O aparecimento de animais silvestres nas zonas urbanas das cidades de todo o pais, tem se tornado normal e frequente. Após o registro recentemente de aparecimento de um teiú no quintal da casa de um comerciante, e capivaras nas margens do Rio Jequitinhonha no cais da cidade histórica, desta vez foi um pequeno e simpático filhote de quati que roubou a cena. O animal apareceu na manhã desta terça-feira por volta das 8h00 na casa de Rute Teodoro dos Santos, na Rua Marechal Deodoro Centro cidade Alta em Itapebi, Extremo Sul da Bahia. Dona Rute compareceu na redação do Itapebiacontece para pedir ajuda de como faria para se comunicar com o IBMA e entregar o animalzinho.
De acordo com Rute crianças avistaram o animal quando brincava em frente de casa e logo ela conquistou a confiança do quati que a acompanhou até entrar em casa.
Segundo informações de conhecedores, a docilidade do animal é devido à sua fragilidade. Oquati é um mamífero e se caracteriza como animal arisco, de hábitos diurnos, o quati deve ter se perdido da mãe e devido a estar só se apegou aos que o acharam.
Itapebi está em uma região de matas. Nestas matas há refúgio, abundância de água e comida. Porém o desmatamento está obrigando esses animais a buscar alternativas de sobrevivência. “A fuga para centros urbanos é estratégica, pois eles encontram comida e água, o que muitas vezes falta no habitat”.
Porém a conscientização é fundamental. O quati é um animal silvestre que não pode ser criado em cativeiro. O correto é entregar o animal aos órgãos ambientais responsáveis para que lhe seja dado destinação adequada e correta. O contato com o IBAMA já foi feito pelosite Itapebiacontece e seu destino dependerá da solução dada pelo instituto.
Raquel Teodoro dos Santos, Filha de Rute que encontrou o Animal disse; “o melhor para o animal seria entregá-lo ao IBAMA para que ele receba tratamento adequado e volte a ocupar lugar em seu habitat.” Apesar de ser muito bonitinho e meigo passeando em minhas costas.
FONTE: SITE - ITAPEBI ACONTECE
Nenhum comentário:
Postar um comentário