segunda-feira, 31 de março de 2014

Gabarito do concurso da Caixa Econômica dever ser divulgado nesta terça


As provas do concurso da Caixa Econômica Federal, para nível superior e médio, foram aplicadas nesse domingo (30). Na Paraíba, foram mais de 26 mil inscritos. Na frente dos dois principais locais de prova da Capital (Unipê e Iesp), o Sistema Correio disponibilizou tendas de apoio aos candidatos, distribuindo água e caneta aos candidatos. O gabarito oficial está previsto para sair amanhã. Até o fechamento desta edição, o número de faltosos no Estado não havia sido divulgado.

Durante toda a preparação para as provas, o Jornal Correio da Paraíba trouxe matérias especiais com dicas e questões para o candidato se preparar para o concurso. Ontem, antes de começar as provas, o Sistema Correio, em parceria com a Central Pró-Concursos distribuiu 3.850 copinhos de água e 3 mil canetas pretas em material transparente aos candidatos. “O Sistema disponibilizou ainda seus funcionários para fazer esta distribuição”, informou o gerente de Marketing do Sistema Correio, Ricardo Ramos.

O gabarito oficial das provas deverá ser divulgado nesta terça-feira (1º), pelo site da Cespe. No entanto, a consulta só poderá ser feita a partir das 19h, horário de Brasília.

domingo, 30 de março de 2014

Homem morre em acidente de moto em Ferradas


Aldemir Ferreira dos Santos (Aldo), morreu em um acidente, na noite deste domingo (30), na BR 415, trecho próximo a Nestle, antes de Ferradas. Ele estava em uma moto de 50 cilindradas que colidiu frontalmente com um veículo L200. Ainda não há informações de qual dos dois veículos teria causado o acidente. Mas a suspeita é de que o carro L200 tenha invadido a pista contrária. Aldo era morador do bairro Urbis IV, em Itabuna. O corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão no local. 

VERDINHO ITABUNA


BA: Acidente mata servidor da Prefeitura de Itabuna


O servidor público Augusto César Guimarães, Passinho, (foto), de 48 anos, morreu ontem à tarde (29) em um acidente na BA-262. Passinho perdeu o controle da direção da moto e caiu numa ribanceira. Ele e a esposa, Siomara Nascimento Borges, 51, estavam em Floresta Azul e decidiram ir a Itororó. O acidente ocorreu na volta para Itabuna. O servidor sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local. Passinho trabalhava na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. A esposa, Siomara Nascimento Borges, viajava na garupa, e sofreu várias escoriações. Ela está internada no Hospital de Base de Itabuna, informa o repórter Hélio Fonseca, do Resumo Geral. O corpo de Passinho foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista, sendo depois encaminhado para Itabuna, onde será enterrado. (Pimenta)

Jequié: Recém nascido quase tem braço amputado após erro de enfermeiro


Um recém nascido, que nasceu no Hospital Santa Casa São Judas Tadeu, em Jequié, quase teve o braço esquerdo amputado por causa de um suposto erro no momento da coleta de sangue. 

De acordo com o blog Jr. Mascote, um funcionário do Laboratório Diagnóstica, localizado na Rua Silva Jardim, Centro de Jequié, teria ido até a Santa Casa na quarta feira (26) coletar o sangue do bebê, depois do procedimento esqueceu o garrote (borracha utilizada para comprimir o braço) amarrado no braço do bebê, ninguém percebeu que a borracha ficou amarrada na criança. 

No dia seguinte (quinta feira), quando a mãe Daniela Novaes tirou a roupinha do bebê para dar banho percebeu o braço do recém nascido estava com o braço roxo. A criança foi transferência para o a cidade de Itabuna e por um milagre divino o braço não precisou ser amputado. O vereador de Jequié, Soldado Gilvan, pretende entrar com uma representação no Ministério Público contra o HSJT e o laboratório da Diagnóstica. O Hospital Santa Casa São Judas Tadeu e o laboratórío não se pronunciaram sobre o fato. Informações do Blog Jr. Mascote.

ILHÉUS: MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NA PONTE DO PONTAL

João Paulo era promotor de vendas da Itaipava (Foto Del)

O promotor de vendas João Paulo Santos Granja faleceu, por volta das 2 horas da madrugada deste domingo (30), ao perder o controle da sua moto, na Ponte do Pontal, em Ilhéus.
João Paulo seguia da zona sul para o centro da cidade, quando a moto chocou-se contra a mureta de proteção da ponte, de acordo com testemunhas.
Devido ao impacto da choque, a vítima sofreu um corte profundo na cabeça e faleceu ainda no local.
O promotor de vendas trabalhava na cervejaria Itaipava e a família tem oficina de veículos e loja de móveis na Avenida Itabuna.
http://www.pimenta.blog.br

Durante abordagem caneta-revólver dispara e quase acerta PM

10157393_641754059225944_327275741_n

Itabuna – Na noite deste sábado (29/03), dois menores foram parados em uma abordagem de rotina por uma guarnição da PETO, próximo a Churrascaria Boi Gordo.
No momento da revista, uma caneta-revólver, calibre 38, caiu da cintura de um dos adolescente e disparou, por pouco não acertou um dos policiais. Com os menores foi encontrado também, um revólver calibre 32. Ambos dizem ser moradores do bairro Jorge Amado. RADAR  NOTÍCIAS




sábado, 29 de março de 2014

PROFESSORES DISCUTEM COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA NA REDE MUNICIPAL DE ITABUNA

Professores discutem competências de leitura e escrita na Rede Municipal de Itabuna 2

Professores e coordenadores pedagógicos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna discutiram sobre o desenvolvimento das competências de leitura e escrita no Ciclo de Formação Humana III, que corresponde aos anos finais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. O debate aconteceu durante o 1º Encontro de Orientação de Estudos e Práticas do Ensino Fundamental Anos Finais, nos dias 25, 26 e 27 últimos.
Realizado pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna, por meio da Assessoria do Ensino Fundamental Anos Finais, o encontro aconteceu no auditório do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) e contou com a expressiva participação dos professores e coordenadores das áreas de Ciências Sociais, Expressão e Ciências da Natureza. A proposta primordial foi de discutir à prática educativa na perspectiva de superar as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem
De acordo com a SEC, o encontro faz parte do Plano de Ação do Departamento da Educação Básica (DEB), tendo como objetivo assessorar e acompanhar as escolas que atendem ao Ensino Fundamental Anos Finais na elaboração e execução de projetos de intervenção no ensino e na aprendizagem. Segundo a professora Tânia Dias, assessora dos anos finais do DEB, o que se pretende é à construção das competências leitoras e escritoras dos estudantes, tendo em vista o resultado do diagnóstico aplicado aos alunos em 2013, o qual apresentou déficit nas competências supracitadas, considerando o Ciclo em que se encontram.
Professores discutem competências de leitura e escrita na Rede Municipal de Itabuna 3Professores discutem competências de leitura e escrita na Rede Municipal de Itabuna
"Nesse sentido, o encontro constitui em mais uma instância de discussão e direcionamento do planejamento efetivo a ser desenvolvido na escola e, em especial, na sala de aula – lugar de construção e sistematização do conhecimento", argumenta Tânia. A professora ressalta que a proposta de Assessoramento, referendada pela secretária de Educação, Dinalva Melo e por Márcia Lima, diretora do DEB, foi bem acolhida pelos educadores, coordenadores e gestores administrativos, pois a perceberam como mais uma possibilidade no trabalho de intervenção já realizado nas Unidades Escolares.

Famílias de Nadson e Wallace cobram justiça com passeata em Itabuna

2
Uma passeata foi realizada na manhã deste sábado (29) pela Avenida Cinquentenário,Centro de Itabuna, por duas famílias. A de Nadson Pereira, de 14 anos, morto durante uma perseguição policial no bairro Lomanto e a de Wallace Machado, de 32 anos, engenheiro de produção assassinado na BR 101, de forma misteriosa.
As famílias cobram justiça, esse é o segundo ato público realizado pelos parentes e contanto com a presença de amigos.PLANTÃO ITABUNA
345

Adriana Birolli será Lilia Cabral na juventude em Falso Brilhante

Alex Carvalho, TV Globo

Depois de ser filha e nora de Lilia Cabral em novelas, Adriana Birolli volta à telinha dividindo o mesmo papel com a atriz.
Em Falso BrilhanteAdriana será a vilã Marta na juventude, nas cenas da primeira fase da trama. Feliz da vida com o novo papel, a jovem atriz falou à colunista Patrícia Kogut sobre a semelhança com Lilia:
- Muita gente acredita que somos mães e filha, como na novela. Dizem que somos parecidas.
Aguinaldo Silva já prometeu que a vilã de sua próxima novela será implacável. Podemos esperar coisa boa, afinal, Lilia Cabral na telinha é sinônimo de sucesso. Como personagens boas ela é ótima, mas como vilã é melhor ainda.

O público está preparado para a fantasia de Meu Pedacinho de Chão?

Divulgação, TV Globo

Quem já prestou atenção nas chamadas da próxima novela das 18h deve ter percebido que a trama tem uma proposta bem inovadora. Meu Pedacinho de Chão é uma verdadeira fábula, cheia de elementos de fantasia, muito colorido e personagens bizarros.
Do cenário aos figurinos, o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho criaram um mundo mágico, bem diferente das novelas realistas aos quais estamos acostumados. A questão é: será que o público vai gostar?
Mirando o público infantil, a nova novela pode não ser aceita por boa parte da audiência. Afinal, histórias muito inovadoras não têm meio termo: ou dão MUITO CERTO ou MUITO ERRADO.
Na onda do “muito certo”, podemos citar Cordel Encantado, sucesso do horário das seis escrito por Duca Rachid Thelma Guedes. Mistura de conto de fadas e literatura de cordel, a trama trouxe um reino fictício para o sertão nordestino, uma salada de frutas que tinha tudo para causar estranhamento. Mas o público gostou e a história da princesaAurora/Açucena (Bianca Bin) até hoje é lembrada com carinho pelos telespectadores.
Seguindo a direção oposta, temos a atual Além do Horizonte, uma novela cheia de mistérios e que muita gente não entendeu. Espécie de “Lost tupiniquim”, a trama até pode ter seus fãs, mas no geral é motivo de preocupação nos bastidores, tanto que várias mudanças foram feitas para salvar a história.
Meu Pedacinho de Chão é uma aposta arriscada, até porque o horário das 18h pede tramas mais conservadoras ou novelas de época. Acredito que pela estética e fotografia primorosas, a trama agrade mais aos críticos do que ao exigente público. Mas vamos esperar pra ver.

GEDDEL ROMPE COM O DEM E ANUNCIARÁ CHAPA COM PSC

Acabou a fase "paz e amor" - e paciência - de Geddel (Foto Max Haack).

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) atingiu hoje (29) a sua cota de paciência com a indefinição por parte do DEM e do prefeito de Salvador, ACM Neto. Após esperar uma definição para a última quinta-feira (27), hoje o peemedebista se reuniu com Eliel Santana (PSC).
De acordo com o  bem-informado Chocolate com Política, Geddel será candidato ao governo, tendo Eliel como pré-candidato ao Senado. O peemedebista tentará formar chapa em que Lídice da Mata apareceria como sua vice. O namoro existe, se dará casamento… são outros quinhentos.
“Pessoa mais próxima a Geddel confidencia que descobriu o tamanho da liderança do cacique do DEM: é diretamente proporcional à sua própria estatura”, escreve o Chocolate com Política.
E continua: “Mais certo do que essa nova aliança é um apoio do PMDB a Rui Costa num hipotético segundo turno, se o adversário do petista for Paulo Souto”.

Criança é atropelada no semi anel rodoviário


Roberth Teixeira Silva, de 11 anos, foi atropelado no semi anel rodoviário, em Itabuna, por volta das 15h deste sábado (29). O motorista da Kombi que atropelou a criança fugiu sem prestar socorro, mas foi preso a 2 KM do local do acidente.
O menino, que é morador do Pedro Fontes 2, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Manoel Novaes. Muitos acidentes acontecem na localidade e a população está revoltada com os atropelamentos. 

VERDINHO ITABUNA









sexta-feira, 28 de março de 2014

Jovem preso na última segunda-feira é assassinado nos Canecos


Jonatas Rodrigues Melo, de 21 anos, foi morto a tiros, na noite desta sexta-feira (28), no Alto dos Canecos, em Itabuna. 


Ele já possuía quatro passagens pela polícia por diferentes acusações e chegou a ser conduzido ao Complexo Policial de Itabuna na última segunda-feira (24). Na ocasião, ele estava no bairro Novo São Lourenço junto com acusados de espancar e roubar um taxista.


De acordo com populares, os atiradores estavam em um carro. Verdinho Itabuna




FAMÍLIA ROUBADA EM ITABUNA CONSEGUE AJUDA E RETORNA PARA SALVADOR

Juliana, Yasmin e Josenei na rodoviária minutos antes da partida para Salvador.

Após um pedido de socorro, a família que estava vivendo na área urbana do leito do Rio Cachoeira partirá em instantes para Salvador. Muita ajuda surgiu a partir da divulgação da matéria, aqui no Pimenta e no Plantão Itabuna,  retratando o drama de Josenei Santos, Juliana e a pequena Yasmin.
A família disse que veio a Itabuna para resolver uma pendência na documentação e acabou sendo roubada na Praça Olinto Leone, região central. Além das doações e propostas de trabalho, eles contaram com o auxílio da prefeitura.
Ricardo Santana, da Secretaria de Assistência Social, acompanhou a família no terminal rodoviário. Juliana, Josenei e Yasmin deverão chegar a Salvador amanhã cedinho.
http://www.pimenta.blog.br

Cadela dá luz a “cachorro humano” e choca população


Entre cinco cães que uma cachorra deu cria, nasceu uma criatura com traços humanos. O que chocou a população da cidade de Umbaúba no estado de Sergipe. A semelhança com ser humano é chocante, inclusive pelos detalhes dos membros. Batizado pelos populares, como “Bebê humano”, o filhote estranho da cadela, que nasceu morto, tem pés e mãos humanas e ainda o órgão genital masculino.

Os populares ficaram indagando a causa da formação genética da criatura. Se seria, uma anomalia? Mutação genética ou até o resultado de uma relação sexual da cadela com um homem? (Fonte: RN7 / Jornal Agreste Notícias).



Professora Rosângela se reelege na presidência da Usemi


A Chapa 1, da professora Rosângela Ferreira Conceição (Ró da Educação), foi a vencedora da eleição nesta sexta-feira da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), com 147 votos. Ele venceu por 15 votos de diferença para Clenildo Ramos (Chapa 3). Já Thiago Reis (Chapa 2) ficou na terceira colocação com 106 votos. Rosângela teve o apoio do PCdoB e mesmo assim teve uma reeleição difícil. A secretária de administração, Mariana Alcântara, saiu enfraquecida, já que o seu candidato, Tiago Reis, ficou na última colocação. Havia 1.030 servidores aptos a votar, mas apenas 385 compareceram às urnas, no Centro Administrativo Firmino Alves. Ró, que era presidente interina da entidade, já conhece a administração da União dos Servidores. Afinal, foi vice-presidente na chapa encabeçada por José Inácio Damasceno e assumiu o cargo quando ele faleceu, no ano passado.

FONTE: REDE BRASIL DE NOTÍCIAS - RBN

CONCURSO DA UFSB OFERECE 92 VAGAS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO. SALÁRIO CHEGA A R$ 3,7 MIL

Ufesba abre 92 vagas para cargos técnico-administrativos (Foto Pimenta).


Acaba de sair o edital do concurso público da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para os cargos técnicos-administrativos dos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. São 49 vagas para profissionais de nível superior e 43 para nível médio ou médio técnico. A remuneração vai de R$ 2.412,89 (nível médio) a R$ 3.765,42 (superior).
As vagas de nível superior são para administrador (5 vagas), analista de tecnologia da informação (6), arquiteto e urbanista (2), arquivista (1), assistente social (2), bibliotecário (1), contador (2), enfermeiro (3), engenheiro civil (4), engenheiro eletricista (3), engenheiro de segurança do trabalho (1), jornalista (1), médico do trabalho (1), nutricionista (1), psicólogo (1), secretário executivo (1) e técnico em assuntos educacionais (1).
As vagas de nível médio são para assistente de administração (25 vagas), técnico em tecnologia da informação (10), técnico em contabilidade (5) e tradutor/intérprete em Linguagens de Sinais (3).
INSCRIÇÃO COMEÇAM DIA 4
As inscrições começam às 10h da próxima quinta-feira (4) e vão até 23h59min do dia 22 de abril, no endereço www.concursos.ufba.br. A taxa para os cargos de nível superior será R$ 120,00 e para os de nível médio, R$ 80,00. O pedido de isenção terá de ser feito entre 4 e 9 de abril.
A prova será aplicada no dia 1º de junho, conforme o edital. O resultado está previsto para 30 de junho. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para quase todos os cargos.

Concursos 2014
UFSB - Universidade Federal do Sul da BAHIA
Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo
 Edital 02/2014
Inscrições: de 04 a 22.04.2014
Provas: 01.06.2014




ITABUNA: RÓ VENCE AS ELEIÇÕES DA USEMI








RÓ VENCE ELEIÇÕES DA USEMI COM 15 VOTOS À FRANTE DE CLENILDO. TIAGO FICOU EM TERCEIRO. RO 147, CLENILDO 132 e TIAGO 106. APENAS 358 VOTARAM. AGORA TODOS JUNTOS PELA NOSSA USEMI

Criminoso é preso em operação policial em Itabuna


Operação realizada na madrugada desta sexra feira (28), policiais da 6ª Coordenadoria de Policia Civil de Itabuna, prenderam Edmilson Soares de Oliveira. O homem, segundo a polícia, é de alta periculosidade e estava com mandado judicial em aberto. Ele é acusado de diversos crimes. Em depoimento, Edmilson negou todas as acusações e diz não saber por qual motivo está preso.

MAIS DE 60% DAS EMISSORAS AMs PEDEM MUDANÇA PARA FM NA BAHIA

am-fm1

O Ministério das Comunicações recebeu 819 pedidos de migração de emissoras de rádio AM para a faixa FM em oito estados brasileiros, dentre eles a Bahia.
De acordo com dados levantados por este blog no MC, das 98 emissoras AMs na Bahia, apenas 58 solicitaram a migração, o que representa pouco mais de 60%.
A Bahia teve a adesão mais baixa dentre os estados onde foram realizadas sessões públicas para pedido de migração.
Proporcionalmente, a adesão maior ocorreu em Santa Catarina. Das 108 emissoras AMs, cem entraram com pedido de migração para a faixa FM.
A previsão é de que as primeiras emissoras migrem no início do segundo semestre. A prioridade será dada àquelas localizadas nas grandes cidades, onde a interferência no sinal é maior.
A migração, no entendimento de técnicos, pode melhorar a qualidade do sinal das emissoras, principalmente nas grandes cidades, e representar maiores ganhos econômico-financeiros no campo da publicidade. A mudança ainda permitirá que a emissora seja ouvida em aparelhos celulares sem o uso de internet.