terça-feira, 23 de abril de 2013

Paróquia de São Jorge em Salvador e Ilhéus comemoram data; confira

'São Jorge', de Sergio Esteves, feito apenas com cola e papel (Foto: Divulgação)


Os devotos de São Jorge festejam o padroeiro nesta terça-feira (23), data em que se comemora do Dia de São Jorge em todo país. Em Salvador, os devotos realizaram uma alvorada às 5h, na igreja Matriz, localizada no Jardim Cruzeiro, na capital baiana.

Às 8h o público poderá participar de uma missa com o pároco Padre Clóvis Souza. Já às 16h os fieis saem em procissão do Largo de Roma até a Matriz. A missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, às 19h.
A cidade de Ilhéus, localizada no sul da Bahia, comemora o Dia de São Jorge com feriado municipal. A programação dos festejos em Ilhéus inclui missa solene na igreja matriz, às 9h30, concelebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnolli, em conjunto com os padres da Diocese de Ilhéus e a procissão de fé, a partir das 16h30, com percurso nas principais ruas do centro histórico da cidade.

Nascido na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, São Jorge é um dos santos mais pop da Igreja Católica,
 sendo um dos santos mais tatuados como escudo protetor.Nesta terça-feira também haverá queima de fogos e celebração de missa, às 7 horas, com a participação do grupo de Canto do Outeiro.

Para o teólogo Manoel Filho, São Jorge é um santo que está na moda. Ele explica que em cada período histórico a expressão da fé se adequa com a linguagem. “As novas linguagens e os novos tempos vão adequando a fé. No cristianismo primitivo as imagens dos santos eram pintadas nas lápide das sepulturas. Na idade média elas eram pintadas nos vitrais góticos. No Renascimento, as imagens eram feitas nos tetos das catedrais. A expressão da fé se adéqua com o tempo, e esse tempo atual é o da tatuagem. A fé é a mesma, o que muda é a linguagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário