
Operadora TV Cabo suspende transmissão da Rede Globo (Rio de Janeiro) e diz que decisão partiu da própria emissora, que nega o fato. Informações dão conta de que o motivo real é a perda de audiência que a TV Santa Cruz vem enfrentando. Foto: Eduardo Melo / Blog do Ricky.
Os assinantes do sistema de TV por assinatura “TV Cabo”, operadora local que atua nas cidades de Itabuna e Ilhéus, foram surpreendidos, nessa semana, com o fim da transmissão da Rede Globo via geração direta originada no estado do Rio de Janeiro. O sistema é o único na cidade que oferece a transmissão de canais fechados e também todos os canais abertos do país. No caso da Rede Globo, a TV Cabo oferecia como opções a versão local, cuja transmissão é feita através da afiliada TV Santa Cruz / Rede Bahia e a geração direta via satélite, vinda do Rio.
Um dos assinantes, em contato com o Blog do Ricky, explicou que a TV Santa Cruz (afiliada da Rede Globo no Sul da Bahia) pratica uma programação diferenciada da emissora nacional. Ele diz que a Globo Rio transmite jogos de futebol do eixo Rio / São Paulo, alguns programas são diferentes e a suspensão do sinal retira do telespectador a possibilidade de escolher qual programação quer assistir.
O mesmo assinante disse ainda que, num primeiro momento, não houve nenhum comunicado, nem por carta, nem por e-mail sobre a mudança na grade de canais. Somente após entrar em contato com a operadora, a mesma disponibilizou nota explicativa sobre os motivos que fizeram com que a transmissão da Globo Rio fosse cancelada.
Na nota, a TV Cabo diz que o fim da transmissão da Globo Rio se deve a disposições e exigências da própria Rede Globo. Um funcionário da TV Cabo que pediu para não ter o seu nome identificado explicou que a Rede Bahia e a TV Santa Cruz pressionaram a operadora a liberar somente a transmissão da Globo via emissora local, transmissão essa que possui uma qualidade de imagem e som “infinitamente inferior”, segundo aponta uma outra assinante. O funcionário da TV Cabo explicou ainda que houve um suscetível crescimento na quantidade de assinantes da operadora nas duas principais cidades do sul da Bahia e que isso já estaria comprometendo a audiência da TV Santa Cruz na região.
O Blog do Ricky telefonou para a Rede Globo, em São Paulo, para saber se houve realmente algum dispositivo da emissora que impedisse a transmissão direta. De lá, recebeu-se a declaração de que a distribuição do sinal via satélite continua sendo feita normalmente, tanto é que o telespectador pode sintonizar a emissora em qualquer receptor de antena parabólica.
O Blog do Ricky reserva aos diretores da TV Cabo o espaço necessário para que possam se pronunciar sobre o assunto.
FONTE: BLOG DO RICKY
Nenhum comentário:
Postar um comentário