segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ovos devem ser lavados antes do consumo, diz nutricionista.






Você sabia que é preciso lavar os ovos antes de consumi-los e até mesmo   antes de guardar na geladeira? Uma reportagem publicada na coluna "Saúde", do portal UOL, nesta segunda-feira(20), mostra que seis em cada dez pessoas que consomem ovos crus ou mal cozidos já tiveram febre, diarreia, dor de estômago e náusea, segundo pesquisa realizada pela nutricionista Daniele Leal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba (SP). 

“Esses sintomas, aí incluídos calafrio, vômito, mal-estar e dor de cabeça, são causados pela salmonela, uma bactéria presente na casca do ovo e que desde 1999 é a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde”, completa ela. 

Além de evitar consumir o alimento cru ou mal-cozido, uma dica para evitar a doença é limpar os ovos e tirá-los da embalagem antes de guardá-los na geladeira. Além disso, é bom não deixá-los na porta, já que o abrir e fechar pode causar rachaduras e permitir a entrada da bactéria no ovo.  

A nutricionista da Esalq-USP explica que o habitat da salmonela é o intestino da galinha, daí a contaminação da casca acontecer na hora em que o ovo é posto. Isso também explica por que outros alimentos podem ser infectados com a bactéria se o cozinheiro manipular o ovo e, na sequência, mexer em outras comidas sem antes lavar a mão com água e sabão ou detergente. 

Na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar oovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário