sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Crianças surpreendem adultos e os ensinam a lidar com a tecnologia

Igor e Chico (Foto: Arquivo pessoal)



As bolas de futebol, bonecas, carrinhos e bicicletas já não têm tanta hegemonia na preferência das crianças. E muitos pais já se renderam a essa tendência. É o caso do cineasta baiano Igor Souto, que atendeu o pedido do filho único, o pequeno Francisco, e deu a ele um iPad como presente de aniversário de 4 anos, no mês passado.
"Tudo começou porque a vó dele tem um iPad e ele já brincava com iPhone, iPad, celular, computador, tudo. E aí ele pediu um pra ele. Resolvi comprar porque virou uma forma da gente brincar, mais um atrativo para que a gente esteja junto. E ele acabou me ensinando coisas do iPad que eu não sabia, e fez isso com muita naturalidade", conta.
Igor e Chico (Foto: Arquivo Pessoal)
O pai, no entanto, ressalta que não se esquece de manter o equilíbrio entre o envolvimento com a tecnologia e as outras atividades que divertem e distraem o garoto.
"O limite vem sempre quando eu vejo que ele já está repetindo os jogos, apenas zapendo, quando ele não está com atenção focada mais, aí eu corto. Digo 'chega de iPad, vamos brincar com os brinquedos'. Não queria dar uma coisa para ele se isolar. Isso iria quebrar o processo de socialização dele. Então, imponho limites. O iPad, na verdade, é uma ferramenta para a gente interagir. Ele me chama, me mostra, compartilha, me chama para jogar com ele", relata.
Segundo Igor, apesar da intimidade com a tecnologia, o filho também gosta de desenhar, ler quadrinhos e ouvir história. Por meio do iPad, Igor aproveita para ajudar no desenvolvimento pedagógico do garoto. "Baixo aplicativos educativos para ele aprender números e letras", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário