quarta-feira, 4 de julho de 2012

Secretaria diz que 74% das escolas da rede estadual estão funcionando

Das 371 escolas ainda paralisadas, 255 são de Salvador e de Feira

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que 1.040 das escolas da rede estadual funcionaram nesta terça-feira (3), o que corresponde a 74% das unidades em 372 municípios da Bahia. 

Das 371 escolas ainda paralisadas no Estado, 255 estão localizadas em Salvador e em Feira de Santana. A greve dos professores, que completou 84 dias nesta terça, compromete 55 dias letivos da rede estadual. Segundo a Secretaria, as escolas que estão retornando já estão organizando os seus calendários de reposição de aulas. 

Em assembleia, nesta terça-feira (3), os professores votaram a favor da continuação da greve da categoria. O impasse entre os professores da rede estadual e o governo do Estado da Bahia já dura quase três meses. 

De acordo com a vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Tetros, uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (10) a fim de discutir os rumos da greve, e uma assembleia extraordinária pode ser convocada a qualquer momento.


Professores farão uma nova assembleia para avaliar os rumos da greve


Proposta do governo
A categoria reivindica o pagamento do aumento pleiteado de 22% ao longo de 2012, desde que este valor seja válido para todos os professores - de todos os níveis, incluindo aposentados e probatórios.    

A última proposta apresentada pelo governo do estado – e rejeitada pelos docentes em assembleia no dia 5 de junho –previa aumento real de 22% a 26% através de promoções nas carreiras, mas o parcelamento iria até abril do ano que vem.

A proposta apresentada é de 7% de aumento em novembro e outros 7% em abril de 2013. Além desses reajustes, o 6,5% já concedido pelo governo seria mantido. Já para receber promoções, que não incluiam aposentados nem licenciados, os professores teriam que fazer um curso à distância, segundo a APLB. 

Aulões Enem 
As inscrições para os Aulões Enem começam nesta quarta-feira (4), prosseguindo até o dia 20 de julho, no site da Secretaria de Educação. A ação é voltada para os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada.

Cada aluno fará uma única inscrição para participar de uma série de 16 aulões, que começam na próxima quinta-feira (7), em Salvador e em alguns municípios do interior e terão uma média de 400 a 700 alunos. 

O próprio estudante vai escolher o local onde pretende assistir às aulas. O critério para escolha será a ordem de inscrições. Caso o estudante falte a três aulões, perderá o direito à vaga. Neste caso, a secretaria vai chamar outro estudante do cadastro reserva.

No total, serão realizados 384 aulões, entre os meses de julho e outubro, distribuídos em 24 localidades (13 em bairros populosos de Salvador e em 11 municípios). A lista completa, com todos os endereços também estará no Portal, na quarta-feira. 

Trinta e dois temas estão previstos pare serem trabalhados, nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. As aulas vão ser ministradas por professores de maneira interdisciplinar e o projeto terá uma equipe de professores especialistas nas diversas áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário