sábado, 29 de março de 2014

O público está preparado para a fantasia de Meu Pedacinho de Chão?

Divulgação, TV Globo

Quem já prestou atenção nas chamadas da próxima novela das 18h deve ter percebido que a trama tem uma proposta bem inovadora. Meu Pedacinho de Chão é uma verdadeira fábula, cheia de elementos de fantasia, muito colorido e personagens bizarros.
Do cenário aos figurinos, o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho criaram um mundo mágico, bem diferente das novelas realistas aos quais estamos acostumados. A questão é: será que o público vai gostar?
Mirando o público infantil, a nova novela pode não ser aceita por boa parte da audiência. Afinal, histórias muito inovadoras não têm meio termo: ou dão MUITO CERTO ou MUITO ERRADO.
Na onda do “muito certo”, podemos citar Cordel Encantado, sucesso do horário das seis escrito por Duca Rachid Thelma Guedes. Mistura de conto de fadas e literatura de cordel, a trama trouxe um reino fictício para o sertão nordestino, uma salada de frutas que tinha tudo para causar estranhamento. Mas o público gostou e a história da princesaAurora/Açucena (Bianca Bin) até hoje é lembrada com carinho pelos telespectadores.
Seguindo a direção oposta, temos a atual Além do Horizonte, uma novela cheia de mistérios e que muita gente não entendeu. Espécie de “Lost tupiniquim”, a trama até pode ter seus fãs, mas no geral é motivo de preocupação nos bastidores, tanto que várias mudanças foram feitas para salvar a história.
Meu Pedacinho de Chão é uma aposta arriscada, até porque o horário das 18h pede tramas mais conservadoras ou novelas de época. Acredito que pela estética e fotografia primorosas, a trama agrade mais aos críticos do que ao exigente público. Mas vamos esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário