quinta-feira, 4 de abril de 2013

ITABUNA: PROJETO FORMANDO CONSTELAÇÕES SERÁ AMPLIADO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL




A partir de amanhã o Programa Formando Constelações (PFC) será realidade nas 110 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, passando a integrar as ações do Programa Cidade de Paz, que será implementado neste semestre com a finalidade de promover a cultura da paz, estabelecendo princípios, diretrizes e propostas de prevenção primária à violência no município. Para marcar a ampliação do Programa, a SEC promove um encontro com gestores escolares e coordenadores pedagógicos, a partir das 8 horas, no auditório do campus II da Unime. 

            O evento contará com a presença do prefeito Claudevane Leite, da secretária da Educação, Dinalva Melo, secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. Na oportunidade, o prefeito Vane anunciará a criação da Comissão Preparatória para o desenvolvimento do Programa Cidade de Paz, com o intuito de ajudar a mitigar os índices de violência nas escolas, nas famílias e na cidade como um todo.

            Segundo a coordenadora geral do Programa Formando Constelações, professora Erenita Cristina Araújo, o PFC tem ajudado a Secretaria da Educação a desenvolver um modelo de educação formadora de caráter e geradora de uma cultura de paz, voltada para o diálogo entre diferentes tradições culturais, religiões e saberes. A programação do encontro de divulgação e ampliação do Formando Constelações inclui a apresentação da proposta de formação continuada aos educadores e a entrega de módulos dos Encontros de Orientação para Vida.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEC) há 10 anos como uma proposta de Educação Integrada – Didática, Humana e Religiosa, o Programa Formando Constelações acontecia somente em 62 escolas municipais, nos Sítios de Integração da Fundação Marimbeta e no Conjunto Penal de Itabuna, através dos Encontros de Orientação para Vida. A partir de agora atingirá a totalidade da rede municipal de ensino.

Um comentário:

  1. Anônimo8/4/13

    Formando constelação e os professores (as) AMEAÇANDO PARAR POR FALTA DE CUMPRIMENTO REFERENTE AO PISO NACIONAL ACORDA VANE.

    ResponderExcluir