domingo, 25 de agosto de 2013

25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO

Soldado


Celebra-se no dia 25 de agosto o Dia do Soldado do Exército Brasileiro.
Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.
Em sentido restrito, também é utilizado o termo “Soldado” para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como “marinheiro” ou “grumete”.
Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o “Dia do Soldado(e/ou militar)”comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de “Caxias”, esse “Soldado”, em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.
O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.
Devemos caracterizar o SOLDADO (masculino e/ou feminino), pela DISCIPLINA no “ANDAR EM MIL – e/ou – ATITUDE MILITAR(segundo Caxias, em suas obras publicadas pelas Editoras do Exército Brasileiro).
Devemos também, devido a polêmicas sobre o assunto, bem como ao caráter e/ou perfil do conceito em si, separar o SOLDADO, mais ligado ao “guerreiro” e/ou “pele vermelha”(do oeste Norte Americano), do chamado “guerrilheiro”. O GUERRILHEIRO se caracteriza por um trabalho solitário e/ou logístico, mais ligado à informação e/ou espionagem, e à INTELIGÊNCIA policial e/ou tropa, em que os diversos imperadores descendentes de Sun Tzu, fazem capítulos a parte; em sua conhecida obra milenar, sendo sumamente necessários, como eles enfocam, e um auxiliar do SOLDADO, no e para o desenvolvimento da Guerra e/ou manter a paz(que sempre será o objetivo dos Sun Tzu e dos SOLDADOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário