quinta-feira, 27 de junho de 2013

PREFEITURA DEFINE PRAÇAS QUE TERÃO INTERNET GRATUITA



A Prefeitura de Itabuna concluirá no segundo semestre a implantação da primeira etapa do projeto Cidade Digital, com a instalação de três pontos de acesso gratuito a internet nas praças Rio Cachoeira, na Avenida Mário Padre; José Bastos, no centro da cidade, e terminal rodoviário, no Centro Comercial de Itabuna.
De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o objetivo do projeto é a inclusão digital, assegurando a população o acesso à internet de banda larga gratuita e de qualidade. “O projeto visa proporcionar mais um atrativo para as pessoas que frequentam as praças públicas e também aos estudantes que os pais compram um notebook, mas que não têm como bancar mensalmente a assinatura do acesso à internet”, afirmou o secretário.
O município também definiu os 13 pontos de acesso do governo (PAG), que vão funcionar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano; sede da Guarda Municipal, 15º Batalhão da Polícia Militar, secretarias de Saúde, Trânsito, Assistência Social, Hospital de Base, Policlínica 2 de Julho, prédio da prefeitura, Samu, Câmara de Vereadores, gráfica da UESC, na rua Juca Leão, e Instituto Municipal Ensino Aziz Maron (Imean), no centro da cidade.
No ponto na Paróquia Santa Rita será instalado um telecentro comunitário com 20 computadores para a comunidade, principalmente os estudantes carentes da região do bairro São Caetano. Para assegurar o acesso à internet a diferentes pontos da cidade, serão implantados 15 km de fibra ópticas.
O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior explica que o projeto Cidade Digital, implantando em parceria como o Ministério das Comunicações, prevê ainda a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede e implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde. Os pontos terão velocidade de 100 megabytes para os PAGs e PAPs.
A meta da Prefeitura de Itabuna é levar, a médio prazo, internet banda larga para as praças públicas em toda a cidade. “Uma das preocupações do governo é oferecer a opção para crianças e jovens ficarem mais tempo nos espaços públicos”, finaliza Wenceslau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário