segunda-feira, 1 de julho de 2013

Plano de Ações Articuladas da Educação discutido em Itabuna

Educação discute reestruturação do PAR de Itabuna foto 01 Pedro Augusto

Diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciaram às discussões em torno da reestruturação do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município. A intenção é adequar à atual realidade as metas previstas para o desenvolvimento da educação grapiúna nos próximos quatro anos, a partir das dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
Inicialmente, as discussões estiveram centradas no levantamento de informações sobre o PAR itabunense, quando foram identificados os dados que compõe o diagnóstico da realidade educacional do município, quais as ações e metas indicadas como prioritárias, o termo de cooperação estabelecido entre o governo federal e o governo municipal – aspectos técnicos e financeiros, bem como quanto à existência ou não do Comitê Local de Acompanhamento do Plano de Ações Articuladas e nas respostas às pendências apontadas por técnicos do Ministério da Educação (MEC).
Segundo a diretora do Departamento da Educação Básica da SEC, Rosenaide dos Reis Ramos, o PAR é na verdade a proposição de um Plano de Ações plurianuais, configurado em um conjunto de ações que recebe o apoio técnico e financeiro do MEC e visa o cumprimento do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), instituído pelo governo federal por meio do Decreto n° 6.094/2007. A diretora ressalta que o município de Itabuna aderiu ao PAR no ano de 2011.
"Realizado a partir de um diagnóstico da realidade educacional, a adesão ao Plano de Ações Articuladas termina por orientar as Políticas Públicas da Educação, mostrando de que forma o município pretende atuar para superar os problemas no âmbito da gestão educacional, da formação continuada, da melhoria das práticas pedagógicas e da infraestrutura física e recursos pedagógicos", explica Rosenaide.

Educação discute reestruturação do PAR de Itabuna  foto 02 Pedro Augusto

Todos pela Educação
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário