje cedo já mobilizei o Jurídico do Partido Verde e o PV Diversidade, na figura de André Pomba, e entramos hoje no Ministério Público, em São Paulo, com uma representação contra Levy Fidélix pelas declarações homofóbicas no debate de ontem. Para nós, mesmo sem essa legislação explicitamente aprovada no congresso, julgamos que cabe o processo por incitação à violência e preconceito. O Jurídico do PV também está estudando para amanhã uma ação no TSE". Luciana Genro e o deputado federal Jean Wyllys, ambos do PSOL, também fizeram o mesmo pedido. No Facebook, um grupo formado por mais de 6.100 pessoas está coletando dados pessoais para formalizar uma denúncia coletiva à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do governo federal. A coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Heloisa Gama Alves, também representou ofício ao candidato com base na lei estadual 10.948/01. Além disso, diversos usuários de redes sociais têm denunciado o candidato no site do Ministério Público Federal por ferir o artigo 5º da Constituição Federal, inciso XLI, que diz que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais", especialmente por ter sido feito em uma emissora de televisão de concessão pública.

Morador do Santo Antônio é apreendido no bairro Daniel Gomes



Policiais da CETO em ronda pelos bairros de Itabuna tiram mais uma arma de circulação. Foi no final da noite de segunda-feira (29), que o jovem Jean Barreto da Silva, vulgo "cabeça", 19 anos, foi apreendido com armar drogas e dinheiro no bairro Daniel Gomes.
Jean é morador do bairro Santo Antônio em Itabuna. Segundo a Polícia, o jovem faz parte da facção denominada por DMP que vem tirando o sossego dos moradores do Daniel Gomes e circo vizinho. Jean agora estará à disposição da Justiça. ( Verdinho Itabuna )

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Quase 5 mil alunos beneficiados pelo Programa do Leite


Todos os dias, 4.683 alunos da rede municipal de ensino, entre dois e sete anos de idade, levam para casa pelo menos um litro de leite, que recebem do Programa Leite Fome Zero – Infoleite, que em Itabuna fica a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente 4.683 alunos de 66 escolas da rede municipal de ensino já contam com o reforço alimentar. O Infoleite é um programa do Governo Federal criado para promover a segurança alimentar e nutricional infantil. Além da matrícula em escola municipal, o critério para participar é que as famílias tenham renda per capita de até meio salário mínimo. “Nossa família é grande. É muito complicado garantir a nutrição necessária para todos. Mas, priorizo os meus netos e esse leite distribuído pela Prefeitura toda semana nos ajuda muito na alimentação diária”, diz Helena dos Santos, avó de Marcos Antônio, oito anos, aluno da Escola Municipal Ação e Cidadania. Daniela Bispo de Jesus, mãe de Felipe Diogo, cinco anos, diz que o leite entregue pela Prefeitura de Itabuna além de ser importante para a saúde do garoto, ainda ajuda na economia doméstica. “Como eu tenho três filhos, o meu gasto com leite é bem grande. O programa me ajuda muito na economia mensal”, afirma. O leite fornecido às crianças da rede municipal é comprado pelo laticínio Grapiúna, vencedor da licitação, dos pequenos produtores que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).

Preso em SP acusado de matar personal trainer



Nesta segunda-feira foi preso no Brás, em São Paulo, o estudante Felipe Victor Barros. O mandado de prisão preventiva foi decretada na última quinta-feira pela justiça de Itabuna. Felipe Victor Barros é acusado de ter matado o personal trainer Lucas Sousa Dias, no último dia 19, no bairro de Fátima em Itabuna. Felipe se apresentou a policia no último dia 21, negou o crime e foi liberado. A policia Civil ficou monitorando Felipe, e quando ele viajou para São Paulo foi solicitado o mandado de prisão, que foi liberado na última quinta-feira. Segundo informações,a prisão foi efetuada por uma equipe do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC.

ITABUNA: ASSASSINATO NO BAIRRO SÃO PEDRO


Ruy Nascimento dos Santos, 17 anos, foi assassinado a tiros na avenida Pedro Jorge, no bairro São Pedro, na tarde deste domingo (28). A vítima voltava da Fazenda Progresso, de bicicleta, com mais dois irmãos, inclusive um de 10 anos, quando os três foram abordados por dois homens em uma moto, que atiraram, fugindo em seguida. Ruy teve morte imediata e os dois irmãos não se feriram. Mais cedo o corpo de um morador de rua foi encontrado sem vida, em Itabuna.

Fonte: Verdinho Itabuna




Ex-jogador de futebol é preso em Itabuna


Gabriel Cairo dos Santos foi preso com um revólver municiado e com alguns papelotes de cocaína pela Polícia Militar. Ele foi detido nesta domingo 28, por volta das 15 horas, quando a PM realizava ronda de rotina. 

O rapaz que jogou nas divisões de base em Itabuna, chegou a ser cogitado para jogar no Atlético Mineiro, e até fora do país, mas terminou se envolvendo com as drogas e andar armado, resultado é a prisão. Como a arma estava com a numeração visível, cabe fiança.

Gabriel é reincidente, no dia 11 deste mesmo mês, Gabriel e outro jovem, foram apreendidos  com 20 papelotes de cocaína, a apreensão aconteceu na Rua Capixaba do mesmo bairro. Verdinho Itabuna

sábado, 27 de setembro de 2014

Homem é assassinado no Santa Inês

DSC_5694

Um homem, conhecido como Tonho de Algodão Doce, de aproximadamente 45 anos, foi assassinado a tiros na Travessa Santa Josefina, transversal com a avenida Bionor Rebouças, bairro Santa Inês, na tarde deste sábado (27).
Até o momento não se tem informações sobre a autoria e a motivação do crime. Foi o 110º homicídio em 2014  11º em setembro, em Itabuna.

Plantão Itabuna/Oziel Aragão




MAIS DEZ SELEÇÕES PODEM SE CLASSIFICAR NO INTERBAIRROS NO DOMINGO

A rodada de domingo definirá mais 10 seleções que garantirão vaga na segunda fase do Campeonato Interbairros de Futebol. Quem se classificar no domingo e na quarta-feira vai se juntar, na próxima fase, às seleções do Sarinha, Vila Anália, São Caetano, Parque Santa Clara, Daniel Gomes, Carlos Silva, São Pedro, Vila Zara, Monte Cristo, João Soares, Fátima, Lomanto, Bananeira, Ferradas e Nova Ferradas. O sorteio dos grupos será feito pela Secretaria de Esportes e Recreação na próxima quarta-feira, 1º.
Seleções lutam por vaga na segunda fase do Campeonato Interbairros de Futebol - Foto Wilson Oliveira 1
No campo do Núcleo Habitacional da Ceplac haverá confrontos entre Novo Jaçanã x Mangabinha e Jaçanã x Banco Raso, sendo que a primeira partida está prevista para começar às 8h30min. No Pedro Jerônimo, o duelo será entre Fonseca x Vale do Sol e, na sequência o Zizo enfrentará a seleção da casa. No bairro Santa Inês, o jogo será às 9h30min entre Parque Boa Vista x Alto Mirante.
No campo do bairro São Lourenço, a seleção do Santo Antônio enfrentará o Jardim Grapiúna enquanto o time da casa decidirá vaga contra o Morumbi. No Maria Matos haverá confrontos entre a equipe da casa contra Sinval Palmeira e Nova Itabuna x Jorge Amado. Em Mutuns, a seleção do distrito terá duelo contra Califórnia, às 9h30min.
O último classificado para a próxima fase do Campeonato Interbairros de Futebol 2014 será conhecido a partir das 19 horas da quarta-feira, 1º, no Estádio Luís Viana Filho, no confronto entre São Roque x Nova Califórnia. Logo depois dessa partida, a Secretaria de Esporte e Recreação fará o sorteio dos duelos na segunda fase, que será eliminatória, com jogos de ida e volta.
Seleções lutam por vaga na segunda fase do Campeonato Interbairros de Futebol - Foto Wilson Oliveira 2
De acordo com o regulamento da competição, 32 das 54 seleções vão continuar na disputa pelo título de uma das maiores competições amadoras do interior do País.

Homem é preso tentando roubar carne de Supermercado

Herman Alves Santos, acusado de cometer o furto (Foto: Ednaldo Pinto/Radar Notícias)

Herman Alves Santos, de 53 anos, residente em Ibicaraí foi preso na tarde desta quinta-feira (25), acusado de tentar furtar alimentos de um supermercado, localizado na Avenida Juracy Magalhães, em Itabuna. De acordo com as primeiras informações apuradas pelo Radar Notícias, o suspeito foi flagrado por seguranças tentando sair do estabelecimento com as peças de carne. Os seguranças o renderam e acionaram a Polícia Militar, que fez a prisão do acusado. Detido em flagrante, Herman foi conduzido para o Complexo Policial de Itabuna, onde onde foi autuado no artigo 155.

Radar Notícias

Peças de carne apreendidas com o homem (Foto:Ednaldo Pinto/ Radar Notícias)

DEBATE NA RECORD TEM ATAQUES AOS GOVERNOS DO DEM E DO PT

Debate promovido pela Record Bahia reuniu os seis candidatos (Reprodução).

As gestões do PT e do DEM na Bahia foram os principais alvos de críticas dos candidatos ao governo baiano no debate do final da noite de ontem na TV Itapoan/Rede Record. Sobrou até para as gestões de ACM Neto (Salvador) e José Ronaldo (Feira de Santana) por causa da alta de até 1.000% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O debate começou com críticas centradas em Paulo Souto (DEM), desferidas por Marcos Mendes (PSOL), ao lembrar das privatizações feitas pelo DEM (ex-PFL), dentre elas Coelba e Baneb, além da tentativa contra a Embasa. “Os candidatos deveriam se preocupar com as altas tarifas da Embasa”, respondeu Souto.
Mendes voltou a mirar Souto ao perguntar se o democrata iria pagar a correção da URV aos servidores, caso assumisse o governo. O candidato do DEM disse que seguiria Rui Costa e pagaria após o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionar quanto ao pagamento. “A questão da URV é muito simples. Concordo até com o Rui Costa. É ver a decisão do Supremo”.

ISTOÉ/Sensus: Dilma 35%, Marina 25% e Aécio 21%


Os candidatos Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) entram na semana que antecede o primeiro turno das eleições presidenciais em empate técnico. Essa é a principal constatação feita pela pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre o domingo 21 e a sexta-feira 26. Segundo o levantamento, Marina tem 25% das intenções de voto e Aécio 20,7%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente na briga por um lugar no segundo turno. A presidenta Dilma Rousseff (PT) conta com 35% e só não estará na segunda etapa da disputa se houver uma hecatombe nuclear sobre a sua campanha. A pesquisa mostra que tanto Dilma como Aécio acertaram nas estratégias adotadas nas últimas semanas. A presidenta reforçou os ataques contra Marina, exagerou na defesa de seu governo e intensificou as agendas públicas. Com isso, cresceu 5,3% durante o mês de setembro. O senador mineiro procurou demonstrar as semelhanças entre Dilma e Marina, questionou a veracidade do que ambas mostravam em seus discursos e colocou-se como a alternativa mais segura para mudar os rumos do País. A estratégia lhe valeu um crescimento de 5,5 pontos percentuais nos últimos 30 dias. Já Marina apostou em se colocar como vítima de uma campanha que chama de “difamatória” e adotou um tom emocional tanto em entrevistas como nos palanques. Não conseguiu explicar as contradições de seus discursos e perdeu 4,5 pontos percentuais em menos de um mês. “Pela primeira vez se constata a situação de empate técnico entre Marina e Aécio. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Datafolha: Dilma dobra vantagem sobre Marina

images 247

Acaba de ser divulgada nova pesquisa Datafolha; a presidente Dilma Rousseff, do PT, tem 40%, contra 27% de Marina Silva, do PSB, e 18% de Aécio Neves, no PSDB.
Na principal simulação de segundo turno, o quadro é favorável à presidente: Dilma tem 47% e Marina 44%.
Há uma semana, a vantagem de Dilma sobre Marina no primeiro turno era de sete pontos; hoje é 13 de pontos.

Ibope: Rollemberg tem 31% dos votos, Frejat tem 21%, e Agnelo tem 19% no DF

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, chega a evento do Dia Mundial Sem Carro com o candidato do PSB ao governo do DF, Rodrigo Rollemberg

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) lidera a corrida eleitoral ao governo do Distrito Federal, com 31% dos votos, de acordo com pesquisa Ibope/Globo divulgada na noite desta quarta-feira (24). Em segundo lugar, aparecem tecnicamente empatados  Jofran Frejat (PR), que tem 21%, e o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição com 19% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.
Rollemberg tem o apoio da ex-senadora Marina Silva (PSB), candidata à Presidência, que segundo as pesquisas irá disputar o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff.
Se as eleições fossem hoje, Rollemberg iria para o segundo turno, mas como Frejat e Agnelo estão tecnicamente empatados não é possível confirmar quem seria seu concorrente.
Frejat substituiu José Roberto Arruda (PR), que liderava as intenções de voto até meados de setembro e teve o registro de candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa. Arruda renunciou à campanha no último dia 13.
O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) tem 3%, mesmo percentual do candidato do PSOL, Toninho. Perci Marrara, do PCO, não pontuou na pesquisa.

SÃO PAULO: Pesquisa Ibope Alckmin tem 49%, Skaf, 17%, e Padilha, 8%


A corrida eleitoral em São Paulo permanece estável. Pesquisa Ibope divugada nesta terça-feira (23) mostra o governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) com 49% das intenções de voto, seguido de Paulo Skaf (PMDB), 17%, e Alexandre Padilha (PT), 8%.  
Na levantamento anterior do Ibope, divulgado em 9 de setembro, Alckmin liderava com 48% e Skaf tinha 18%. Padilha tinha os mesmo 8%. 

BANCÁRIOS ENTRAM EM GREVE NA TERÇA

Bancários entram em greve na próxima terça (Foto Pimenta).

Após assembleia realizada na noite desta quinta-feira (25), os bancários da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça (30).
A categoria reivindica reajuste salarial de 12,5%, com 5,4% de ganho real. Entretanto, o patronato oferece um aumento de 7%.
As negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não teve avanços, por isso a categoria decidiu pela paralisação. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Bahia, foram sete rodadas de negociação, que não chegaram a resultados positivos para os trabalhadores.
Uma nova assembleia para organizar a greve será realizada na segunda-feira, 29, às 18h, no ginásio de esportes do Sindicato, localizado no Largo dos Aflitos. Informações d´A Tarde.

ITABUNA: OBRAS DA AVENIDA AMÉLIA AMADO

Pavimentação da Amélia Amado será retomada (Foto Wilson Oliveira/Arquivo.2013).

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) assina na próxima terça (30) a ordem de serviço do recapeamento asfáltico da Avenida Amélia Amado, um dos principais corredores de ônibus de Itabuna. A obra começa imediatamente e foi pedida pelo prefeito Claudevane Leite ao governador Jaques Wagner no último dia 8.
As obras de reurbanização da Amélia Amado estão paralisadas desde novembro de 2012. O recapeamento, anunciado pelo estado, reduzirá o “peso” às finanças do município, que terá de desembolsar em torno de R$ 2,1 milhões para conclusão da cobertura do Canal Lava-Pés e de reurbanização da avenida.
De acordo com o prefeito, a conclusão das obras gira em torno de R$ 4 milhões. Parte da verba (R$ 2 milhões) está retida pelo Ministério da Integração Nacional devido a irregularidades cometidas pelo ex-prefeito Capitão Azevedo na execução da cobertura do canal de macrodrenagem.

Grazi será a nova apresentadora do “Vídeo Show”


Com a audiência abaixo do esperado, a Globo decidiu mexer, mais uma vez, no formato do “Vídeo Show”. Dessa forma, Grazi Massafera, 32, será a nova apresentadora do programa vespertino, de acordo com a colunista Keila Jimenez, do jornal “Folha de S. Paulo”.

A atriz, que viajou para a Europa há alguns dias, deve assumir a atração ainda neste ano. O convite veio do diretor de núcleo, Ricardo Waddington, 53, Com a chegada de Grazi, Zeca Camargo, 51, vai ganhar novos espaços no formato.

A escolha da Globo pela artista aconteceu por causa dos  resultados positivos que ela alcança à frente do “Superbonita”, do GNT. No ano passado, a mulher de Cauã Reymond, 34, tornou-se a apresentadora do programa, que aumentou os índices de audiência e ganhou mais anunciantes, conforme destaca a mesma colunista.

Vale lembrar que o “Vídeo Show” foi reformulado em novembro de 2013, mas nunca marcou os resultados esperados pela Globo. Zeca foi considerado um dos principais culpados pelo fracasso do programa. Para tentar reverter a situação, Otaviano Costa, 41, passou a apresentar alguns quadros.

Mesmo com outras mudanças, a emissora carioca continua sendo ultrapassada pelas principais concorrentes no horário.

Globo acerta transferência de Faustão para SP


Confirmando rumores que já vêm circulando há alguns meses, a Globo irá, de fato, transferir o "Domingão do Faustão" para São Paulo de forma definitiva. As informações são do jornalista Flávio Ricco.

Durante muitos anos, a atração se dividia em uma ponte aérea entre São Paulo e Rio. Agora, por questões de custos, tudo será centralizado na capital paulista.

A data limite para a mudança ocorrer de forma plena está marcada para o mês de novembro. A partir de lá, todas as edições serão feitas da cidade.

Como parte dos procedimentos de mudança, a Globo também está trabalhando para manter toda a equipe do "Domingão do Faustão".

A ideia é que os profissionais que morem no Rio gradativamente acertem mudança para São Paulo. Inicialmente, eles lidarão com a ponte aérea. No entanto, dentro de dois anos, é esperado que todos estejam na capital paulista de forma fixa.

Vale lembrar que edições especiais do "Domingão", como o "Melhores do Ano" e outras que envolvam um grande número de artistas, continuarão sendo feitas do Rio de Janeiro.

Settran finaliza pré-cadastramento de mototaxistas


A Secretaria de Transportes e Trânsito finalizou nesta semana o pré-cadastramento de mototaxistas para a exploração regular do serviço de transporte de passageiros e encomendas em Itabuna. Apesar da expectativa somente 120 mototaxistas compareceram à Settran e ao posto montando na Praça José Bastos, durante a programação da Semana Nacional de Trânsito, encerrada na quinta-feira. Segundo Pedro Aracatibe, chefe do Setor de Regulamentação dos Mototaxistas da Settran, até dezembro os profissionais que fizeram o pré-cadastramento devem apresentar até o mês de dezembro documentos originais e fotocópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, AB ou superior, Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV) e o requerimento de vaga no pré-cadastro declarando o exercício da atividade, além de certidões de antecedentes criminais e de pagamento de impostos. Também já devem ter concluído o curso de direção defensiva. O pré-cadastramento é etapa obrigatória para a concessão da permissão para explorar os serviços de transporte individual de passageiros e encomendas, em atendimento às exigências da Lei Municipal nº 2.260, de dezembro de 2013. No mês de janeiro passado foi efetivado o cadastramento de 958 mototaxistas, mas apenas 300 compareceram para a regulamentação do serviço por não conseguiram acompanhar o cronograma. Até o momento já estão regulamentados no município 298 mototaxistas. “Quem perdeu mais este prazo não poderá mais explorar o serviço regularmente”, afirma Pedro Aracatibe, acrescentando que ao longo do ano, nas duas etapas, foram pré-cadastrados 1.078 profissionais. “Era falso aquele número inicial de três mil mototaxistas existentes em Itabuna. Acredito que havia superestimativa até por questões políticas”, ressalta o chefe do Setor de Regulamentação dos Mototaxistas da Settran.

Nilo desafia Azi e aposta R$ 50 mil em vitória de Rui Costa

Nilo desafia Azi e aposta R$ 50 mil em vitória de Rui Costa

O candidato à reeleição do mandato na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), procurou o Bahia Notícias para desafiar publicamente o líder da minoria Paulo Azi (DEM) a pagar a quantia de R$ 50 mil caso o candidato ao governo Rui Costa (PT) não vença as eleições. Em 2012, no pleito municipal, Nilo havia sido desafiado por Azi, que apostou que ACM Neto (DEM) ganharia de Nelson Pelegrino (PT) e venceu. O pedetista teve que pagar o mesmo valor, que foi doado para uma instituição de caridade. Agora Nilo quer “dar o troco” e busca a revanche, ao apostar no resultado da pesquisa paga por ele no Instituto Babesp, que apontou crescimento de Rui. “Estou convencido de que Rui ganha a eleição. Ele cresceu muito nos últimos oito dias, acredito muito na Babesp e quero ver qual dos dois vai ganhar”, disse o presidente da AL-BA. Questionado, Nilo não quis especificar o turno da vitória.

ITABUNA: PROGRAMA DA PREFEITURA RECUPERA RUAS

unnamed (1)

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) prossegue com os serviços de recuperação de vias nos bairros Santo Antônio, Corbiniano Freire, Novo Horizonte e Nova Itabuna. A ação integra o Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias iniciado no ano passado visando melhorar as condições de acesso, tráfego de veículos automotores e de pedestres em toda a cidade.

Em alguns locais o trabalho incluem patrolamento, encascalhamento e recuperação de redes de água e coleta de esgotos sanitários pela Emasa.

Na quarta-feira, foi iniciada no Bairro Santo Antônio a recuperação e pavimentação asfáltica de alguns trechos das ruas Washington Santos e Valquiria de Oliveira, além da pavimentação da Travessa Valquiria de Oliveira, que há 20 anos não era beneficiada, segundo moradores. O trabalho executado pela Sedur está sendo acompanhado por moradores que disseram que tinham perdido a esperança de ter as ruas em condições de tráfego.

No bairro Corbiniano Freire, a Prefeitura está realizando patrolamento e nivelamento das ruas Senhor dos Passos, Boa Vista e dos Trovadores. No Nova Califórnia, já foi recuperada a via principal de acesso ao bairro e aos condomínios residenciais Jardim América I e II, enquanto no Nova Itabuna já foi executado o patrolamento das ruas F e K.

Claudia Leitte finge não conhecer ex-backing vocal no The Voice e revolta internautas

Claudia Leitte finge não conhecer ex-backing vocal no The Voice e revolta internautas

Quando a terceira edição do The Voice Brasil estreou na Rede Globo recentemente, o que se via na internet era uma quantidade enorme de críticas à Claudia Leitte, cantora carioca que é uma das técnicas do programa. Muitas críticas eram infundadas ou simplesmente a crítica pela crítica. O problema é que no decorrer da atração, assim como nas outras edições, a cantora parece fazer questão de dar munição - e razão - aos críticos de plantão. No programa exibido na noite desta quinta-feira (25), além das caras e bocas excessivas e desnecessárias, e de se atrapalhar muito na hora de justificar a virada ou não de sua cadeira, a mãe de Davi e Rafael cometeu um grande erro quando fingiu não reconhecer o participante baiano Amarildo Fire.


O candidato, só para refrescar a memória de Claudia, foi seu backing vocal. Ele, assim com os demais concorrentes, contou um pouco da sua vida antes de se apresentar e comprovou através de imagens a relação profissional com Claudia. Amarildo cantou a música "Tantinho", de Carlinhos Brown, foi bem e fez com que o cacique do Candeal virasse a cadeira. Claudinha pareceu não reconhecer seu ex-colega de trabalhho e forçou a barra querendo saber o nome, a cidade de origem. Os fãs dela justificaram que o rapaz fez alguns tranbalhos com ela, mas há muito tempo. Vale lembrar que Brown cometeu o mesmo erro quando fingiu não reconhecer a participante Aila Menezes, que fez diversos trabalhos com ele.

Garota é morta a facadas em quarto de Arraial d’Ajuda


Um crime brutal, na tarde desta quinta-feira (25), deixou indignada a população de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. A adolescente Gizele de Souza Oliveira, 15 anos, foi assassinada a facadas. Um dos golpes foi no pescoço. A jovem foi encontrada morta por volta das 15h na cama de um dos cômodos da casa onde morava com a família no bairro Santiago. Segundo a polícia, Gizele estava sozinha. O delegado Sinézio Júnior, titular da 1ª Delegacia Territorial de Arraial d'Ajuda, informou que o principal suspeito de ter matado a garota já foi identificado. O delegado preferiu não informar a provável motivação do homicídio. O corpo de Gizele foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Porto Seguro e deve ser liberado somente na manhã de sexta-feira (26). (Radar64)

Ebola pode se espalhar como um rastilho de pólvora, alertam EUA

Médicos cuidam de paciente com ebola em hospital de Monrovia, na Libéria

O mortal vírus Ebola pode se propagar como rastilho de pólvora, alertam autoridades de saúde americanas, que pediram aos viajantes da África ocidental que tomem as maiores precauções frente à maior epidemia da doença na História.



Desde março, foram registrados 1.201 casos de Ebola e 672 mortes em Guiné, Libéria e Serra Leoa, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americanos.



"A probabilidade de que esta epidemia se propague fora da África ocidental é muito baixa", avaliou Stephan Monroe, do CDC. Mas a situação "evolui rapidamente" e os CDC têm que estar prontos para fazer frente à possibilidade de que um viajante leve a doença para os Estados Unidos.



"Nossa preocupação é que a epidemia pegue fogo no exterior, como um incêndio florestal que pode se propagar a partir de uma única árvore, só com as faíscas", disse Monroe.
"Isto foi claramente o que aconteceu na Libéria", acrescentou, observando que naquele país não tinha sido registrado nenhum caso do Ebola em 21 dias, período máximo de incubação, até que surgiram novos casos.

"Até que possamos identificar e interromper cada fonte de transmissão, não seremos capazes de controlar a epidemia", insistiu.



Nesta segunda-feira, a Libéria anunciou o fechamento de parte de suas fronteiras para tentar deter a propagação da febre hemorrágica. Na semana passada foi confirmado o primeiro caso na Nigéria.

A epidemia, detectada desde o começo do ano, foi declarada na Guiné, depois afetou a Libéria e em seguida, Serra Leoa, três países vizinhos.



O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A febre que provoca se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio.

Os erros que fizeram o ebola se espalhar por cinco países da África


Após seis meses de epidemia do vírus, a OMS anuncia que mais de 6 mil pessoas foram infectadas e 3 mil morreram, em cinco países. Se continuar nesse ritmo, o ebola pode infectar 500 mil pessoas até o fim do ano.(Foto: AP Photo/CDC)
Nesta semana, a epidemia de ebola que atinge a África ocidental completou seis meses, e os números não são nada animadores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram detectados nesse período mais de 6 mil casos, em cinco países, e cerca de 3 mil pessoas morreram. A epidemia está sob controle na Nigéria e no Senegal, mas nos outros três países - Guiné, Serra Leoa e Libéria -, atingiu proporções desesperadoras. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CAMINHADA PELA PAZ ENCERRA A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

A "Caminhada pela Paz no Trânsito" pela Avenida do Cinquentenário envolvendo estudantes da rede pública e particular de ensino encerrou, na tarde desta quinta-feira, as atividades da programação da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna. Com o tema "Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre", o evento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) foi iniciado na quinta-feira passada, dia 18 na Praça José Bastos, no Centro da cidade.
Caminhada pela Paz no Trânsito com estudantes  encerrou Semana Nacional do Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira  1
Nesta tarde, os participantes saíram do Jardim Ó e percorreram a Avenida do Cinquentenário com o objetivo conscientizar motoristas e motociclistas sobre a necessidade de dirigir com responsabilidade. De acordo com a coordenadora pedagógica da Settran Elessandra Bispo o encerramento da Semana Nacional de Trânsito marca o sucesso das ações que envolveram exposição, blitzen educativas, palestras e atividades para crianças em uma minicidade.
"Essa caminhada tem a função de incentivar a segurança e o respeito aos pedestres, já que o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano foi em alusão a eles. Convidamos instituições e escolas para intensificar a educação no trânsito para as crianças e jovens, que também são pedestres, um elemento importante no trânsito. Além disso, nosso objetivo é formar um trânsito melhor para que cada um possa cumprir seu papel em prol da segurança", explica Elessandra.
Caminhada pela Paz no Trânsito com estudantes  encerrou Semana Nacional do Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira  2
Segundo Luciana Carlos, moradora do bairro São Judas, que acompanhava a filha Pétla Ceuta, 8 anos, aluna da Escola Lua Nova, foi bom fazer parte desse momento educativo realizado pela Prefeitura. "Deve-se respeitar as leis de trânsito para termos a segurança que garante respeito à vida humana. Com a participação de todos repensaremos comportamentos no trânsito e transformaremos o discurso em prática", destaca Luciana Carlos.
Os alunos das escolas Castelo Branco, Batista da Califórnia, Plínio de Almeida, Lua Nova e do Grupo Escolar Pedro Lemos caminharam com alegria durante a mobilização organizada pela Settran. Além disso, houve apresentações das fanfarras do Instituto da Flauta Carlos Oliveira e dos Lobos Guerreiros, do Centro de Atenção e Integração da Criança (CAIC Jorge Amado).
Caminhada pela Paz no Trânsito com estudantes  encerrou Semana Nacional do Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira  11
Nas ações educativas no decorrer da Semana Nacional de Trânsito, a Settran procurou reforçar a necessidade de os condutores ou pedestres respeitarem a faixa de segurança. "O recado a todos que participaram desta Semana foi dado por meio das ações que aconteceram, mas sabemos que a preocupação com a segurança no trânsito deve ser rotina cotidiana dos cidadãos", completa Elessandra Bispo.

Vox Populi: Dilma tem 38%; Marina, 25%, e Aécio, 17%


Pesquisa Vox Populi divulgada na tarde desta quinta-feira, 25, pela revista Carta Capital mostra vantagem de 13 pontos de Dilma Rousseff (PT) sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno e de um 1 ponto, em empate técnico, no segundo turno. No primeiro turno, o levantamento aponta Dilma com 38% das intenções de voto contra 25% de Marina e 17% de Aécio Neves (PSDB). Brancos e nulos são 7% e indecisos, 11%. Na pesquisa anterior, divulgada na terça-feira, Dilma aparecia com 40%, Marina, com 22% e Aécio, com 17%. Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 42% contra 41% de Marina, dentro da margem de erro. Na mostra anterior, a petista somava 46% contra 39% da pessebista. Num cenário que considera Aécio como o adversário de Dilma, a petista tem 45% contra 37% do tucano. Na mostra anterior, a presidente tinha 49% contra 34% do senador. O Vox Populi, contratado pela Carta Capital, entrevistou 2000 eleitores em 147 municípios do País entre 23 e 24 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00757/2014.

Ebola já matou 2.917 pessoas em 6.263 casos, diz OMS


A febre hemorrágica ebola já deixou 2.917 mortos na África Ocidental, em 6.263 casos, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado hoje (25). Os dados referem-se a domingo (21).

Os três países mais afetados pela epidemia – a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, e que ressurgiu no final de dezembro do ano passado – são a Libéria, a Guiné-Conacri e Serra Leoa.

Uma outra epidemia de ebola, distinta da que atinge a África Ocidental, já matou 41 pessoas em 68 casos no Noroeste da República Democrática do Congo, desde que apareceu em 11 de agosto e até 18 de setembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela OMS.

De acordo com a agência das Nações Unidas, só é possível dizer que não há mais transmissão do vírus em um país “42 dias após o último caso registrado”.

A infecção ocorre por contato direto com fluidos corporais, sangue, ou secreções. O período de incubação dura de dois a 21 dias. Nesta fase, a doença não é contagiosa. Apenas a partir do momento em que os sintomas se manifestam é que pode ser transmitida.

A doença atinge uma taxa de mortalidade de cerca de 70%, segundo estudo divulgado pela OMS.