terça-feira, 18 de junho de 2013

Carência de pessoal na Educação está sendo solucionada

Sec


A demanda reprimida por professores, pessoal de apoio e tradutores de Libras – Língua Brasileira de Sinais – nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino está sendo resolvido em Itabuna. A Prefeitura já concluiu um processo seletivo com a contratação de 92 novos servidores, entre porteiros, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e auxiliares de merendeiras e outro está em andamento para a contratação temporária de 79 professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e quatro tradutores e intérpretes de Libras.
Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, a carência por estes profissionais foi identificada antes mesmo do início do ano letivo, a partir do diagnóstico situacional da Rede Municipal de Ensino. Ela ressalta que, anteriormente e de forma irregular, muitas das vagas de professores eram preenchidas por estagiários e os funcionários que atuavam como apoio nas escolas públicas tinham contratos temporários, que foram encerrados no final da gestão passada, em dezembro.
De acordo com dados da SEC, atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 1.378 professores, sendo que um pouco mais de 700 educadores exercem atividade de docência. Outros 665 educadores se encontram afastados de sala de aula, dos quais 117 por meio de laudo médico e 56 deles em licença com vencimentos para cursar mestrado e doutorado. Existem a ainda 357 professores exercendo a função de coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores.
Também há professores afastados de sala de aula exercendo funções nas secretarias das escolas, inclusive, muitos destes em fase de aposentadoria ou com restrições médicas, inviabilizando assim o retorno à atividade docente. Na Rede Municipal de Ensino existem ainda 11 docentes com licença sem vencimentos e outros 14 em processos de exoneração a pedido. Dinalva ressalta que a contratação de tradutores e intérpretes de Libras é algo imprescindível para a promoção da Educação Inclusiva, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
A secretária da Educação disse ainda que a Prefeitura está promovendo um processo seletivo específico para o Programa Brasil Alfabetizado, visando o enfrentamento do analfabetismo no município. Quanto às escolas que ainda têm carência por porteiros, Dinalva enfatizou que muitos dos que foram aprovados no processo seletivo não comparecerem ou desistiram de ocupar o cargo, exigindo a adoção de outras medidas por parte da SEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário